Todo mundo quer viver muito e viver bem, não é mesmo? E, apesar de não termos controle absoluto sobre o futuro, existem alguns hábitos saudáveis que podem nos ajudar a conquistar uma vida mais longa, próspera e equilibrada.

Foi pensando nisso que o Departamento de Nutrição da Universidade de Harvard realizou uma série de estudos sobre práticas e hábitos saudáveis que, se mantidos ao longo da vida, podem levar qualquer pessoa a viver mais e com muito mais qualidade.

Continue a leitura deste artigo e descubra 5 hábitos saudáveis que podem prolongar sua vida, de acordo com a universidade norte-americana!

Estilo de Vida x Qualidade de Vida

A pesquisa do Departamento de Nutrição de Harvard sobre os hábitos saudáveis que resultam em uma vida mais longa foi liderada pela médica T.H. Chan, da School of Public Health, de Boston.

O estudo, batizado de “Impacto dos Fatores de Estilo de Vida Saudável nas Expectativas de Vida na População dos EUA” em tradução livre, tinha como objetivo conhecer os impactos do estilo de vida saudável na expectativa de vida da população norte-americana. E foi por meio deste estudo que se constatou que alguns fatores que podem prolongar ou reduzir a expectativa de vida da população.

Conheça a seguir cinco hábitos saudáveis definidos pelo estudo de Harvard que podem melhorar seu dia a dia e prolongar sua vida ao longo dos anos. Muitas destas práticas podem ser consideradas óbvias, mas acredite: muitas delas são negligenciadas pelas pessoas ao longo da vida!

Confira:

1. Manter uma alimentação saudável

Se você quer manter uma vida equilibrada com hábitos saudáveis, lembre-se de manter uma boa alimentação. “Você é o que come” é uma máxima continuamente repetida, mas que possui seu fundo de verdade.

Uma alimentação rica em verduras, legumes, frutas e proteínas magras podem te dar o impulso para uma vida melhor. O carboidrato também tem sua parcela de importância, seu consumo só não pode ser exagerado.

Algumas pequenas mudanças no dia a dia, inclusive, podem fazer uma boa diferença na sua saúde. Procure optar pelo suco natural em vez do suco industrializado ou do refrigerante; coma mais saladas nas refeições. Na hora do break, uma maçã pode trazer mais benefícios que um pacote de biscoitos.

O açúcar branco em exagero também é danoso ao corpo e, inclusive, pode ser responsável por fadiga, estresse e exaustão no dia a dia.  O leite, a farinha branca e os carboidratos em exagero também não são bons.

Procure sempre manter o equilíbrio para ter uma vida mais saudável e longínqua!

2. Praticar exercícios físicos

Os exercícios físicos são excelentes não só para o corpo, mas também para a mente. Segundo a pesquisa de Harvard, realizar 30 minutos de atividade física diariamente já é o suficiente para manter uma vida equilibrada e saudável.

Por isso, se você quer ter hábitos saudáveis e uma vida longa, não deixe de praticar exercícios diários. Mesmo que você esteja em uma fase sedentária, não desanime! Com persistência e força de vontade você começa a mudar seus hábitos e ter uma vida muito mais saudável.

3. Não fumar

O cigarro é um fator de risco para a saúde do fumante – e também para os fumantes passivos. Nos dias de hoje já não é nenhum segredo que o cigarro causa uma série de danos no organismo e, por isso, o melhor a se fazer é se manter longe dele.

Para os estudiosos de Harvard o hábito de não fumar pode fazer uma grande diferença quando o assunto é ter uma vida mais longa e saudável!

4. Não beber demais

A bebida alcoólica em exagero é prejudicial à saúde física. Isso não significa que você não possa mais beber: basta apenas se ater à quantidade.

De acordo com a pesquisa do Departamento de Nutrição de Harvard, é possível consumir quantidades moderadas de álcool. Para mulheres, de 5g a 15g por dia – o equivalente a um copo de vinho. E para os homens, de 5 a 30 g por dia – o equivalente a dois copos de vinho.

Aliás, você conhece alguns dos mitos sobre o vinho? Clique aqui e aproveite para conferir.

5. Manter o peso ideal

Segundo a pesquisa da Dra. T.H. Chan, um dos itens essenciais na hora de buscar a longevidade é manter seu peso dentro dos conformes. Um índice de massa corporal (IMC) dentro de 18,5 a 24,9 kg/m3 é o ideal.

Caso você esteja fora destes valores, talvez seja o momento de começar a trabalhar para reduzir ou aumentar sua massa corporal.

Agora que você já conhece estes 5 hábitos saudáveis que podem prolongar sua vida, que tal descobrir como ter uma boa noite de sono? Clique aqui e descubra!

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Redação Blog de Valor

O Blog de Valor é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *