Durante todas as fases da vida, é muito importante saber como economizar dinheiro, já que cada momento apresenta diferentes planos e metas para serem alcançados. Esses objetivos mudam com o tempo, mas o que há de comum entre eles é a necessidade de manter as finanças bem organizadas.

Cada fase apresentará diferentes necessidades, desde o início da vida adulta, lá pelos 20 anos, até quando você já estiver cansado de trabalhar e pensando apenas em ter boas reservas e investimentos para uma aposentadoria tranquila.

O post a seguir trará informações muito úteis acerca de como economizar dinheiro em cada uma das fases da vida, a fim de conquistar os objetivos referentes a estes períodos. Confira!

Como economizar dinheiro: os 20 anos e o início da vida financeira

O primeiro estágio ou primeiro emprego dão início à vida financeira dos jovens, já que nesse momento eles começam a ganhar o próprio dinheiro e, geralmente, a gastá-lo sem muitas preocupações com o futuro e coisas importantes.

Nessa faixa, que vai até cerca de 25 anos, o foco deve ser em manter a responsabilidade e gastar menos com coisas supérfluas, conseguindo um bom equilíbrio, principalmente nas despesas com lazer. Vamos ver algumas preocupações com economia nesse período.

Gastar somente o que ganha

Pode parecer uma dica óbvia, mas é muito comum que na juventude se gaste acima dos vencimentos mensais. Esse hábito é extremamente nocivo para a saúde financeira e deve ser evitado! Os gastos devem ficar dentro do orçamento, ainda com o espaço de um percentual para guardar.

Equilibrar as saídas e baladas

A diversão é um dos grandes focos nessa faixa etária, fazendo com que uma parcela significativa do dinheiro seja gasta com festas, saídas e várias outras atividades. O jovem não deve abrir mão de fazer o que gosta, mas precisa equilibrar esses gastos, saindo menos vezes na semana, por exemplo.

Comprar à vista

O cartão de crédito e a possibilidade de parcelamento costumam seduzir muito os jovens, que acabam se enrolando. É importante evitar o parcelamento! O melhor a se fazer é pagar a vista. As parcelas viram uma bola de neve e acabam comprometendo boa parte do orçamento, prejudicando o hábito de economizar.

Organizar as finanças

Quanto mais cedo as finanças passarem a ser organizadas, melhor. O hábito será de muita importância para o resto da vida, portanto, deve ser valorizado logo no início da vida financeira. Há uma série de aplicativos que ajudam com isso!

A proximidade com os 30 e os planos dessa fase

Após os 25 anos, as coisas ficam mais sérias e o jovem começa a perceber a necessidade de saber como economizar dinheiro para cumprir metas como viagens, casamento, mudança da casa dos pais, compra de carro e ter sua independência financeira.

Essa faixa costuma abranger pessoas dos 25 aos 30, cada um no seu tempo, mas os objetivos acabam sendo os mesmos. Vamos ver a seguir bons hábitos para conseguir cumprir com essas metas!

Opte por um carro mais em conta

O primeiro passo é pedir ajuda de alguém experiente na hora de buscar a melhor opção na relação de custo-benefício. Familiares costumam auxiliar muito nessa decisão!

O primeiro carro não precisa ser super completo e moderno. As opções mais em conta e os usados atendem muito bem no quesito necessidade e também em relação aos custos.

Escolha a moradia ideal

É necessário escolher um imóvel que se adeque à sua realidade financeira. Para quem ainda não tem filhos, um apartamento é perfeito, pois abriga uma ou duas pessoas e tem um custo menor.

Poupe para realizar a viagem dos sonhos

Viajar é um objetivo comum nessa faixa etária, e o sonho pode ser realizado com muita disciplina. É necessário economizar em todos os hábitos e buscar hospedagens alternativas, assim como voos em horários não comerciais.

Economize para casar

O centro de tudo é o planejamento! É necessário definir convidados e, após isso, pesquisar orçamentos com casas de festas. Fornecedores devem ser escolhidos somente após muita pesquisa e pechincha! O casal precisa planejar as economias com antecedência para que tudo saia como planejado.

A fase dos 40 aos 50 e a responsabilidade com filhos

Muitas coisas já podem ter sido conquistadas até aqui, como imóveis, automóveis, as viagens dos sonhos e a união com a pessoa amada. A vida está estabilizada, até que os filhos chegam e começam a crescer.

De uma hora para outra o foco passa a ser as crianças, além da manutenção de todos os bens conquistados até o momento. Veja a seguir como conseguir economizar para conseguir lidar bem com essa fase.

Poupe dinheiro nas compras de mês

As compras de mercado são comuns na vida adulta e costumam levar uma parcela significativa no orçamento. Para não gastar mais do que deve, prepare uma lista antes de sair de casa e a siga rigorosamente. É importante manter o foco para não acabar gastando demais.

Procure boas opções de escola para os filhos

O ensino é fundamental para as crianças, então, é necessário procurar boas escolas e que tenham um custo-benefício interessante. Faça essa procura antecipadamente e busque descontos, caso tenha mais de um filho.

Comece a poupar para o futuro

Ter uma reserva é essencial para que nunca haja falta de dinheiro, especialmente em situações de emergência. O futuro dos filhos também deve ser levado em conta nesse ponto, já que eles dependerão dos pais por um bom tempo. A aposentadoria também é o foco a partir daqui.

Busque uma casa própria, caso ainda não tenha

Ter o próprio imóvel é o objetivo de muitos. Com sua família formada e mais estabilidade financeira, é hora de buscar sua casa, até para ter um patrimônio. Faça isso buscando por um lugar que abrigue sua família de maneira confortável, em um bairro bom. Procure opções que ofereçam infraestrutura que valha o investimento.

Os 60 anos, filhos crescidos e a aposentadoria próxima

Após os 50 anos, o foco principal é acumular dinheiro e manter investimentos para ter uma aposentadoria confortável, vendo os filhos crescerem e se encaminharem em suas vidas.

Essa fase é baseada em administrar bem o patrimônio adquirido até o momento. Veja como conduzir essa etapa da melhor forma!

Mantenha os investimentos de aposentadoria

A manutenção é importante para chegar à aposentadoria com tranquilidade e boas condições de vida. Os investimentos iniciam-se, normalmentem entre os 30 e 40, com mais ímpeto e um perfil mais audacioso. Agora o foco pode ser na manutenção.

Reserve economias para despesas médicas

É importante ter uma preocupação com despesas médicas na terceira idade, já que elas tendem a crescer. O plano de saúde fica mais caro, assim como aumentam os gastos com remédios. Nessa fase, é importante dar sempre foco para o dinheiro a ser gasto com saúde, se organizando para não faltar.

Com disciplina e dedicação, cada uma das fases da vida pode ser tranquila, desde que seja compreendido como economizar dinheiro para conquistar objetivos e ter uma boa qualidade de vida! Gostou do conteúdo? Aproveite e confira esse post que fala sobre a fórmula do sucesso financeiro!

Autor

Redação Blog de Valor

O Blog de Valor é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *