Cuidar das finanças pode, muitas vezes, parecer uma tarefa complicado. Elaborar um planejamento financeiro eficaz requer tempo e disciplina para segui-lo.

Entretanto, existe algumas ações simples que você pode implementar hoje que vão fazer total diferença para valorizar seu trabalho e deixar de “queimar dinheiro”.

Se você já teve ao menos um desses sinais, esteja atento para não gastar de maneira desnecessária, pois a maior parte dos erros financeiros podem ser evitados. Acompanhe!

1. Comprar produtos de BAIXÍSSIMA qualidade

Um fato importante que precisa ser internalizado é que: Preço é diferente de valor; São duas coisas completamente diferentes.

Preço é o que você paga no ato da compra, e que pode ser mensurado por uma grandeza. Enquanto valor trata-se do que deve ser realmente levado em consideração ao analisar um item, pois este refere-se aos benefícios e qualidades que o produto te trará.

Ao adquirir itens de qualidade duvidosa, no longo prazo, certamente você terá de comprar várias vezes o mesmo produto, demandando mais tempo, que poderia ser empregado em outras atividades e gastará mais dinheiro.

2. Deixar dinheiro parado na conta corrente

O prazer de admirar o extrato bancário com uma boa quantia na conta corrente pode até ser boa, mas é facilmente superada pela sensação de olhar o extrato da insituição de investimentos e ver que o valor aumentou.

Ressalto também a importância de ter um fluxo de caixa na conta corrente para que seja possível fazer as compras planejadas do dia-a-dia. Fora essa finalidade, todo o excedente é indicado deixar investido para a sua reserva de emergência ou aplicado nas suas metas de prazos pré-estabelecidos.

Uma alternativa para o seu fluxo de caixa ter rendimentos é criar uma conta digital no Nubank,  por exemplo. Entretanto, fique atento aos contras desta opção, uma vez que será tributado o Imposto de Renda sobre a rentabilidade do valor em conta e o IOF até os 30 primeiros dias de aplicação, corroendo assim grande parte da sua rentabilidade.

3. Não ter um planejamento financeiro

Existe um pré conceito de que lidar com os números da área financeira é algo chato e que não tem tanta relevância. No entanto, a ideia de abandonar o uso desta poderosa ferramenta é irracional, pois somente o planejamento financeiro pode mostrar os vilões que estão corroendo o seu orçamento.

E somente desta forma é possível agilizar seus objetivos.

Quando este planejamento não acontece, mesmo que de maneira mínima, de forma que você saiba exatamente suas receitas e os custo as chances de você estourar o orçamento são maiores tendo que recorrer a empréstimo com juros abusivos do setor bancário. Outro fator importante é que, com o planejamento, você consegue organizar seus sonhos e alcançá-los rapidamente e o melhor, acompanhar todo o progresso.

Se ainda sim você está se sentindo perdido para montar um planejamento financeiro, faz todo o sentido se organizar junto a um profissional qualificado para lhe ajudar a alcançar suas metas.

4. Gastar por impulso

O grande perigo para o seu bolso está em aumentar a frequência com que esses gastos acontecem! É notável que cada pessoa costuma ter uma tentação na hora das compras, sabendo disso, separe um valor mensal só para esse tipo de compra.

Procure entender qual a sensação que está sentindo no momento para desejar tanto aquele objeto ou produto. Muitas vezes vale à pena esperar um dia que seja para avaliar se é realmente necessário.

As suas emoções influenciam muito na decisão da compra. Clicando aqui você vai descobrir uma nova maneira de se relacionar com o seu dinheiro.

5. Não ter uma reserva de emergência

Imprevistos acontecem o tempo todo. No entanto você pode estar um passo à frente se preparando para quando eles chegarem. Engana-se quem pensa que este método demanda muito tempo e que, portanto, não compensa.

Uma das principais habilidades que uma pessoa pode ter é se antecipar quanto aos problemas. Isso vai lhe dar mais tranquilidade e segurança  de não precisar ter uma dívida bola de neve. Como, por exemplo, acontece com a utilização do cheque especial dos bancos toda vez que necessitar de uma quantia.

6. Viver fora da sua realidade

Esse pode ser o principal vilão das suas finanças! A grande questão entre ser e ter. Guardar dinheiro ou viver agora, perpassa a cabeça de muitas pessoas, entretanto, esses são falsos dilemas.

Não é apenas possível dominar o dinheiro, mas também conquistar um padrão de vida maior a medida que alcança seus sonhos a fim de elevar seu padrão. Não se esqueça de investir todo o dinheiro economizado!

Se você gosta desse tipo de conteúdo não se esqueça de assinar a nossa Newsletter para receber informações exclusivas. Bons investimentos e até a próxima!

 

*Este artigo foi produzido pelo App Renda Fixa com exclusividade para o Portal André Bona.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *