Que praticar exercícios físicos faz muito bem para a saúde você, certamente, já deve saber. Mas você sabia que a atividade física pode também ser muito benéfica para a saúde do seu cérebro?

Uma recente pesquisa publicada na revista Neurology Clinical Practice mostrou que exercitar-se faz bem, de fato, ao cérebro – melhorando as habilidades cognitivas de quem pratica atividades físicas no dia a dia. Quer saber mais sobre esta pesquisa? Então continue a leitura do artigo de hoje e saiba mais sobre o assunto!

O estudo

A pesquisa, liderada pelos pesquisadores do Berenson-Allen Center for Non-invasive Brain Stimulation do Beth Israel Deaconess Medical Center (BIDMC), em Boston,nos Estados Unidos, revisou 4.600 estudos relacionados aos benefícios de cada tipo de atividade física.

Após as análises, os cientistas descobriram que qualquer tipo de exercícios físicos – como os exercícios aeróbicos, caminhada, musculação, ciclismo, entre outros , e até aqueles que envolvem mente e corpo – como o yoga – podem, de fato, contribuir para a melhoria do desempenho cognitivo.

Durante a pesquisa, as pessoas analisadas que se exercitaram por pelo menos 52 horas ao longo de seis meses apresentaram uma importante melhora de suas habilidades cognitivas, independentemente de suas idades.

Isso significa que praticar exercícios físicos com regularidade pode manter seu corpo saudável e ainda ajudar no seu desempenho cognitivo – podendo auxiliar em funções como memória, aprendizado, disciplina, rapidez no processamento de informações. E isso é tanto para adultos plenamente saudáveis quanto para alguém com algum tipo de comprometimento cognitivo leve.

Exercitar-se faz bem!

Os pesquisadores alertam, no entanto, que gastar apenas alguns minutos com exercícios não traz resultados muito animadores para o cérebro. Em menor quantidade, exercitar-se faz bem para o corpo, mas acaba não sendo tão eficiente para a mente.

Para identificar melhorias no desempenho da sua capacidade cognitiva, portanto, é preciso que se faça uma maior quantidade de exercícios físicos.  Logo, o ato de exercitar-se com freqüência pode ser muito útil não apenas para manter sua saúde cardiovascular em dia, mas também para conservar a saúde do seu cérebro.

Agora você tem mais um motivo para deixar a preguiça de lado e ter hábitos mais saudáveis no seu dia a dia!

E você, tem o hábito de praticar atividades físicas ou pretende começar a exercitar-se em breve? Se este for seu caso, clique aqui e conheça a plataforma digital sobre longevidade e qualidade de vida lançada recentemente pelo empresário Abílio Diniz.

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *