*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.

A nuvem – conhecida como Cloud – revolucionou o mercado de muitas maneiras. Essa estratégia de armazenamento de dados virtual abriu inúmeras possibilidades tecnológicas que mudaram a maneira pela qual as pessoas acessam quase tudo, tanto de forma pessoal, quanto profissional.

Além disso, trata-se de um recurso altamente rentável, uma vez que elimina grande parte dos custos com aquisição e manutenção de servidores. O uso de “discos virtuais” faz com que o armazenamento seja melhor adequável às necessidades do negócio e tira um grande peso da infraestrutura.

Pensando nisso, hoje falaremos de 5 ferramentas de nuvem que, além de carregarem os benefícios das aplicações em Cloud, ainda são itens indispensáveis à gestão da sua organização.

Armazenamento em nuvem

Para começar vamos falar de uma das principais ferramentas de nuvem da atualidade, cuja finalidade é fornecer um espaço de armazenamento em nuvem. OneDrive é um recurso fornecido pela Microsoft e que possibilita a alocação de dados em um ambiente virtual em Cloud, de forma segura e simplificada.

Além de diferentes planos para atender a perfis organizacionais distintos, a ferramenta conta com uma versão básica que oferece 5 GB de armazenamento, o que já ajuda bastante.

Estratégias de Virtualização

Uma dica bônus que queremos destacar são alguns serviços prestados na atualidade que possibilitam a virtualização de servidores. Especialmente para negócios que estão passando por processos de transformação digital, migrar parte de sua infraestrutura pode ser um ótimo começo.

Trata-se de uma estratégia para possibilitar uma transição suave para a nova realidade de uso da tecnologia nos negócios. Conheça alguns dos seus benefícios:

  • Automação mais apurada dos processos;
  • Redução de custo operacional (até 40%) e também do gasto de energia elétrica;
  • Otimização do espaço físico;
  • Backups simples e com segurança;
  • Migração de ambientes com muito mais facilidade

Gestão de Projetos Empresariais Trello

Uma das melhores aplicações em nuvem que você conhecerá é o Trello. Trata-se de um aplicativo para gestão de projetos que utiliza como base a técnica Kan Ban, tradicionalmente utilizada como uma ferramenta da qualidade.

Por meio de um ambiente virtual composto pelo conceito de quadros que representam diferentes etapas de desenvolvimento das atividades, ele possibilita uma gestão altamente visual, além de contar com diversos recursos de alerta e controle.

Especialmente no ambiente dinâmico com que convivemos na atualidade, trata-se de uma das principais ferramentas de nuvem altamente aderente à gestão de projetos e processos.

Tecnologia ERP Cloud

Um ERP cloud é especialmente desenvolvido para empresas gerenciarem os processos do seu negócio em nuvem. Com uma plataforma de manuseio simplificado e ferramentas altamente efetivas, facilitando a gestão de dados de qualquer lugar.

Por meio dessa tecnologia as, atividades como o controle financeiro e vendas se tornam muito mais eficientes e confiáveis, ao possibilitar uma gestão mais consistente na organização.

CRM

Outra dica valiosa de uso da nuvem se refere a grande parte dos CRM’s do mercado. Focados no relacionamento com o cliente, essas ferramentas de nuvem precisam trabalhar de forma ágil e independente da estrutura da organização, uma vez que possui uma relação intrínseca com as atividades comerciais.

Sendo assim, existe diversas soluções no mercado que trabalham baseadas em nuvem para possibilitar um manuseio mais ágil e aderente às necessidades empresariais. Se você ainda não conhece esse tipo de sistema, vale a pena dar uma coferida.

Office 365

Há alguns anos a própria Microsoft decidiu se render aos benefícios da nuvem. Além das ferramentas que são velhas conhecidas dentro das organizações, como Word, Excel e Power Point, a empresa aproveitou para expandir a utilização de outros recursos, menos conhecidos do público.

Um ótimo exemplo disso é o StaffHub, um aplicativo de alocação de mão de obra que trabalha com o conceito de programação de horas, apontamento e controle de qualquer lugar e a qualquer momento. Lançado a pouco tempo, já tem representado uma importante ferramenta de gestão de equipes que atuam em campo, mas são controladas de ambientes centrais.

Esse é apenas um exemplo de muitos associados às soluções oferecidas após a popularização do Cloud. O Office 365 com certeza é um dos grandes exemplos de sucesso desse contexto.

Gostou de conhecer essas inovações cloud e ferramentas de nuvem disponíveis para empreendedores e o público em geral? Comece a usar agora na sua empresa e veja como sua produtividade será melhor e você diminuirá as despesas da sua empresa!

 

*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *