Sofrer de estresse é uma realidade para muita gente ao redor do mundo. Na opinião do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, este tipo de problema comum no cotidiano de milhões de pessoas nada mais é que o resultado da nossa modernidade.

O nosso ritmo de vida acelerado, as diversas atividades que devemos realizar diariamente e até mesmo o contato constante com muitas pessoas ao mesmo tempo acabam acarretando em estresse – um dos maiores vilões da tranquilidade e da vida equilibrada.  Se você é mais um que precisa aprender a lidar com o estresse e relaxar um pouco, o artigo de hoje pode lhe ajudar.

Confira a seguir 7 dicas para evitar e aliviar o estresse no dia a dia e aprenda a seguir algumas diretrizes simples, que ajudarão você a conquistar uma vida mais tranquila e com maior equilíbrio.

1. Faça o que tem de ser feito agora

Uma maneira fácil de aliviar o estresse é fazer o que é de sua responsabilidade de imediato, sem procrastinar. Seja estudar, realizar um projeto de trabalho ou fazer uma ligação: o quanto antes você fizer o que tem de ser feito, mais rápido você se sentirá aliviado.

2. Mantenha-se organizado

É normal que, no dia a dia, as coisas da casa e do trabalho acabarem um pouco bagunçada, sem que pareça um problema maior. Isso tende a se manter, muitas vezes, até o dia em que a limpeza se torna muito pesada ou a desordem passa a incomodar.

Por isso, o melhor é fazer um esforço para manter o essencial em ordem. Organizar a casa, o ambiente de trabalho, organizar as finanças e até mesmo suas tarefas no dia a dia é fundamental para evitar o estresse.

3. Pratique Meditação

Esta é uma das mais essenciais dicas para aliviar o estresse no dia a dia: praticar meditação. Algumas pessoas que não estão habituadas com a ideia de meditar e, por isso, muita gente ainda acredita que é preciso estabelecer um ritual ou ter habilidades especiais para praticar meditação – o que não é verdade.

Qualquer pessoa pode meditar, a qualquer hora e em qualquer lugar. Basta procurar acessar seu nível interior mais profundo, em um ambiente calmo, silencioso, do modo como você se sentir mais confortável.

O principal objetivo desta prática é permitir que aquela voz que não para de falar dentro de nossas cabeças – uma das grandes responsáveis pelo estresse – silencie-se por alguns minutos. Buscar a paz interior ajudará você não só a equilibrar sua mente, mas também pode ser fundamental para auxiliar na resolução de problemas do dia a dia, que teimam em incomodar nossa mente e gerar o estresse e, muitas vezes, a ansiedade.

Controle sua respiração, deixe seus problemas de lado por alguns instantes e concentre-se apenas em você. A experiência da meditação poderá trazer resultados riquíssimos para a sua vida e aliviar o estresse no dia a dia de um modo que você jamais poderia imaginar.

4. Faça uma coisa por vez

É muito comum, nos dias de hoje, fazermos muitas coisas ao mesmo tempo. Apesar deste hábito nos dar uma impressão de praticidade e economia de tempo, fazer diversas coisas de uma só vez pode gerar um grande estresse.

Por isso, realizar uma coisa por vez pode ser uma boa pedida para evitar e aliviar o estresse no dia a dia, permitindo a você centrar-se mais nas tarefas que precisam ser realizadas e sentir maior calma para realizá-las.

Fazer uma tarefa de cada vez também ajuda você a prestar mais atenção ao que está sendo feito e desfrutar do momento presente. Se você fala no telefone, assina um documento e realiza um projeto –tudo ao mesmo tempo, talvez não conseguirá absorver, de maneira satisfatória, toda a experiência de cada uma destas tarefas.

Para manter-se mais equilibrado e aliviar o estresse, portanto, comece a desfrutar do momento presente em sua plenitude. Atente-se a cada tarefa e faça uma coisa por vez sempre que possível.

5. Estabeleça um horário de descanso

Trabalhar é bom e é importante, mas descansar também é essencial. Seja nas noites de semana ou durante todo o seu fim de semana, separe o seu horário livre.

Neste período, não leve serviço para casa e, se possível, não atenda ligações de trabalho e nem converse sobre o assunto. Deixe o trabalho no trabalho e evite que os problemas inerentes ao seu dia a dia enquanto profissional atrapalhe seu descanso e gere um estresse necessário.

Quando estiver em seu horário livre, aproveite a família, amigos, pessoas queridas; faça coisas de que gosta, vá a lugares divertidos e tenha tempo para se dedicar aos seus hobbies. Desta forma você conseguirá aliviar o estresse do dia a dia e manter sua cabeça mais tranquila sempre que possível.

6. Mantenha-se otimista

É muito fácil clicar mentalmente na chave que torna os seus pensamentos negativos. Mas se você já sofre com estresse trabalho e em outras situações, se manter negativo só vai aumentar a tensão e a sensação de estar sempre estressado.

Por isso, é melhor fazer um esforço para não reclamar e não falar muito do que estressa você. Tente focar sua mente nas coisas boas ou até mesmo na sua lista de agradecimentos – caso você tenha uma. Está com um problema? Pense positivo, na certeza que ele será resolvido.

O otimismo é uma ferramenta poderosa para aliviar o estresse no dia a dia e manter uma vida mais equilibrada e tranquila – seja no trabalho ou em casa.

7. Descubra o que funciona para você

Todo mundo tem uma forma de se desestressar de maneira saudável. Talvez você possa descobrir que esportes intensos – como luta, futebol ou qualquer outro –podem ser uma boa válvula de escape para evitar o estresse.

Em outros casos, atividades mais tranqüilas, como o yoga, podem funcionar melhor. Identifique atividades que lhe tragam paz e contentamento – como tocar um instrumento musical, pintar quadros, dançar, colecionar um item em especial – e procure realizá-las sempre que possível. Isso certamente ajudará você a aliviar o estresse do dia a dia e sentir-se muito mais disposto ao longo da semana.

Com apenas algumas mudanças de hábito, você conseguirá aliviar o estresse e, rapidamente, viver uma vida mais plena e muito menos estressante!

Agora que você já sabe como evitar e aliviar o estresse no dia a dia, que tal descobrir como ter uma boa noite de sono?

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Redação Blog de Valor

O Blog de Valor é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *