Usar o cartão de crédito no dia a dia faz parte da realidade de muitas pessoas. Isso porque, quando bem utilizado, o cartão de crédito pode ajudar no controle dos gastos e facilitar a gestão financeira mensal.

Existe, no entanto, uma cobrança envolvendo esta modalidade de pagamento que, muitas vezes, faz o consumidor perder o sono: a anuidade do cartão de crédito. Velha conhecida dos usuários dos cartões, a anuidade pode representar um custo mensal bastante significativo e, por isso, pode pesar no orçamento do consumidor.

Apesar da cobrança ser legal e bastante comum, muita gente não sabe que a anuidade do cartão de crédito pode sim ser negociada. É possível, inclusive, ficar livre da anuidade através da isenção da tarifa por parte da instituição bancária emissora.

Acompanhe o post de hoje e descubra como negociar a anuidade do seu cartão de crédito!

Negocie sua anuidade

Como já dizia o velho ditado: “quem não arrisca, não petisca”. Por isso, para quem deseja negociar a anuidade do cartão de crédito, manter contato com o atendimento do banco é fundamental.

Ligue para a Central de Atendimento do seu cartão de crédito e tente negociar o valor da anuidade. Normalmente os atendentes concedem, no mínimo, bons descontos para aqueles que insistem na negociação e não desistem na primeira negativa.

Há quem também consiga a isenção do pagamento da anuidade. Estas isenções, no entanto, são menos comuns, e geralmente liberadas apenas para clientes com altos gastos no cartão de crédito e para quem possui cartões mais exclusivos – como os cartões de crédito Premium.

Contate seu gerente

Recorrer ao gerente da sua conta no banco também pode ser uma estratégia interessante para conseguir descontos na anuidade do cartão de crédito. Converse com ele e explique suas necessidades. Muitas vezes o gerente consegue não só diminuir a anuidade cobrada pelo cartão, mas também aumentar os benefícios oferecidos ao cliente.

Se você tiver um bom relacionamento com o banco – principalmente investimentos, aplicações e outros serviços diversos contratados, o poder de barganha aumenta. Use isso a seu favor na hora de pedir isenção da anuidade do cartão de crédito ou ao menos um desconto na taxa cobrada.

Anuidade x benefícios

Muita gente acredita que os benefícios oferecidos pelo cartão de crédito – como acúmulo de milhas em programa de milhagens de cias aéreas, seguro gratuito para viagens, descontos em parceiros, entre outros – estão condicionados ao pagamento da anuidade. E isso não é verdade!

Você pode sim conseguir um bom desconto na anuidade do cartão de crédito ou até mesmo a isenção da taxa e não perder nenhum benefício que ele pode lhe oferecer. É claro que quanto maior a quantidade de benefícios mais cara costuma ser a tarifa da anuidade, mas eles não estão diretamente ligados.

Portanto, não tenha medo de negociar a anuidade do seu cartão. Quaisquer descontos ou isenções que você possa vir a conseguir não impactará nos benefícios que o seu cartão oferece.

Cartões sem anuidade

Existem cartões de crédito que não possuem anuidade – e podem ser boas opções para quem não deseja pagar anuidade do cartão. Entre estes cartões que isentam a cobrança de anuidade estão os cartões digitais, que estão se tornando cada vez mais comuns entre os brasileiros.

Se você está procurando um cartão de crédito sem anuidade a dica é procurar as opções disponíveis no mercado e escolher aquela que melhor se adapte às suas necessidades e ao seu perfil.

Escolhendo o melhor cartão

Se você não procura um cartão sem anuidade, mas deseja evitar custos desnecessários com anuidade do seu cartão de crédito, é indicado sempre pesquisar a variedade de opções de cartões de crédito disponíveis no mercado e suas respectivas características.

Nos próprios sites das instituições bancárias que oferecem cartões aos seus clientes é possível conhecer as principais características, requisitos e todas as vantagens e desvantagens dos cartões – facilitando a escolha da melhor opção por parte do consumidor.

Antes de contratar um cartão pesquise, tire suas dúvidas e escolha o cartão de crédito que melhor lhe atenda. Se já possui um cartão e não deseja se desfazer dele, seja insistente e negocie a tarifa da anuidade. Afinal de contas, pequenas economias no dia a dia podem fazer grande diferença no futuro em relação às suas finanças!

E você, já conseguiu negociar a anuidade do seu cartão de crédito? Compartilhe suas experiências conosco e não deixe assinar nossa newsletter!

Autor

Redação Blog de Valor

O Blog de Valor é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *