*Este artigo foi produzido pelo App Renda Fixa com exclusividade para o Blog de Valor.

 

Os seres humanos nem sempre agem de forma lógica ou racional, e as tendências de comportamento de um determinado investidor afetam sua tomada de decisões financeiras, chegando muitas vezes a cometer erros na hora de investir.

Parece simples separar um valor e aplicar em algum fundo de investimento, porém não funciona desta forma. É preciso estudar as estratégias.

Analisar qual melhor caminho para você é essencial para que tenha sucesso em seus investimentos. Mas antes de começar as suas pesquisas, elimine primeiro os possíveis erros que pode cometer.

Pensando nisso, vamos trazer a você 6 dicas para não cometer erros na hora de investir. Confira a seguir.

1. Manter a ansiedade

A ansiedade leva a preocupação excessiva quando o mercado oscila. Isso pode levar o investidor a tomar decisões irracionais que prejudicam seus objetivos financeiros a longo prazo.

O controle emocional é fundamental para um investidor obter sucesso. Por este motivo, se você tem esta tendência, sabe que precisa se controlar e usar a razão para realmente se dar bem no mundo dos investimentos.

Para um investidor iniciante a ansiedade é grande para começar a ter seus primeiros rendimentos, mas é preciso autocontrole para não cometer erros na hora de investir.

2. Ter medo da perda

O medo da perda faz com você não queira vender seus títulos porque não quer perder alguns ganhos.

Para este tipo de investidor, as perdas o afetam mais do que os ganhos e, por isso, tenta evitá-los a todo custo, chegando a tomar decisões irracionais ao invés de considerar com lógica as alternativas.

Então entende que perdas podem ser necessárias para ter grandes resultados futuramente, esteja preparado para tudo. Com isso, você não vai erros na hora de investir.

3. Ter uma tendência a se antecipar

A pessoa que tem tendência a se antecipar tem grandes chances de cometer erros na hora de investir. Tentar antecipar quais serão suas opiniões, sentimentos e necessidades no futuro, assumindo que os atuais serão mantidos e não mudarão com o passar do tempo.

Isso, estatisticamente, é muito improvável, já que a necessidade de renda de uma pessoa muda ao longo de sua vida, porque o custo de vida também precisa ser levado em consideração, pois há sempre reajustes.

4. Investir por impulso

Investir por impulso é um grande erro. Para o ser humano impulsivo os pensamentos e o comportamento das pessoas de seu entorno costumam influenciar para a sua opinião.

Ele tende a supor que o grupo sabe algo que não analisou ainda. Assim, ele o segue irracionalmente e ignora a informação que ele pesquisou e assim desvia dos seus objetivos.

Cada investidor traça as suas estratégias, pois cada um possui suas metas pessoais. Então não se deixe influenciar por terceiros, primeiramente pesquise e verifique se realmente será um bom caminho para você. Com isso, não irá cometer erros na hora de investir.

5. Pensar apenas no curto prazo

Os pensamentos a curto prazo podem fazer você se frustrar diante de certos investimentos. Por esta razão, é preciso fazer uma escala de curto, médio e longo prazo. Assim você não ficará insatisfeito.

O investidor precisa ter boas estratégias para atingir rendimentos satisfatórios, então trace suas metas e verifique os fundos de investimentos melhores para cada período e seus riscos.

Você que só pensa no presente, portanto, precisa se adaptar esta nova maneira de pensar e se planejar para não cometer erros na hora de investir.

6. Ter excesso de confiança e otimismo

O excesso de confiança e otimismo faz com que as pessoas ignorarem um possível imprevisto e situações que o investidor não analisou com cautela. Uma pessoa excessivamente otimista também pode estar muito focada em resultados positivos e não considerar a possibilidade de acontecer algum fato negativo com relação aos seus investimentos.

Desta forma, poderia correr mais riscos do que se tivesse planejado melhor suas estratégias.

Saiba que ser um bom investidor não tem haver com apostas que você torce para dar certo é necessário planejamento e saber as estratégias ideais para aplicar em cada situação que poderá surgir para não cometer erros na hora de investir.

O primeiro passo para não cometer esses erros é identificar as tendências comportamentais que mais afetam os investimentos escolhidos. Conhecer os pontos fortes e fracos de cada um deles para tomar as melhores decisões financeiras mais rentáveis para você, mas não deixe de analisar todas as possibilidades boas e ruins.

Não pesquise apenas os melhores fundos de investimentos; é fundamental conhecer os índices desenvolvimento por especialistas como: o Boletim Focus e a Basileia para estar por dentro das tendências do mercado financeiro e não cometer erros na hora de investir.

Agora que você já sabe como não cometer erros na hora de investir, comece a se planejar e analisar o melhor caminho para seu dinheiro. Continue acompanhando nosso blog e nossas postagens, pois sempre traremos novidades sobre o mundo dos investimentos para você.

 

*O App Renda Fixa é uma plataforma de comparação de investimentos, que permite ao investidor buscar e comparar produtos de renda fixa de maneira simples e intuitiva.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado do Blog e Valor, com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *