Quando se fala sobre investimentos, há quem logo pense em como ficar rico. Muitas pessoas sonham, por exemplo, em conquistar a independência financeira e poder parar de trabalhar, pois o patrimônio será suficiente para o sustento.

Essa é uma possibilidade real e vale a pena pensar sobre o assunto. Mas você sabe como enriquecer no mercado financeiro? Apesar de possível, a tarefa não é simples ou rápida. Por isso, vale a pena conferir passos e dicas fundamentais para ajudar.

Enriquecer exige planejamento e é essencial tratar o assunto com seriedade. Então aproveite para conferir informações que farão a diferença no seu objetivo!

É possível ficar rico fazendo investimentos?

Sim, você pode ficar rico ao investir. Mas é preciso ter objetivos factíveis que estejam dentro das suas possibilidades. Como essa é uma meta muito grande, uma forma de simplificar é transformar em passos menores.

O caminho para enriquecer com investimentos é uma combinação entre dedicação, preparo, esforço e planejamento. Antes de investir para ficar rico, você precisa, por exemplo, pensar no seu controle financeiro, conhecer o orçamento e desenvolver boas estratégias como investidor.

Ao colocar tudo isso em prática, você consegue ter um plano de longo prazo e caminhar até ele com disciplina. Mesmo começando com pouco dinheiro é viável acumular patrimônio — especialmente utilizando os rendimentos a seu favor.

O que você precisa fazer para ter sucesso?

Para ficar rico, não é preciso contar com a sorte, mas sim de uma organização e mudança de hábitos, como:

  • economizar dinheiro;
  • procurar novas fontes de renda;
  • substituir maus hábitos;
  • conhecer suas características;
  • investir bem seu capital.

Pensando nisso, confira a seguir aspectos essenciais para ter sucesso!

Ter controle financeiro

Tudo deve começar com um bom planejamento financeiro. Ele servirá de mapa ou guia para as suas decisões, desde as mais simples às mais complexas. Dessa maneira, entre os passos necessários para poder ficar rico, esse é o primeiro que deve tomar.

Comece registrando em um bloco de papel, planilha ou aplicativo a sua renda e os seus gastos. Assim, você poderá saber o valor que tem para investir. Tenha em mente que a sua meta de ficar rico depende, inicialmente, mais da sua capacidade de poupança do que dos investimentos.

Definir metas de curto, médio e longo prazo

Estabelecer metas financeiras ajudará você no controle do orçamento e também será importante para basear as escolhas de investimentos. Assim, os objetivos são como um direcionamento para avaliar o que fazer e como investir.

Considerando que você deseja ficar rico com seus investimentos, é preciso considerar as metas que compõem esse objetivo. Por exemplo, quanto é possível economizar por mês e qual será o valor reservado para investimentos regularmente?

Além do plano de ficar rico, é possível pensar também em outros tipos de metas, de curto, médio e longo prazo. Afinal, você pode ter outras pretensões — como viajar, adquirir um carro ou casa, custear o estudo dos filhos etc.

Nesse sentido, vale a pena montar um planejamento que considere todos os prazos, sem perder de vista seu objetivo de enriquecer. Com consistência, será mais fácil pensar no futuro e não abrir mão da qualidade de vida e de outros sonhos.

Conhecer o seu perfil de investidor

Investidores iniciantes devem contar com muitas informações antes de aportar o seu dinheiro. Em primeiro lugar, é preciso escolher as alternativas que mais se encaixam ao seu perfil de investidor — que indica o seu nível de risco.

Estar informado não garante que sua carteira não terá riscos, mas o ajudará a tomar decisões mais condizentes com suas preferências. Desse modo, existem três classificações de investidores: conservador, moderado e arrojado.

O investidor conservador prioriza a segurança e não quer correr o perigo de perder dinheiro. Nesse contexto, ele procura investimentos de baixo risco. Por sua vez, o investidor moderado pode se abrir a um pouco mais de risco, diversificando em prazos mais longos ou ativos mais arriscados.

Por fim, o investidor arrojado é o oposto do perfil conservador. Ele tolera bem o risco, pois sua preferência está em buscar potencial de retorno. Logo, é preciso se expor a investimentos que tenham chances maiores de perdas para procurar rentabilidades mais altas.

Conhecer as alternativas de investimentos para ficar rico

Depois de conhecer seu perfil e seus objetivos, você pode descobrir as alternativas do mercado financeiro e saber escolher as melhores para o seu caso. Existem duas classes principais: renda fixa e renda variável.

A primeira oferece mais segurança e previsibilidade, enquanto a segunda tem maiores riscos e maior potencial de retorno. Com isso, é importante que cada investidor saiba avaliar as opções para montar uma estratégia condizente com o que busca.

Todo investimento pode contribuir com seu plano de ficar rico. Contudo, eles apresentam diferenças na taxa de rentabilidade, nos prazos, na liquidez, nos aportes mínimos etc. Assim, conheça as possibilidades e avalie com seus critérios pessoais.

Investir constantemente

É preciso entender que a evolução do seu patrimônio acontece quando os esforços são focados nesse objetivo. Por isso, os aportes regulares são grandes aliados do seu plano de ficar rico. Com eles, é possível fazer com que seu capital cresça no decorrer do tempo.

Para conseguir acumular e aumentar sua riqueza, priorize a frequência dos seus investimentos. Ainda que encontrar aplicações ou ativos rentáveis seja importante, o que faz mais diferença na sua estratégia é a acumulação de patrimônio.

Nesse sentido, existem chances de começar a investir com pouco dinheiro. Ao longo do tempo, você pode ir aumentando seus aportes e encontrando possibilidades interessantes de multiplicação da renda e dos ganhos.

Buscar sempre educação financeira

Aprender é também um investimento. Mesmo aqueles que já acumularam um patrimônio grande estão frequentemente buscando novas informações e estratégias. Por isso, é interessante que você se atualize com os conhecimentos necessários para tomar boas decisões.

Na internet existem diversos materiais, como artigos, vídeos, e-books e cursos sobre assuntos que podem ajudar na sua meta de ficar rico com investimentos. Também vale a pena buscar livros e profissionais que sejam referências no assunto.

Depois de ler estas dicas, você entende os principais pontos que respondem a pergunta “como ficar rico fazendo investimentos”. Como vimos, para alcançar essa meta é importante planejar suas finanças pessoais, conhecer o mercado e desenvolver seus conhecimentos.

E então, o nosso post respondeu os seus questionamentos? Caso queira começar seus investimentos, abra sua conta no BTG Pactual digital!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *