Quando falamos sobre investimentos é comum nos focarmos em alguns fatores que julgamos ser importantes em relação ao assunto, como a questão da rentabilidade, prazos, taxas, e outras questões que fazem parte do universo daqueles que investem.

Neste cenário, é comum deixarmos de prestar atenção em tantos outros elementos igualmente ou até mais importantes em relação a este tema, e que são fundamentais para se ter sucesso na hora de investir. Vamos tentar compreender melhor esta questão através de uma visualização:

A estrutura do iceberg

Imagine um iceberg. Identifique, na ponta do iceberg, os seus investimentos. O topo do iceberg – a parte visível deste imenso bloco de gelo – são seus investimentos e tudo aquilo que envolve suas aplicações financeiras: rendimentos, juros, prazos, taxas, etc. É neste pequeno pedaço de gelo aparente que costumamos concentrar nossos esforços e nossa atenção.

O que pouca gente presta atenção é que existe uma imensa parte submersa do iceberg – a maior parte – responsável por permitir que a ponta do iceberg se torne visível. Esta grandiosa parte do iceberg – que nem todo mundo ver – possui uma imensa importância para os investimentos, e devem ser tratadas com atenção redobrada, uma vez que é ela que dá o suporte para o topo deste iceberg.

E o que seria, afinal, esta imensa parte submersa do iceberg?

A estrutura do iceberg que estamos visualizando é aquela maior parte que promove o seu crescimento pessoal e profissional, impactando diretamente nos seus investimentos: a ponta do iceberg. É composta pela sua formação, pela suas experiências pessoais e profissionais, pelas suas escolhas no dia-a-dia – principalmente àquelas relacionadas às finanças pessoais – e decisões diárias que você toma visando atingir seus objetivos.

Todas essas decisões e experiências solidificam-se ao longo do tempo e formam o iceberg. Perceba que os investimentos são apenas o topo de todo esta construção, e constituem uma pequena parte de um todo infinitamente maior.

E o que isso significa?

Em suma, quer dizer que focar apenas na rentabilidade de seus investimentos pode ser um grande erro para qualquer investidor. É preciso ir além e focar-se, principalmente, na construção sólida e segura de uma base, que será fundamental para sustentar seus investimentos e guiá-lo para tomar as melhores decisões em relação às suas aplicações.

Os rendimentos e seu sucesso financeiro serão apenas conseqüência desta base solidificada que você construirá ao longo dos anos. Por isso, se você ainda mantém seu foco somente na ponta do iceberg, é hora de começar a enxergar e a investir na base. Uma pequena mudança de foco que poderá lhe trazer muitos resultados positivos ao longo de toda sua vida!

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *