* Este artigo é fruto de uma parceria entre Blog de Valor e Júlia Mendonça.

 

Quando falamos em economizar dinheiro é impossível não pensar em ficar fazendo contas, passar vontade e correr o risco de ser taxado de pão duro. Todo brasileiro pensa nisso. Nossa cultura é de taxar negativamente as pessoas que costumam economizar dinheiro regularmente.

Economizar dinheiro é uma tarefa que deve ser executada sempre. Pequenas atitudes que você tem na hora de usar o seu dinheiro no dia a dia, quando somadas no final do mês, podem fazer uma grande diferença no seu orçamento. Vou ensinar hoje como você pode poupar dinheiro em 3 passos simples e descomplicados.

Vamos lá?

Pedir desconto é a maneira mais fácil de economizar dinheiro

Existem vários motivos pelos quais as pessoas não pechincham na hora de comprar. O maior motivo é a vergonha: “Se eu pedir desconto vão achar que eu sou pão duro! ”

Infelizmente, o pensamento de que pedir desconto é errado está enraizado na nossa cultura e isto impede as pessoas de economizar dinheiro. Sempre tentei entender este tipo de preconceito, mas nunca compreendi por que ele existe.

No resto do mundo, pedir desconto na hora de comprar é natural e até esperado por parte do comprador. Algumas culturas entendem até mesmo como um insulto se você não pedir desconto.

Deixe esse preconceito de lado. Economizar dinheiro deve ser algo que você pode buscar em qualquer negociação. A única pessoa que deve se importar com o seu dinheiro é você. Ninguém vai pagar suas contas no final do mês se você ficar no negativo.

Entenda que, quando você faz uma compra, existem interesses de ambos os lados, o do comprador e do vendedor. O vendedor quer vender a mercadoria com lucro e você quer comprar a mercadoria com o preço mais baixo possível. A maioria das lojas já trabalha com uma margem de negociação, principalmente em itens mais caros.

É esperado que o comprador peça por desconto na hora de fechar o negócio. E, muitas vezes, não é preciso nem muito esforço. Basta propor algo do tipo “Quanto você me dá de desconto se fecharmos este negócio agora? ” Essa é uma pergunta que pode fazer você economizar dinheiro facilmente.

Busque o melhor preço sempre. Se você não está acostumado a pedir desconto, comece aos poucos. Logo vai se tornar um hábito e você estará economizando em todas as suas compras.

Pesquisar antes de comprar

Não existe mais desculpa para pagar mais caro em um produto porque você não pesquisou. Hoje, com a tecnologia dos celulares, é possível fazer uma pesquisa de preço muito rápida e em qualquer lugar.

Quer comprar um eletrodoméstico? Procure na internet o preço do aparelho antes de fechar negócio em uma loja física. Muitas lojas conseguem igualar preços oferecidos pelos concorrentes para não perder negócio.

Além disso, existem vários sites que fazem a comparação de preços automaticamente, basta você digitar o nome do produto. 5 minutos de pesquisa na internet vão te fazer economizar uma grande quantia no final das contas!

Além dessas dicas, vale a pena fazer concorrentes lutarem pela sua compra. Isso é bastante útil, principalmente nas compras mais caras. Mostre a oferta do concorrente para um vendedor e pergunte o que ele pode melhorar daquele preço. Muitos irão oferecer vantagens além dos descontos em dinheiro. Você pode mostrar a contraproposta do vendedor concorrente para o vendedor original.

Essa é uma prática comum quando objetos de grande valor são negociados. Não se sinta acanhado por fazer isso. No final, você vai conseguir economizar uma boa quantia.

Poupe dinheiro pagando à vista

Quase todos os estabelecimentos oferecem desconto nos produtos na compra à vista. Além de economizar dinheiro, ajuda a controlar seu orçamento, pois agindo dessa forma você dificilmente gastará além do que pode do seu planejamento financeiro.

O desconto à vista pode ocorrer não somente na compra de objetos, mas também quando falamos de mensalidades, tais como: escolas, academias, clínicas. A economia de dinheiro nestes casos pode chegar até 10%, o que é um excelente negócio.

Esta é umas das formas mais fáceis de economizar dinheiro e, quando você tem uma reserva de emergência formada e bem estabilizada, pode aproveitar bastante desta opção.

Se não houver desconto à vista (o que acontece em muitas lojas de eletrodomésticos), avalie a opção de parcelar no máximo de vezes possível no cartão de crédito. Não é incomum lojas oferecerem o mesmo preço à vista e parcelado.

Só tenha certeza que você pode arcar com as parcelas ao longo dos meses. Se você não tiver essa certeza, então o melhor é pagar à vista.

Fuja de crediários, financiamentos e empréstimos. Os juros que você está pagando nestas modalidades é enorme! Muitas vezes suficiente para pagar 2-3 vezes o valor do produto que está comprando.

Precisa mesmo do produto? Economize um pouco todos os meses e compre à vista. Você irá economizar com o desconto e não pagará as enormes taxas de juros!

Use as 3 dicas para economizar dinheiro!

Você não precisa se ater a somente uma dessas dicas para conseguir economizar dinheiro. Quando você combina essas 3 dicas, pode conseguir grandes ofertas, achar oportunidades e ainda aliviar o seu bolso.

Não existe segredo nenhum para utilizá-las e o benefício que elas podem gerar para você são muito grandes. Economizar sempre nas compras que você faz pode gerar um valor considerável sobrando no final do mês. Talvez aquele mesmo valor que esteja faltando para fechar o seu orçamento no azul.

Resumindo as dicas:

-Peça desconto sempre. O máximo que vai acontecer é você receber um não;

-Pesquise antes de comprar. Com a internet, você tem todas as lojas na palma da sua mão a qualquer hora;

-Pague sempre à vista. Além de conseguir descontos, você irá exercitar um excelente hábito que é o de não fazer dívidas.

Além dessas dicas, vou te deixar um conselho: não compre coisas que você não precisa, com um dinheiro que você não tem, para impressionar pessoas que não se importam! Não viva de aparências. O seu dinheiro deve ser usado para trazer bem-estar e melhorar a sua qualidade de vida!

E você, tem alguma dica para economizar dinheiro? Ficou com dúvida em alguma dessas dicas? Então deixe seu comentário! Queremos muito saber mais de você!

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

 

Artigo publicado em 03/04/2017. Atualizado em 22/03/2019.

Autor

Júlia Mendonça

Consultora e planejadora financeira com foco em finanças pessoais. Formada em comércio exterior, life coaching, coaching financeiro e com especialização e experiência em orientação financeira pessoal. Visite o Canal no Youtube: Júlia Mendonça

shadow

Posts relacionados

Comentários

  1. Robson    

    Adorei as dicas e fiquei ainda mais satisfeito quando soube que o artigo foi escrito pela Julia Mendonça na qual a acompanho em seu canal no Youtube.

    Uma dica de algo que eu procuro fazer é comprar após as datas comemorativas, geralmente os preços se reduzem um pouco, dependendo do item, claro.

    1. Júlia Mendonça    

      Muito grata pelo elogio e por me acompanhar Robson!
      Gostei muito da sua dica. Realmente, conseguimos fazer ótimos negócios nesses períodos.

  2. Talita    

    Uma dica que dou para economizar na internet é usar cupons de desconto. Sempre encontro cupom de desconto no Baixapreco: https://www.baixapreco.com.br. É só entrar e pegar grátis o cupom de desconto.

  3. micileide    

    Outra dica para economizar é cortar de vez os cartões com anuidade e as tarifas bancárias. Corcordo com a Júlia, essa deve ser a jornada do consumidor, pesquisar sempre ,pedir desconto sempre e com dinheiro na mão é sempre melhor para negociar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *