*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.

Você pensa em começar um novo negócio em 2019, mas não conhece as tendências de empreendedorismo e mercado no cenário atual? Então este post é perfeito para você!

Citaremos 5 tendências de empreendedorismo e mercado para quem busca se preparar para investir sem medo no próximo ano e em qualquer época, mesmo em períodos de crise, para conseguir prosperar rapidamente a sua empresa e conseguir boas taxas de lucro. Estas dicas valem para quem pensa em abrir uma empresa ou para quem já investe em um negócio próprio. Acompanhe!

1. E-commerce

As lojas digitais virão com tudo em 2019! Mesmo que você tenha uma loja física, pode ser uma boa ideia criar um site ou uma loja online para disponibilizar seus produtos para quem não tem tempo de ir até a loja física ou mora em outros lugares.

Além disso, investir na presença da sua empresa online pode ser uma ótima forma de ganhar autoridade na internet e até mesmo diversificar a sua renda e aumentar seus lucros. Só é preciso ter em mente que o valor final de uma compra online e presencial são diferentes, já que o valor do frete precisará estar incluído.

2. Experiência do Usuário

Graças à internet, mudou-se o comportamento que as empresas precisam ter com os seus clientes. Propaganda, SAC, vendas… todas as áreas precisam se otimizar para trazer a melhor experiência para os seus atuais e futuros consumidores, pois só assim eles irão se tornar clientes do seu negócio e até mesmo fazerem uma propaganda positiva dos seus produtos.

E para promover essa experiência do usuário (ou UX) é preciso fazer uma série de mudanças no modo como o público vê o seu negócio. O modo como os textos são produzidos, os sentimentos e necessidades que o seu produto ou serviço dará para as pessoas (os chamados micro-momentos). Até mesmo o design precisa ser pensado para tornar a vivência entre o cliente e a marca cada vez mais única e memorável.

Se você ainda não considera a experiência do usuário no seu negócio, pode valer a pena repensar seu posicionamento para o próximo ano.

3. Utilização de ERP

Os ERPs são um dos programas que mais são requisitados por empresas de todos os tamanhos. Isso acontece porque eles são uma verdadeira “mão na roda” para fazer o gerenciamento de uma empresa sem precisar contratar vários funcionários ou estocar uma pilha de papéis.

Um outro benefício bastante significativo na utilização de ERPs está na sua unificação de diferentes setores dentro de uma empresa: imagine que você precisa analisar ou fazer uma comparação da área de marketing e vendas da sua empresa. Com um sistema de ERP, é possível ter todos os dados necessários em poucos cliques.

Por conta destas vantagens e diferenciais, estes programas não poderiam deixar de fazer parte desta lista de tendências de empreendedorismo e mercado para 2019.

4. Utilização de softwares como serviços

A cada ano que passa, empresas —e consumidores— querem ter uma automação maior de serviços. Esse desejo se mostra presente dentro do meio empresarial, já que a utilização de programas para realizar funções dentro de um negócio é sinônimo de economia de tempo e dinheiro, já que é preciso contratar um número menor de funcionários para lidar com um número enorme de informações.

Existem empresas que fazem a comercialização do software juntamente com o serviço oferecido, no chamado SaaS (Software como serviço). Diferente dos programas que são criados para serem vendidos, aqui é o fornecedor do programa que precisa arcar com toda a estrutura necessária, fazendo com que o cliente só utilize o programa e pague uma quantia mensal para usufruir de todos os benefícios da sua aplicação.

Um modelo bem comum de Saas são as plataformas de CRM e ERP. O primeiro é utilizado para lidar exclusivamente com a área de atendimento ao cliente de uma empresa, enquanto que o ERP é um programa que gerencia a gestão geral de uma empresa.

Este tipo de serviço e software está cada vez mais em alta entre as empresas, e pode ser uma oportunidade não apenas para melhorar o seu negócio, mas também – quem sabe – para expandir sua área de atuação ou encontrar um bom nicho de atuação no caso de um novo empreendimento.

5. Inovação

E por último, mas sempre presente, para que uma empresa consiga se sustentar no ano de 2019, é imprescindível que ela inove, ou pelo menos busque inovar. E não estamos falando de criar um produto extremamente novo e revolucionário, mas sim em entender o que seu público precisa naquele momento e não apenas entregar essa demanda, mas surpreender nessa entrega.

Pode ser um novo modo de atender os clientes, envio de e-mails mais pessoais, uma embalagem mais prática… tudo isso pode ser considerada inovação e pode fazer uma grande diferença para a reputação da sua empresa.

Depois de você ter conhecido algumas das tendências de empreendedorismo e mercado  para 2019, é importante que você comece a repensar —ou a pensar— no que você e seus consumidores querem para o próximo ano. É importante sempre ir testando as mudanças que serão feitas aos poucos, para que assim você possa conferir o feedback e consumidores e funcionários e, aos poucos, moldar o seu negócio para as reais necessidades todos.

Gostou das dicas sobre as tendências de empreendedorismo e mercado para o próximo ano? Deixe então seu comentário!

 

*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado do Blog e Valor, com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *