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Início » 5 Passos para realizar uma previsão de faturamento eficiente
Gestão & Estratégia

5 Passos para realizar uma previsão de faturamento eficiente

André BonaBy André Bona24 de junho de 2025Nenhum comentário6 Mins Read
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4 minutes

A gestão financeira de uma empresa não depende apenas do planejamento de vendas e do controle de contas a pagar e a receber. Realizar uma previsão de faturamento também é um elemento central na estratégia operacional. 

O motivo é que o procedimento permite que a gestão se prepare para cenários e tendências futuras no mercado. Inclusive, uma previsão de faturamento eficiente costuma proporcionar uma importante vantagem competitiva. 

Quer saber como realizar a sua? Neste artigo, você entenderá como funciona uma previsão de faturamento e verá os 5 passos para conduzi-la na empresa.

Acompanhe a leitura!

O que é uma previsão de faturamento?

A previsão de faturamento consiste em uma projeção de receita do empreendimento para o futuro. Ela é feita considerando histórico de vendas, tendências do mercado, metas empresariais e demais elementos relevantes à operação. 

O objetivo é manter o negócio preparado para os próximos ciclos do mercado. Por exemplo, uma empresa que faz uma previsão de faturamento tende a realizar planejamentos mais estratégicos e se proteger contra possíveis riscos, como a queda na receita. 

Por que fazer esse procedimento?

Realizar a previsão de faturamento é um processo estratégico por diversos motivos. Como visto, ele contribui para o planejamento financeiro empresarial. Para ilustrar, imagine que seu negócio vivenciou um ciclo de baixa do faturamento.

Se esse cenário tivesse sido previsto, a empresa poderia ter planejado estratégias para minimizar os impactos negativos, como redução de custos operacionais e renegociação de dívidas. Desse modo, mesmo que ainda existam consequências, elas tendem a ser menores do que se o negócio fosse surpreendido com os números.

Fazer a previsão de faturamento também é importante para aspectos, como:

  • tomar decisões estratégicas: quando os gestores entendem quais podem ser os indicadores no futuro, eles conseguem planejar os próximos passos com base nessas informações;
  • otimizar a gestão financeira: a partir da previsão, é possível ter mais controle sobre o fluxo de caixa e demais fatores importantes para as finanças empresariais;
  • definir metas: a previsão de faturamento pode ser uma referência para o estabelecimento de key performance indicators (KPIs) para a equipe, especialmente o time comercial. 

Quais são os 5 passos para fazer uma previsão de faturamento?

Até aqui, você aprendeu o que é uma previsão de faturamento e quais são os motivos para fazê-la na empresa. Agora é hora de conhecer as etapas para conduzir o processo corretamente.

Veja os 5 passos para realizar uma previsão de faturamento!

1. Avalie o histórico do negócio

O primeiro passo é analisar o funcionamento e o histórico da empresa. Apesar de não existirem garantias de que os dados e os cenários do passado se repetirão, eles dão um norte para saber o que pode acontecer no futuro.

Para entender melhor, imagine que você avaliou o histórico dos últimos 3 anos do empreendimento. Na pesquisa, você identificou que, em todos eles, a receita do primeiro trimestre caiu em comparação com o período anterior.

Com base nessas informações, há como pensar em estratégias para preparar o negócio para uma eventual queda do faturamento novamente nessa época. Entre as abordagens viáveis, destacam-se a redução de custos operacionais e a criação de promoções para gerar mais vendas no período.  

Se a empresa não tiver esse histórico, existe a opção de considerar dados gerais do mercado. Há diversas pesquisas e números consolidados que contribuem para o seu entendimento sobre a sazonalidade do setor de atuação. 

2. Considere as metas financeiras

O passo seguinte é alinhar a previsão de faturamento às metas financeiras da empresa. Por exemplo, se o planejamento inclui a expansão para novos mercados ou o lançamento de produtos, a projeção precisa refletir esses fatores para ser realista.

Nesse sentido, ao definir metas de crescimento, o negócio pode estabelecer um faturamento-alvo e trabalhar para atingi-lo. A medida tende a motivar a produtividade da equipe, que trabalhará com um objetivo claro em mente. 

Entretanto, é indispensável reforçar que essas metas devem ser realistas, considerando o histórico do empreendimento e as tendências de mercado. Ao identificar a chance de queda do faturamento, traçar metas inalcançáveis tende a gerar o efeito oposto — desmotivar a equipe, que trabalhará em torno de um objetivo impossível. 

3. Analise o fluxo de caixa

O fluxo de caixa de uma empresa é o controle da entrada e saída de capital das contas. Ele é um dos principais indicadores de liquidez e saúde operacional. Afinal, um fluxo positivo costuma indicar boas condições do negócio para arcar com seus compromissos financeiros. 

Os números do fluxo de caixa também são fundamentais na previsão de faturamento da empresa. Isso acontece porque é comum que empreendimentos tenham um bom faturamento, mas estejam repletos de contas a pagar — como linhas de crédito e fornecedores. 

Dessa maneira, mesmo que a receita prevista seja alta, se o fluxo de caixa for mal gerenciado, o empreendimento pode enfrentar dificuldades. Então, além de analisar dados passados, considere recebimentos e gastos futuros para ter uma previsão de faturamento mais precisa e definir metas. 

4. Tenha cenários alternativos

É impossível projetar com certeza o que acontecerá no mercado, já que há diferentes variáveis que influenciam o resultado de uma empresa. Há tanto fatores internos — como as vendas — quanto externos, como a entrada de concorrentes e o cenário político e econômico do país.

Portanto, a previsão deve considerar cenários alternativos, como com uma estimativa otimista, uma neutra e uma pessimista. Assim, mesmo com as incertezas do mercado, é viável ter planos de contingência para manter a operação saudável. 

5. Monitore os números

Por fim, faça o monitoramento constante dos números, sem enxergar a previsão de faturamento como um processo único e imutável. Como o mercado muda e as tendências surgem, a análise deve ser constantemente atualizada. 

Para tanto, pense em ciclos de avaliação dos números, como trimestral ou semestralmente. Além disso, avalie o avanço do time em relação às metas para determinar se uma mudança de rota seria estratégica. 

Para facilitar o processo, há a opção de contar com apoio de uma consultoria financeira, como a AB Consult. Além de fazer o acompanhamento dos indicadores e sugerir ajustes, o serviço pode estruturar a previsão de faturamento desde o início, proporcionando mais segurança na tomada de decisões financeiras.

Neste conteúdo, você entendeu melhor o funcionamento de uma previsão de faturamento e viu quais são os 5 passos para conduzir o processo na sua empresa. Dessa forma, se seu negócio ainda não tem uma, vale a pena colocá-los em prática. 

Quer suporte estratégico para a gestão financeira da sua empresa? Entre em contato com a AB Consult e descubra como o time pode contribuir!

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André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Portal André Bona - site de educação financeira independente.

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