Todo mundo – em qualquer lugar do planeta – tem um objetivo, uma meta a ser atingida, um propósito na vida, não é mesmo? Conquistar o sucesso financeiro e a tão sonhada liberdade financeira é o desejo de muitas dessas pessoas.

A maioria das pessoas, no entanto, costuma não saber lidar com os contratempos do dia a dia, com as decisões erradas que tomamos e com as adversidades que aparecem no meio do caminho que, muitas vezes, acabam adiando a conquista de muitos dos nossos objetivos.

Infelizmente, nós, brasileiros, temos um péssimo hábito de nos vitimizar quando as coisas não saem como o esperado, buscando sempre encontrar um responsável –  um culpado – para justificar nosso insucesso. Em geral, nunca enxergamos a nós mesmos como os únicos culpados por estas batalhas perdidas.

O (in)sucesso financeiro

Quando o assunto é sucesso financeiro, esta prática é ainda mais comum. Não é atípico encontramos pessoas que colocam a culpa do seu fracasso financeiro na classe social onde estão inseridas, no gênero ao qual pertence, na raça, opção sexual, nos seus fracassos no passado, nos seus familiares.

As desculpas são muitas. O que pouco se vê são pessoas que chamam a responsabilidade para si , que assumem seus erros e acertos e que procuram encontrar novos caminhos para conquistar seus objetivos.

Uma das coisas mais importantes que aprendi até hoje é que não importa se você nasceu rico, pobre, se você é homem ou mulher, se você é heterossexual ou homossexual, enfim. O que importa são as escolhas que você faz e o caminho que você decide seguir para alcançar suas metas, seus sonhos.

Assumindo responsabilidade e seguindo adiante

Você errou no passado? Então aprenda com seus erros e siga em frente. Passou por alguma dificuldade, seja ela qual for? Então supere estas dificuldades e dê um passo adiante. Todos nós passamos por dificuldades ao longo da vida, enfrentamos os mais diversos problemas. Como enfrentamos estas situações e o que aprendemos com elas é o que nos define.

Assuma responsabilidades! Defina o que você quer fazer da sua vida, onde quer chegar e comece hoje a trilhar o caminho rumo à conquista dos seus objetivos.

Quer alcançar seu sucesso financeiro? Então mude já sua postura. Deixe as desculpas de lado e aja! Afinal de contas, o que ganha o jogo é a atitude!

Seu futuro depende única e exclusivamente das escolhas que você faz hoje. Então não perca mais tempo encontrando culpados pelos seus fracassos. Arregace as mangas e trabalhe para garantir seu sucesso, para atingir todos aqueles objetivos que você quer alcançar. Só depende de você!

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

 

Artigo publicado em 31/10/2017. Atualizado em 28/03/2019.

 

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *