Quando ouvimos notícias sobre as variações no preço do petróleo, logo pensamos no aumento do preço da gasolina. Realmente, essas mudanças podem ocasionar grandes aumentos no valor do combustível, mas não é o único grande impacto na vida da população em geral.

O petróleo é um produto essencial para a economia, capaz de modificar completamente nosso estilo de vida. O ataque de 2019, por exemplo, que resultou na explosão de refinarias de petróleo no oriente, alterou os preços do petróleo no mundo inteiro. Mas você sabe de que forma essas oscilações podem afetar a sua vida?

Leia o artigo e descubra como esses fatos influenciam nossas vidas e podem alterar a rotina e os hábitos, independentemente do país em que se vive!

Importância do petróleo para o planeta

O petróleo é atualmente a fonte de energia mais importante já descoberta. Esse produto pode ser usado em inúmeras atividades, como:

  • na produção de combustíveis para automóveis, como a gasolina e o óleo diesel;
  • funcionamento das usinas termoelétricas;
  • utilizado na fabricação de plásticos, tintas, borrachas e outros produtos

Por ser utilizado em diversas atividades, é essencial para a economia de todos os países. Podemos dizer que o mundo depende muito do petróleo, e essa dependência pode afetar muito a economia mundial, podendo prejudicar em alto nível algumas nações, quando ocorrem crises e súbitas alterações nos preços,.

Para ter noção do quão importante é o petróleo, utilizamos a Venezuela como exemplo. O nosso país vizinho possuiu por vários anos uma economia inteiramente baseada nesse combustível fóssil.

Por depender quase totalmente somente de petróleo para fazer a economia funcionar, começou a ter problemas quando o preço do barril baixou. Essa baixa, aliada a problemas relacionados à política, ajudou o país a entrar em colapso.

Acontecimentos mundiais que alteraram o preço do petróleo

A economia é sempre uma “caixa de surpresas” e está sujeita à mudanças bruscas. Uma quantidade alta de petróleo pode fazer o seu valor diminuir, pois há mais concorrência no seu fornecimento. Caso o contrário ocorra, o preço pode ficar elevado, devido à escassez de oferta e grande quantidade de demanda.

Contudo, existiram acontecimentos históricos que mostraram ao mundo todo que depender do petróleo pode ser perigoso e prejudicar a economia. Uma delas foi a Crise do Petróleo dos anos 1970 e 80, que você entenderá melhor a seguir.

Crise do Petróleo dos anos 70 e 80

De forma breve, a crise ocorrida na década de 1970 deu-se pela descoberta de que o petróleo é um recurso natural não renovável. Por causa dessas pesquisas, o preço do petróleo foi aumentando gradativamente, acumulando diversas alterações ao longo do tempo. Para se ter noção, o valor chegou a triplicar no final de 1977.

Em decorrência disso, ocorreram diversos conflitos entre os países árabes, como a Revolução Islâmica do Irã e a Guerra do Irã-Iraque, na década de 1980. Em poucos meses, o valor aumentou em 400%, causando reflexos absurdos na economia dos Estados Unidos e da Europa, desestabilizando a economia mundial.

Essa não foi a primeira crise ocorrida por causa desse combustível. Por curiosidade, o primeiro caso foi em 1956, quando o presidente do Egito nacionalizou o Canal de Suez, uma empresa Anglo-Francesa. Tal acontecimento fez com que o abastecimento de produtos nos países ocidentais fosse interrompido, causando aumentos voluptuosos no valor do petróleo.

Ao todo, foram identificadas cinco crises do petróleo na história mundial.

Ataques ocorridos na Arábia Saudita

No dia 14 de setembro de 2019, a estatal Aramco, no leste da Arábia Saudita, que é o maior exportador de petróleo do mundo, foi bombardeada por drones. E o temor por uma menor oferta de petróleo no mundo fez os preços dispararem.

A tensão no Oriente Médio também é uma questão que sempre pode fazer o petróleo encarecer. Atualmente, o dólar vem tendo altas por causa do risco de recessão mundial e da guerra comercial entre a China e os Estados Unidos, que ainda não foi findada completamente.

Percebe como são muitas as situações que podem fazer os preços do petróleo sofrerem variações?

Consequências do aumento do petróleo

E o Brasil, claro, pode ser afetado por todas estas situações ao redor do mundo.

O aumento do valor desse combustível tende a prejudicar o transporte urbano, e esse costuma ser o primeiro fator que a população percebe em seu dia a dia. Contudo, a alta pode afetar até mesmo nas atividades básicas do dia a dia, como cozinhar e trabalhar, por exemplo.

O preço do botijão de gás, derivado do petróleo, pode aumentar.  A querosene, utilizada em larga escala para abastecer aviões, quando existe uma alta no valor do petróleo, pode impactar as companhias aéreas. E, dessa maneira, as passagens aéreas tendem a ficar mais caras.

Além disso, quando a gasolina sobe, os produtores de etanol podem aumentar seu preço, pois a busca por essa alternativa ficará maior.

Alternativas à gasolina

As crises anteriores, por outro lado, fizeram surgir alternativas que utilizem outro tipo de matéria-prima ao invés do petróleo. O carro a álcool foi difundido nessa época e, hoje em dia, os carros eléctricos são vistos como opções mais rentáveis e ecológicas, sendo excelentes substitutos.

Outras fontes de energia podem ser mais utilizadas por causa dessa variação nos preços do petróleo, como a energia solar e a eólica.

A gasolina cara faz também com que os carros fiquem mais na garagem e sejam utilizado outros meios de transporte como a bicicleta e o patinete elétrico.

Conclusão

As variações no preço do petróleo parecem, a princípio, afetar somente o valor dos combustíveis e os meios de transporte que deles dependem. Ocorre que essa matéria-prima é extremamente importante para toda a economia mundial e, quando seu valor sofre reajustes, todos os países sentem o impacto na economia e nos meios de produção.

O consumidor é o mais afetado, pois arca com os aumentos no valor dos produtos e serviços e sente, em maior ou menor grau, o impacto nas suas economias pessoais. Por isso, acompanhar as notícias é ideal para saber como se organizar, no intuito de não ser prejudicado.

Que tal aprender mais por vídeo? Acompanhe o canal do Youtube e fique por dentro das melhores maneiras para fazer seu dinheiro render!

Quer aprender a investir melhor? Então clique aqui!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *