Você já comprou algo que fez pouco uso e não sabia mais o que fazer com aquele item? Já teve uma necessidade e pensou que seria muito mais fácil alugar o que você precisa e não comprar? Pois esse é o conceito central da Economia Colaborativa.

Se você ainda não faz ideia do que estamos falando, aproveite para descobrir como a Economia Colaborativa pode lhe ajudar a economizar ou ganhar dinheiro.

O que é Economia Colaborativa?

Também conhecida como Economia Compartilhada, pode ser entendida simplesmente como um ecossistema sócio-econômico que prioriza o compartilhamento de recursos humanos, físicos e intelectuais.

Esse fenômeno dá origem ao consumo colaborativo, que nada mais é do que a circulação contínua de produtos e serviços. Na prática quem tem algo, oferece ou disponibiliza para quem não tem. Essa transação pode ocorrer através de compartilhamento, negociação comercial e financeira, empréstimo ou doação.

Nessa nova economia a propriedade dá lugar ao acesso. Sendo assim, não é necessário mais ter tudo o que você precisa. Você pode ter acesso somente quando precisar.

Veja agora como economizar dinheiro ou ganhar dinheiro com a Economia Colaborativa.

Como economizar dinheiro

Os exemplos para economizar dinheiro com essa “circulação” são muitos. Desde os usos mais pessoais e de itens do dia a dia, como algo mais específico.

Locação de roupas ou acessórios

Nenhuma novidade até aqui certo? Mas o que o mercado entendeu é que esse acesso também pode ocorrer para as roupas mais convencionais. Assim, o serviço está disponível não só para roupas de gala ou fantasias, mas também para peças sociais e acessórios – e até mesmo via assinatura.

Como economizar dinheiro: antes de comprar a nova peça de roupa ou acessório que você precisa, avalie se não consegue a partir da Economia Colaborativa. Consulte sua rede antes de fazer uma nova dívida.

Locação de equipamentos ou utensílios

Sim, é isso mesmo. Vai fazer uma obra ou reformar sua casa? Precisa daquela furadeira que certamente irá utilizar apenas uma vez na vida? Já pensou em consultar seus vizinhos ou amigos mais próximos?

O mesmo vale para equipamentos mais pesados. Muitas pessoas ou outras empresas podem ter o que você precisa e talvez queiram disponibilizar.

Como economizar dinheiro: pesquise o preço de compra e de locação ou empréstimo do item necessário. Verifique quanto é possível economizar somente com isso.

Serviços compartilhados

Desde corridas de carros, até hospedagem. Hoje em dia, praticamente todos os serviços podem ser acessados de uma maneira muito fácil. Dessa forma, você não precisa ter mais um carro, mas sim quem leve você de um local para o outro.

Você também pode pagar mais barato por um espaço compartilhado que oferece os mesmos benefícios de um hotel.

Quer mais? Então que tal compartilhar o plano de saúde? Fazer uma assinatura para trocar brinquedos do seu filho?

Como economizar dinheiro: liste suas necessidades e busque serviços alternativos. Com mais marcas aderindo a Economia Colaborativa não será tão difícil achar uma boa opção para o seu bolso.

Como ganhar dinheiro

Fazer os itens que estão parados na sua casa ou escritório circularem, pode fazer com que você tenha uma renda adicional. Nesta situação a ociosidade dá lugar a circulação.

Emprestando livros

Gosta de ler e ter vários títulos disponíveis? Ou então, está na faculdade e pode emprestar os livros que já utilizou para alguém? Que tal trocar esse exemplar com outro que você precisa?

Como ganhar dinheiro: verifique o que você tem na sua casa e que tem pouco uso. Muitas vezes, a opção não é se desfazer daquele item, mas sim criar uma nova forma de utilizá-lo (e, a partir de agora, inclua a Economia Colaborativa como uma solução viável e criativa para isso!)

Alugando espaços

Apartamento ou casas, cômodos, espaços na garagem. Seu escritório ficou grande mais? Então que tal compartilhar estações de trabalho? 

Praticamente todos os espaços podem ser compartilhados hoje. Manter um imóvel gera muitos custos desde a compra, até a manutenção. E, por outro lado pode ter quem queira e precisa desse acesso por um tempo limitado, por exemplo.

Como ganhar dinheiro: considere seus espaços ociosos e o que poderia fazer com eles para ganhar dinheiro.

Vendendo o que você não usa mais

Algumas pessoas são mais minimalistas e conseguem viver com pouco. Por trás desse conceito tem outros como melhor qualidade de vida, controle financeiro, dentre outro. Mas o mais importante é: se não usa doe ou venda!

Como ganhar dinheiro: anuncie no condomínio, em redes sociais, comunidade ou marketplace. Ao calcular o preço de venda, considere também o frete se necessário. Muitas vezes, você não irá ganhar muito, mas qualquer valor já é alguma coisa para algo que estava sem uso ou parado, não é verdade?

Veja alguns cuidados necessários para ter todas as vantagens desse compartilhamento. 

Cuidados necessários na Economia Colaborativa

Um dos fatores mais importantes da Economia Colaborativa é a segurança. Então, sempre que colocar um item seu a disposição de outra pessoa, certifique-se de ter um meio de comprovar essa transação (seja ela financeira ou não). Diversas plataformas oferecem contratos simples para essa circulação, reservando os direitos e deveres de cada parte.

Lembre-se de ter um método de receber, se for realmente o caso e, se possível receba antecipadamente. Outra forma segura de não tomar prejuízos é solicitar alguma garantia quando é você que oferece algo. Pode ser uma pagamento antecipado, uma reserva ou cheque caução.

Dependendo do tipo de produto ou valor do bem avalie a possibilidade de fazer um seguro. Assim, se ocorrer algum extravio ou algo neste sentido, você estará protegido.

Quando buscar por um produto ou serviço, avalie a opinião de outros usuários. Garanta o mínimo de informação para não cair em golpes. Se tiver que pagar algum valor antecipadamente, opte por um meio que possa comprovar o pagamento ou exija um recibo.

Se a circulação for via empréstimo, certifique também as condições do item que você recebeu. Se necessário registre em foto e informe imediatamente a empresa ou proprietário. Assim, pode evitar problemas futuros ou ainda ter que arcar com qualquer cobrança indevida.

Criando alguma hábitos simples, é possível se beneficiar e muito da Economia Colaborativa. E aí, você também faz parte dessa grande comunidade?

 

*Este artigo foi produzido pelo bxblue com exclusividade para o Portal André Bona.

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Danielle Vieira

Apaixonada por marketing, descobriu os números e finanças ao longo do caminho e decidiu ajudar as pessoas através da educação financeira. Hoje faz isso atuando no marketing da bxblue, fintech acelerada pela Y Combinator e escrevendo em alguns portais.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *