A educação financeira é um primeiro passo para melhorar sua relação com o dinheiro. Ao estudar o assunto e buscar novos conhecimentos, é possível saber, por exemplo, como aumentar sua renda, poupar melhor e construir patrimônio investindo.

Uma das melhores maneiras de ter essas informações é acompanhando canais e blogs de finanças. A internet oferece a vantagem de tornar conhecimentos mais acessíveis. E existem diversos bons profissionais para ajudar você com conteúdos, cursos etc.

Quer conhecer bons canais e blogs que podem ajudar a aprender mais? Continue lendo este texto e conheça 7 alternativas!

1. Blog do André Bona

A nossa lista não poderia começar de forma diferente. O Portal André Bona é o que você está lendo neste momento e oferece muitos outros conteúdos interessantes. Esse educador financeiro começou o blog em 2011 para ajudar as pessoas a tomarem melhores decisões sobre finanças e investimentos.

Assim, são anos de experiência produzindo conteúdo que podem melhorar a sua vida. Com o objetivo de falar sobre finanças e investimentos pessoais, André Bona aproveita os mais de 11 anos como educador financeiro para apresentar artigos com leitura fácil, simples e direta.

Hoje, ele também faz parte do time de educação financeira do BTG Pactual digital. Trata-se do maior banco de investimentos da América Latina, que atende milhares de clientes, além de oferecer conteúdos na internet.

No Portal do André Bona você encontra diversos materiais e acessa cursos que ajudarão a começar uma nova fase da sua vida financeira. Também há um simulador que pode ser útil para entender mais sobre os resultados possíveis de seus investimentos.

Entre os artigos mais lidos do blog estão textos sobre investimentos e finanças pessoais. Além disso, o site apresenta informações sobre estilo de vida, bem-estar, carreira e vida profissional.  E, se você não tem tempo de ler os artigos, os podcasts podem ajudar.

2. Blog do BTG

O Blog do BTG é vinculado ao banco de investimentos BTG Pactual Digital. Com um time de colunistas, que também inclui André Bona, esse blog traz informações sobre as melhores práticas de investimento e de finanças pessoais e empresariais.

Um dos artigos mais lidos traz 15 ideias de renda extra que podem fazer seu orçamento ser maior e sobrar mais dinheiro para aportar mensalmente. Dentre os temas apresentados nesse blog, você pode encontrar, por exemplo:

  • bolsa de valores;
  • day trade;
  • finanças;
  • educação financeira;
  • fundo de investimentos;
  • investimentos em geral.

3. Exame Academy

Com os melhores cursos sobre finanças, a Exame Academy faz parte do grupo Exame. Ela é uma plataforma de educação digital que oferece treinamentos para melhoria do desenvolvimento pessoal e profissional.

Nele, você encontra MBA, jornadas, certificações e cursos que podem aprimorar a sua educação financeira. Os treinamentos abrangem todos os níveis: do básico ao avançado. O Manual do Investidor e o Inovação na prática estão entre os cursos mais procurados.

4. Canal do André Bona no Youtube

Desde 2013, o canal do André Bona no YouTube está no ar trazendo um conteúdo prático e de valor para você começar a sua transformação financeira. Há diversos vídeos e playlists, além de uma comunidade de estudos.

Com centenas de milhares de inscritos, o canal traz vídeos para todos os públicos. As playlists apresentam cursos gratuitos que mostram desde o comportamento que um investidor precisa ter até o planejamento de investimentos necessário para buscar o seu sucesso financeiro.

André Bona também recebe convidados em conteúdos diferenciados. Em especiais, como o Crise Financeira, por exemplo, ele traz seis episódios que mostram experiências e orientações sobre o que fazer quando uma crise bater à sua porta.

5. Anbima

A Anbima é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Sua missão é apoiar o crescimento do mercado de capitais e influenciar o mercado global, certificando profissionais para atuarem nele.

Essa associação conta com a participação de diversas instituições financeiras. Além de orientar sobre o mercado financeiro em seu site através de ferramentas e dados estatísticos, a Anbima também oferece cursos e certificações.

Além de se informar com os conteúdos do blog, você pode se interessar por trabalhar no mercado financeiro e ter uma certificação. Com mais de 460 mil certificações emitidas, os principais diplomas de reconhecimento de domínio sobre um assunto são:

  • CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA – série 10);
  • CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA – série 20);
  • CEA (Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA); e
  • CGA (Certificação de Gestores ANBIMA).

5. B3

A B3 é a bolsa de valores brasileira — onde se negociam ações e outros investimentos diversos. Além disso, a empresa é referência de infraestrutura de mercado financeiro no mundo. Seu site traz artigos, cursos, ferramentas e muitas orientações aos investidores.

Nesse ponto, vale a pena conhecer a B3 Educação.  Ela oferece cursos e certificações variadas para os interessados. Inclusive, muitos deles são oferecidos de forma gratuita a você. Um dos mais procurados é o curso de funcionamento da bolsa de valores.

Também há uma trilha de conhecimento sobre o mercado de ações no Brasil. Com treinamentos desde o investidor iniciante até o investidor profissional, esse pode ser um dos blogs de finanças que farão diferença na sua vida.

6. Canal do Cerbasi

Gustavo Cerbasi é um educador financeiro muito conhecido e considerado uma das grandes referências em educação financeira do Brasil. Ele possui quase um milhão de inscritos em seu canal de YouTube.

Nesse canal, você encontrará muitos vídeos e playlists. Além de conteúdos gravados sobre os principais conceitos de finanças e investimentos, Cerbasi também grava vídeos com respostas às dúvidas que foram enviadas.

Além do canal, Cerbasi também é autor de diversos livros e escreve textos para a coluna do BTG Pactual Digital.

7. Mirna Borges

Se você procura mais conteúdos, pode se interessar pelo trabalho de Mirna Borges. Ela é uma influenciadora, coach e educadora financeira. Seu blog atrai um número expressivo de visitantes e possui inúmeros artigos.

Eles podem ensinar a sair das dívidas, economizar, começar a investir e não se estressar mais com dinheiro. Seu site oferece, por exemplo, um e-book gratuito para você descobrir os 5 passos que descomplicarão a vida financeira.

Agora você conhece 7 dos melhores blogs e canais de finanças. Não deixe de investir no próprio conhecimento e procurar mais informações que podem mudar a sua vida. Afinal, aprender a lidar melhor com o dinheiro é fundamental para seu sucesso!

Você quer saber mais sobre investimentos? Descubra se é possível ficar rico investindo!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *