Acumular riquezas é um hábito todo mundo deseja manter, mas que, infelizmente, poucos conseguem. Afinal, por mais que estejamos em um país em desenvolvimento, é notório que o brasileiro, de uma forma geral, não entende de educação financeira  e, muitas vezes, sequer sabe como administrar seu dinheiro.

Pesquisas demonstram também que as pessoas não sabem lidar com as adversidades para poderem ser bem sucedidas financeiramente. Tudo por conta da falta da educação financeira, que ajudaria qualquer um a compreender quesitos fundamentais de economia e de investimentos para lidar corretamente com o dinheiro.

Com um pouco de empenho e estudo, no entanto, qualquer um pode acumular riquezas a partir de agora. Quer entender melhor sobre o assunto e aprender a acumular riqueza? Então acompanhe o texto e veja algumas dicas que podem lhe ajudar nesse desafio!

Educação financeira: conceito e importância

A educação financeira pode ser definida como um modo eficiente de lidar com o dinheiro, na qual se aprende a tomar ações mais conscientes.  Uma pessoa bem educada financeiramente controla seu dinheiro, age de forma bem pensada, compra somente o necessário e raramente fecha o mês no vermelho.

O brasileiro não é ensinado a administrar suas finanças, seja na escola ou no seio da família. Isso acaba trazendo prejuízos imensuráveis, principalmente na vida adulta.

Importância da educação financeira

Se você quer ter independência financeira e ser bem sucedido, precisa começar a se educar financeiramente. Riqueza pode estar ligada à berço, privilégios e oportunidades, mas também pode estar relacionado a dominar o dinheiro e fazê-lo trabalhar para você.

Muitos enriqueceram porque trabalharam duro e se planejaram, pensando em cada passo futuro. Contudo, em geral, os indivíduos tendem a gastar o que ganham e não procuram estudar sobre rendimento e rentabilidade.

O maior propósito da educação financeira é mostrar que o dinheiro não serve apenas para ser gasto, mas principalmente para gerar retorno para você.

Acumular riqueza: por que é essencial

As pessoas têm uma noção divergente sobre o tema. Você já deve ter ouvido dos seus pais ou avós, por exemplo, que uma pessoa é rica quando tem muitas propriedades.

No entanto, é fato que apenas a educação financeira fará a pessoa acumular riquezas de forma inteligente.

Acumular riqueza pode ser entendido como um processo de 3 etapas: ganhar dinheiro, economizá-lo e investi-lo.

Investir é a melhor maneira de acumular patrimônio e garantir uma boa estabilidade, principalmente quando for mais velho. Se você se preocupa com seu futuro, comece já a se organizar para garantir que os próximos anos sejam prósperos.

Dicas para acumular riquezas

Conforme for se educando financeiramente, uma pessoa começa a mudar os costumes que eram “sabotadores” da acumulação de riquezas. A seguir veja algumas dicas para poder ser bem sucedido.

Confira 6 delas:

1. Aprenda a economizar

Saiba dizer não para suas vontades e desejos consumistas. Lógico que você não precisa cortar tudo o que gosta de fazer.

Não é necessário privar-se de alguns prazeres para poder economizar. Poupar dinheiro não é tarefa fácil, mas com disciplina se aprende.

Estabeleça prioridades, veja o que é mais importante, o que pode ser cortado e o que pode ser feito para economizar.

Controle-se! No início pode ser difícil, mas valerá muito a pena no final. Aprender a economizar é uma arte que se aperfeiçoa aos poucos.

Se você quiser saber como economizar dinheiro no dia a dia, confira os seguintes artigos:

Além disso, alguns truques podem ajudar a não ser compulsivo, como deixar o cartão de crédito em casa, sair somente com uma quantia de dinheiro, pagar todas as contas e colocar imediatamente o que sobrou em um investimento e sair rápido da loja que tem o produto que você deseja, dentre outras dicas.

2. Não faça dívidas

Talvez uma das invenções mais amadas pelos brasileiros é o cartão de crédito. Parcelar as compras dá uma falsa sensação de que temos um maior poder aquisitivo. Para quem não é organizado, no entanto, pode tornar-se um grande problema.

Até quem compra tudo à vista pode acabar se endividando. Por isso, tente ao máximo comprar somente o que for necessário. O objetivo é fazer o dinheiro render para multiplicá-lo.

Se você tem dívidas, tente negociá-las e pagá-las para começar a economizar dinheiro. Sobre isso, confira 5 passos simples para quitar seu cartão de crédito.

3. Faça um planejamento financeiro

Seja organizado. Anote todas as entradas e saídas, tanto suas quanto de outros integrantes da família que vivem com você. Assim fica mais fácil analisar para onde o dinheiro está indo e tomar atitudes para gastá-lo melhor e cortar os excessos.

Se você tiver uma família, um planejamento em conjunto pode ser de muita valia para ajudar todos a contribuírem para o bem estar financeiro. Sobre isso, você pode ler:

4. Não pare nunca de aprender

Robert Kiyosaki, autor do best seller  Pai Rico, Pai Pobre nos ensina que devemos ter o hábito de estudar. Além disso, comenta que devemos nos aprofundar sobre empreendedorismo.

Essa lição é importantíssima. Nunca pare de aprender sobre investimentos, negócios e empreendedorismo. Leia livros, faça cursos e aprenda com grandes nomes do mercado de investimentos e negócios.

Artigos relacionados:

5. Trace metas e objetivos

Todo mundo precisa traçar metas de curto, médio e longo prazo. Até porque quem não planeja metas, não tem motivos para economizar, certo?

Por isso, analise seus sonhos, o que você gostaria de fazer e como você deseja se ver no futuro. Anote tudo em um papel e separe em três colunas. Pense também no seu bem estar, principalmente futuro e leve em consideração o que a família anseia.

6. Aumente seus ativos

Que tal aprender algo novo que te dê retorno financeiro ou desenvolver uma atividade que tenha conhecimento para ganhar dinheiro no seu tempo livre?

Multiplicar seus ativos, ou seja, ter mais de uma fonte de renda pode facilitar muito o processo de investir mais para ter mais lucro. Veja o que sabe fazer e pense em como aumentar o dinheiro que entra todo mês na sua conta.

Acumular riquezas é importante para garantir nosso bem estar e o de nossa família. Contudo, devemos nos educar financeiramente para que isso seja feito de forma correta e eficiente.

Acumular dinheiro e fazê-lo gerar rendimentos pode parecer impossível no início, mas com tempo e aprendizado, essa prática fica cada vez mais natural. Portanto, não pare nunca de estudar e aplique essas dicas para começar a acumular riqueza!

Gostou do artigo? Então assine nossa newsletter para continuar seu aprendizado!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *