Investir não é uma tarefa fácil. Exige comprometimento, empenho, estudo, estratégia,  foco e uma boa dose de determinação do investidor para conquistar resultados positivos e atingir os rendimentos esperados.

Mas, mesmo seguindo todos estes passos, às vezes algo não sai como o esperado e acabamos desistindo no meio do caminho. Muitas vezes até nos convencemos de que não temos perfil para investir – e isso é uma grande bobagem.

Até mesmo os maiores investidores do Brasil e do mundo já erraram, já desanimaram e passaram pelas situações mais adversas. Nenhuma delas, no entanto, foram suficientes para fazer estes grandes investidores desistirem dos seus objetivos.

Separei para o artigo de hoje algumas lições que podemos aprender com os maiores investidores brasileiros, dicas de investidores como o empresário Jorge Paulo Lemann – o homem mais rico do país, como Guilherme Affonso Ferreira – um dos principais investidores individuais da bolsa brasileira e membro do conselho de administração de diversas empresas, entre outros grandes nomes do mercado brasileiro.

Vamos lá?

Conheça antes de investir

Um bom investidor deve conhecer bem a empresa na qual deseja investir e também ter conhecimentos sobre a área de atividade na qual ela está inserida. Só assim é possível analisar com qualidade e identificar as melhores opções de investimento. Investir em uma companhia somente pelo seu nome, por exemplo, pode ser um grande erro – e pode resultar, inclusive, na perda do valor investido.

Mantenha o foco

Mantenha-se focado em seus investimentos e evite administrar muitos ativos de uma só vez. Em geral, é muito mais vantajoso para o investidor saber muito sobre poucos ativos do que saber pouco sobre uma quantidade enorme de ações e empresas.

Concentre-se na sua carteira e procure aprender tudo o que puder sobre as companhias nas quais você investe ou deseja investir. Diversifique, mas evite abrir demais o leque de investimentos pois, em muitos casos, a chance de perder dinheiro acaba aumentando.

Atenção ao aprendizado

Aprendizado nunca é demais em qualquer fase da vida. Por isso, invista no seu conhecimento, na sua vida profissional e pessoal. Todas as experiências e conhecimentos são importantes, e podem ajudar você a conquistar seus objetivos em muito menos tempo – seja no campo de investimentos ou em qualquer outra área da sua vida.

Invista seu tempo

Outra lição que podemos aprender com os maiores investidores brasileiros é quanto ao tempo. Investir seu tempo é o primeiro passo para se ter sucesso nos investimentos e em diversas outras áreas da vida.

Quer investir em determinada empresa? Então dedique uma boa fatia do seu tempo para aprender sobre o mercado, estude a companhia. Pensa em mudar de profissão, fazer um curso, aprender outra atividade? Então estabeleça uma meta, trace os caminhos que você precisa trilhar para chegar lá e invista seu tempo e sua energia nisso.

Não tenha pressa

Como diz o velho ditado, “a pressa é inimiga da perfeição”. Evite ser precipitado ou impaciente em qualquer situação do seu dia-a-dia. No que se refere aos investimentos, lembre-se: ações são um investimento de longo prazo.

Por isso, de nada adianta a ansiedade ou a pressa. É preciso confiar na sua estratégia e no seu conhecimento na hora de investir em um determinado ativo. Se sua avaliação estiver certa, você conquistará bons rendimentos no longo prazo.

Aceite os riscos

Não tenha medo dos riscos. Eles fazem parte da vida. Saiba administrá-los e aprenda a arriscar na hora certa.

Estude, trabalhe duro, mantenha o foco, aprenda a identificar o melhor momento para arriscar e, caso algo dê errado, não desista.  Comece tudo novamente, se for necessário, e foque no resultado final que você deseja alcançar.

Gostou do artigo de hoje sobre lições que podemos aprender com os maiores investidores brasileiros? Então assine nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo do blog!

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *