*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.

 

Quando se trata de empreender, ter uma boa bagagem cultural, feita de leituras produtivas, pode significar maiores chances de sucesso. Não é por acaso que nomes como Bill Gates, Mark Zuckerberg e Barack Obama sempre compartilham suas listas de livros inspiradores.

Pensando nisso criamos uma lista com 5 livros fundamentais para você gerir melhor sua empresa e ser um empreendedor antenado:

As 48 Leis do Poder, de Robert Greene

Com mais de 1 milhão de cópias vendidas este é um livro clássico para quem quer aprender sobre as regras do poder e sucesso. Formado pela Universidade de Berkeley, Robert Greene nunca teve uma carreira previsível. Trabalhou em diversas empresas – ao todo foram mais de 80 empregos.

Foi graças a essa experiência singular que ele compreendeu que o poder se comporta de maneira peculiar. Para Greene o poder é a combinação da observação do comportamento humano e de humildade. A primeira lei de Greene é esclarecedora:

“Nunca ofusque o brilho do mestre.”

A maioria dos empreendedores e pessoas em busca do sucesso são seduzidas pela ideia de que sabem mais do que os outros. Quando reconhecemos nosso lugar, admitindo que temos muito a aprender, evitamos ressentimentos e invejas. A regra de ouro para o sucesso de ser um empreendedor é saber criar alianças, não atritos.

Quem Pensa Enriquece, de Napoleon Hill

Napoleon Hill foi um dos maiores escritores sobre empreendedorismo dos últimos anos. Trabalhou como consultor da Casa Branca e foi responsável pelos discursos do então presidente Roosevelt. Para escrever este livro, Hill pesquisou a história de ascensão das 500 maiores fortunas mundiais e encontrou um padrão em todas elas. A

o todo são 15 características que definem o sucesso duradouro. Para Hill a principal qualidade para ser um empreendedor de sucesso é desenvolver um pensamento crítico imbatível, capaz de reforçar suas qualidades e superar suas fraquezas.

Para o autor, a maioria das pessoas vivem em busca do sucesso sem estarem preparadas para ele. Como mesmo disse Hill:

“O poder que prenuncia o sucesso é o poder da mente. Como fazer com que a vida diga SIM, em vez de NÃO, aos seus planos e ambições.”

O Segredo de Luísa, de Fernando Dolabela

Com mais de 170 mil exemplares vendidos este é um dos livros brasileiros mais famosos sobre empreendedorismo. A ideia é simples: acompanhar a vida da jovem Luísa, empreendedora inexperiente, que pretende abrir uma empresa de goiabadas.

Apesar do tema despretensioso este livro oferece exemplos práticos para em negócios de qualquer tamanho. Cada etapa da criação de uma empresa é analisada visando o sucesso futuro.

O livro é perfeito para empreendedores iniciantes em busca de informações objetivas. A obra oferece duas formas de leitura: acompanhando o enredo principal ou indo diretamente aos resumos de cada capítulo.

De Zero a Um -O que Aprender Sobre Empreendedorismo com o Vale do Silício, de Peter Thiel

Este é um livro sobre inovação e de como empreendedores gastam o tempo e o dinheiro de suas empresas de maneira errada. Peter Thiel é empreendedor, Co-fundador do PayPal e um dos sócios do Facebook. O livro nasceu das palestras ministradas por Thiel para startups na Universidade de Stanford e se tornou um clássico moderno sobre conceitos como sucesso, empreendedorismo e gestão de empresas.

Em suma o livro é voltado para empreendedores que encontram dificuldades em criar o próprio caminho. Para o autor o grande desafio das empresas modernas é dividir seus esforços entre criar novas coisas ou copiar coisas que funcionam. Thiel faz a seguinte pergunta:

“Que empresa valiosa ninguém está construindo?”

O autor explica que empreendedores de sucesso criam negócios que podem ser copiados, mas jamais superados.

Reinvente sua Empresa: Mude sua Maneira de Trabalhar, de Jason Fried e David H. Hansson

Jason Fried é fundador da empresa de tecnologia 37signals e reconhecido no mercado de empreendedorismo. Neste livro Fried reinventa a ideia tradicional de empresa.

Segundo os autores, conceitos como metas implacáveis, trabalho exaustivo e reuniões extensas estão ficando cada vez mais ultrapassados. Para atingir o sucesso os novos empreendedores devem abrir mão de modelos rígidos e fazer uso da tecnologia em favor de suas empresas.

Cada negócio tem suas necessidades, mas empresas conectadas são menos suscetíveis ao fracasso. Um bom exemplo prático é o uso de sistemas de gestão ERP para gerir estoques, fluxo de caixa e outras questões burocráticas. A filosofia do livro é que empreendedores devem evitar se afundar na parafernália empresarial e focar seus esforços no crescimento enxuto.

E você, já leu alguns desses livros? Deixe sua opinião nos comentários.

 

*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado do Blog e Valor, com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *