Economizar é o desejo de todas as pessoas, não importa qual seja a classe social ou a idade. Ter uma vida financeira estabilizada, porém, exige organização e planejamento para que se possa gastar menos e guardar mais. Sendo assim, adquirir alguns hábitos é fundamental para mudar positivamente sua vida e suas finanças.

No texto de hoje você vai entender como alguns detalhes que você altera em sua rotina podem significar uma boa economia no final do mês. Continue a leitura e comece agora mesmo a mudar alguns hábitos em sua vida!

1. Faça um controle mensal de todos os seus gastos

Organizar suas finanças é o primeiro passo para quem quer ter uma visão geral de seus gastos e saber onde é possível economizar. A dica é fazer uma planilha mensal discriminando todas as despesas fixas, como aluguel, prestação do carro ou da casa, escola das crianças, contas de internet, água, gás e energia.

Em outra aba, coloque as despesas voláteis, ou seja, aquelas que são dispensáveis, mas que você e sua família acabam cedendo. Idas ao cinema, compra de roupas e aquele lanchinho no meio da tarde devem ser incluídos nessa parte.

2. Observe com o que você mais gasta

Feita sua planilha, é hora de analisá-la. Quando você já tiver três meses de planilhas, poderá fazer um comparativo mês a mês e detectar alguns gastos que podem ser o canal pelo qual o seu dinheiro está acabando e você não conseguia detectar sem essa listagem mais detalhada.

Se você detectou que gasta muito na hora do almoço, tente trocar essa refeição feita em restaurantes por uma marmita ao menos duas vezes na semana. Você verá como trocas simples podem fazer você economizar muito no final do mês.

3. Use a teoria do “vale a pena?” antes de comprar

Com tantas opções no mercado hoje em dia, o consumismo se tornou uma prática comum. As pessoas compram sem pesquisar valores ou mesmo sem saber se vão precisar daquilo, pretendendo saciar alguma ansiedade ou vontade repentina.

Comece a observar se você tem esse tipo de comportamento e inclua a teoria do “vale a pena?” antes de passar no caixa de qualquer loja.

Pense nos itens que você selecionou e avalie um a um, fazendo as seguintes perguntas para si mesmo: essa peça é igual a alguma outra que já tenho? Isso será útil para mim na maioria das vezes ou posso emprestar de alguém quando precisar?

No caso das roupas, pense se no seu guarda-roupas existem peças que vão combinar com o que você está levando e nunca compre um item pensando em usá-lo com apenas uma blusa ou uma calça.

4. Invista em sua educação financeira

A melhor maneira de aumentar seu patrimônio e saber administrar seu dinheiro é investindo em cursos, palestras, livros, conteúdo online e diversas outras fontes de informações sobre economia e administração.

Você não precisa se aprofundar no tema se não se identifica com ele, mas economia faz parte da vida de todos e é o seu patrimônio que está em jogo. Portanto, saber minimamente sobre investimentos e administração pode ser uma excelente oportunidade para mudar sua vida financeira para melhor.

5. Aumente suas fontes de renda

Se você trabalha e ganha um salário fixo, comece a pensar de que maneira sua renda familiar poderia aumentar, para que você consiga ter um montante maior no final do mês que possa ser guardado ou investido.

Algumas profissões permitem que o profissional exerça o trabalho em regime freelancer, como jornalistas, designers, revisores, programadores, arquitetos e muitas outras. Que tal reservar uma parte do seu dia e dedicar-se a realizar projetos paralelos para futuros clientes?

Você também pode investir seu dinheiro em fundos, que são administrados por corretoras ou bancos. Para isso, vale voltar ao item 4: estude, pesquise e converse com seu gerente para entender como tudo funciona. Depois, escolha um tipo de investimento que tenha seu perfil e comece a ver seu dinheiro render mais.

6. Tenha com conversar e se inspirar

Fazer tudo sozinho certamente não é a melhor saída para economizar e melhorar a vida financeira. Se você tem uma família, converse com todos os membros e ensine seus filhos sobre a importância de poupar. Seu cônjuge também tem parte importante nisso: ter o mesmo objetivo financeiro, os mesmos sonhos e metas aumentam o companheirismo do casal e faz com que ambos se empenhem para conquistar o que almejam.

Além de estar bem alinhado com a família, procure pessoas em quem se inspirar. Pode ser alguém da sua convivência ou uma pessoa famosa. Se for possível, converse com essa pessoa, leia seus livros, veja suas palestras e entenda ao máximo como ela pense e age. Quando nos identificamos com alguém, fica mais fácil se inspirar nas atitudes dessa pessoa e chegar onde ela está.

7. Fuja das dívidas

Em alguns momentos da vida, não há como escapar de algumas prestações. Porém, minimizar essa situação pode significar muito na sua vida financeira. Guarde a necessidade de parcelar em várias vezes para os momentos em que compras realmente grandes forem feitas. Antes de fazer essas compras, pense se as parcelas caberão no seu orçamento e tenha sempre uma reserva de emergência para suprir alguma necessidade que possa aparecer de surpresa.

A melhor forma de pagar é sempre à vista, pois quem tem o dinheiro na mão possui muito mais poder de negociar. Seja com imóveis, carros e até eletrodomésticos, a compra à vista é sempre bem-vinda. Isso não quer dizer que a compra parcelada é a vilã, mas sim que deve ser usada com cautela.

Dando um passo de cada vez, você conseguirá melhorar sua vida financeira positivamente e também poderá enxergar inúmeras vantagens que o hábito de poupar pode trazer para você e a realização dos seus sonhos. Tenha essas dicas sempre em mente e faça delas parte de sua rotina para começar a ver os resultados em poucos meses.

Pronto para começar a melhorar sua vida financeira? Agora que você já sabe tudo o que fazer para isso, confira neste texto o que não fazer e fique bem longe dos maus hábitos!

Autor

Redação Blog de Valor

O Blog de Valor é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *