O estresse e a ansiedade são fatores comuns no cotidiano da vida moderna. Mas o fato destas sensações terem se tornado corriqueiras em nosso dia a dia não significa que você deva se conformar em manter-se sempre estressado ou ansioso.

Lidar com o estresse e a ansiedade são fatores determinantes para aumentar a qualidade de vida de qualquer. No artigo de hoje vamos explorar 9 técnicas que ajudam a relaxar e lidar com estas questões de forma simples.

Continue lendo para descobrir o que é necessário fazer para lidar como estresse e ansiedade e ter uma vida mais tranquila e equilibrada.

1. Durma bem

O sono é um elemento essencial para viver uma vida equilibrada. Se você não dorme bem ou não dorme o suficiente, acorda já com o peso do cansaço no corpo.

O sono é necessário para repor as energias e para manter o equilíbrio corporal e mental. Durma bem, de forma relaxante, sem barulhos ou luzes, priorizando sempre o tempo de sono necessário em horas para um descanso completo. Em geral, é recomendado dormir ao menos 8 horas por dia.

Ter uma boa noite de sono pode melhorar o seu humor e ajudar a lidar com o estresse e a ansiedade.

2. Medite

A meditação promove a paz de espírito, o relaxamento da mente e a tranquilidade do corpo. Meditar é uma das melhores formas de se lidar com o estresse e a ansiedade.

Além disso, a meditação proporciona mais que um relaxamento: a partir do momento em que se entra no estado de meditação – diminuindo a quantidade de ondas cerebrais produzidas, a mente passa para um estado de subconsciência. Neste momento, existe uma probabilidade maior de se ter um insight poderoso e descobrir uma solução para algum problema que está lhe afligindo.

3. Viva no agora

É muito normal que o ser humano deixe a realidade de lado e viva mais dentro da sua mente, repassando dificuldades, responsabilidades, dúvidas, problemas e até mesmo sensações pouco positivas. Podemos pensar em listas de supermercado, nos afazeres do dia, nos projetos do trabalho.

O problema é que, desta forma, acabamos perdendo o precioso momento presente.  Por isso, para viver uma vida mais satisfatória e com menos estresse e ansiedade, é importante viver o agora e aproveitar cada momento – tanto os bons quanto aqueles não tão positivos assim.

4. Pratique exercícios físicos

Os exercícios físicos são benéficos para o corpo e para mente. Eles produzem adrenalina e ajudam a criar uma sensação de relaxamento.

Quanto mais exercícios físicos você pratica, mais consegue relaxar ao fim do dia. E, com isso, o seu nível de estresse e ansiedade tende a diminuir cada vez mais.

5. Pratique a gratidão

Em vez de se acostumar com o mar de lamentações do dia a dia, que tal praticar a gratidão? Esta é uma excelente técnica para lidar melhor com o estresse e ansiedade e ter uma vida muito mais equilibrada.

Quanto mais você se lamentar ou enumerar problemas, mais acaba encontrando motivos para se estressar. Então tome uma postura completamente diferente: admire o que há de bom na vida e lembre-se de agradecer diariamente as coisas boas da sua vida.

Com isso, você foca a sua atenção em uma vibração positiva e acaba criando mais situações positivas para o seu dia a dia. Além disso, agradecer dá a oportunidade de aproveitar melhor as boas coisas da vida.

6. Ocupe a sua mente

Se você estiver numa maré de pensamentos negativos ou estressantes, procure se livrar deles imediatamente. Uma forma de resolver esta situação é ocupar sua mente.

Coloque sua mente para trabalhar em algo produtivo, positivo e bom. Crie algo, invente, tenha ideias novas, trabalhe, saia da caixa e se dê a oportunidade de pensar de formas diferentes.

Se você consegue se manter ocupado com atividades e pensamentos bons, não sobrará espaço mental para a negatividade.

7. Relaxe

Se ocupar e fazer exercícios físicos é muito bom, mas também é preciso ter um momento de relaxar. Este momento precisa ser encontrado diariamente, da maneira que for mais agradável para você.

Busque se divertir com atividades de lazer e hobbies do seu interesse, esteja próximo a pessoas que lhe façam bem e relaxe. O silêncio também pode trazer muitos benefícios.

8. Liberte-se do perfeccionismo

O perfeccionismo não é o melhor caminho para uma vida mais saudável. É claro que é importante fazer tudo o que for preciso da melhor forma que se conseguir, mas o perfeccionismo – consigo mesmo e com os demais – que leva ao estresse é desnecessário.

Liberte-se do perfeccionismo e busque uma forma mais equilibrada de fazer seus afazeres. Para lidar melhor com o estresse e ansiedade, seja mais paciente e um pouco menos exigente consigo mesmo e com os outros.

9. Respire tranquilamente

Respirar é a atividade mais fundamental e básica da vida. Mas, estranhamente, é comum nos esquecermos disso.

Prestar atenção a sua respiração ajuda a acalmar a mente. Respire pelo diafragma – e não pelo peito – e aprenda a respirar de modo a trazer maior tranquilidade a todo seu ser. Você também pode procurar por técnicas de respiração para acalmar, que podem ser praticadas de forma fácil.

O Yoga, por exemplo, ensina muitas dicas de como respirar corretamente, de forma a acalmar a mente e o corpo. Pode ser uma excelente opção para quem deseja lidar com o estresse e ansiedade.

Seguindo estas 9 técnicas você conseguirá lidar melhor com o estresse e a ansiedade e manter uma vida mais equilibrada!

E você, utiliza outras técnicas para lidar com problemas relacionados ao estresse e ansiedade? Deixe seu comentário!

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Comentários

  1. Paulo Rubens    

    Muito boa as dicas, eu comecei a praticar atividade física e a meditar e estou com cada vez menos sintomas de ansiedade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *