Todo mundo deseja ter sucesso financeiro. Afinal, mesmo o dinheiro não sendo sinônimo de felicidade para muitos, ele é uma importante ferramenta para viver uma vida com mais conforto e com mais oportunidades.

Dessa maneira, mais do que aprender a fazer dinheiro é preciso aprender a mantê-lo e aumentá-lo – duas ações fundamentais para ter uma vida tranquila e menos suscetível a problemas na área financeira. Mas será que existe uma receita para o sucesso financeiro? Será que existe um perfil inerente a pessoas que obtiveram esse sucesso no campo das finanças?

É sobre este assunto que vamos falar no artigo de hoje. Continue a leitura e descubra como começar, de uma vez por todas, a ter sucesso nas suas finanças pessoais.

Qual é a receita para o sucesso financeiro?

Para ter sucesso financeiro é preciso se focar em três pilares: poupar dinheiro, investir dinheiro e ganhar dinheiro. Em resumo, você precisa primeiro saber gastar menos do que ganha, investir com sabedoria o dinheiro acumulado e ganhar dinheiro com eficiência – utilizando, inclusive, o poder da renda extra sempre que possível.

Dessa maneira, você consegue manter uma vida financeira saudável e de acordo com os seus objetivos pessoais. Parece simples, não? Mas a verdade é que grande parte da população brasileira não estuda e não entende nada – ou quase nada –sobre finanças pessoais (ocupamos, em 2015, o 74º lugar em um ranking global de educação financeira).

O brasileiro também não economiza e muito menos investe, gastando todo o dinheiro que ganha com as despesas mensais, vivendo de salário em salário. Isto é, com certeza, o oposto do que deve ser feito para ter sucesso financeiro.

Por isso, é preciso mudar esses hábitos e se inspirar nas pessoas que já alcançaram o sucesso financeiro.

Há um perfil de pessoas com sucesso financeiro?

Dentro do universo das pessoas mais ricas do mundo, há sim um perfil. Grande parte delas possui empresas em segmentos importantes na economia, enquanto outras herdaram grandes fortunas, mas também continuaram trabalhando para aumentá-las – ou seja, apresentam um espírito altamente empreendedor e de investidor.

Segundo um artigo da Betway sobre os 100 maiores bilionários, as pessoas que compõem essa seleta lista são, em sua grande maioria, homens norte-americanos – já que os EUA é o criador do conceito self-made man (feito por conta própria, em tradução livre).

Esses bilionários também são formados em Harvard – principalmente, sendo que 25% deles possuem um diplomas de Engenharia. Além disso, eles trabalham em diversos segmentos dentro da área de tecnologia, a qual oferece maiores oportunidades de se enriquecer com maior rapidez.

Eles também se tornaram bilionários em torno dos 45 anos em média, de acordo com a Betway, e estão localizados no hemisfério norte do mundo, em países como Estados Unidos (15%), Japão (11%), China (10%) e Rússia (9%). Ou seja, pelas estatísticas, os brasileiros estão um pouco distantes de se tornarem bilionários na comparação com outros povos mais preparados. Há, no entanto, exceções.

Brasileiros bilionários

O brasileiro Jorge Paulo Lemann é um dos nomes citados no artigo da Betway. Atualmente, ele é o homem mais rico do Brasil e um dos donos da AB InBev – uma das maiores cervejarias do mundo e dona das marcas Skol, Brahma e Antártica, da B2W e do Burger King no Brasil.  Seus companheiros de negócios também são bilionários.

Na lista existem outros nomes de brasileiros bilionários – especialmente do ramo bancário, como o dono do Banco Safra, que já foi considerado o bancário mais rico do mundo. Há, ainda, o brasileiro Eduardo Saverin, que possui 2,5% em ações da Facebook, empresa a qual ajudou a fundar.

Quais são os hábitos das pessoas ricas?

Existem alguns hábitos que se deve manter caso você queira se tornar um milionário, que são mantidos também por pessoas ricas, que já alcançaram o sucesso financeiro. Entre eles estão o foco em fazer dinheiro, a manutenção de diferentes fontes de dinheiro, o hábito de poupar sempre, com o objetivo de multiplicar o seu dinheiro e de não gastar dinheiro para manter aparências, além de buscar sempre tomar decisões assertivas quanto o assunto.

Investir sempre em você, ir além do salário fixo, estabelecer e visualizar suas metas, conviver com pessoas que você admira, focar sempre no que você deseja conquistar e trabalhar duro também é fundamental para conseguir atingir o sucesso financeiro e se tornar também uma pessoa rica financeiramente.

Embora não haja receita para o sucesso financeiro, manter hábitos saudáveis no dia a dia em relação às suas finanças é fundamental para atingir este sucesso e conquistar o patamar financeiro que você sempre desejou. Assim fazem as pessoas ricas, e assim você também deveria fazer.

Profissões em alta para o sucesso financeiro

Apesar de qualquer um poder alcançar o sucesso, financeiro, existe hoje profissões que costumam oferecer bons retornos financeiros – especialmente as profissões relacionadas ao segmento de tecnologia. Entre elas está a carreira no setor de TI (Tecnologia da Informação).

Outras profissões relacionadas ao mundo digital podem ser excelentes opções para fazer um bom dinheiro e alcançar o sucesso financeiro, já que nosso futuro caminha para uma realidade cada vez mais digital e online.

Vale a pena ressaltar mais uma vez, no entanto, que qualquer um – independente do seu campo de atuação – pode atingir o sucesso financeiro. Basta ter foco, bons hábitos financeiros e força de vontade.

A importância dos investimentos

Tomar decisões inteligentes sobre os investimentos também é importante, já que é através deles que você conseguirá ter sucesso financeiro de maneira sólida e consistente e uma vida mais próspera. Se você ainda não investe, talvez este seja o momento de dar início às suas aplicações e formar patrimônio.

Comece a promover mudanças em sua vida agora mesmo e faça com que o seu dinheiro trabalhe a seu favor – e não contra você. Seguindo estas dicas você conseguirá se organizar e se planejar, para aprender a tomar boas decisões diariamente quando o assunto é o seu dinheiro. Esta é – e sempre será – a verdadeira receita para o sucesso financeiro.

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *