Poupar dinheiro é um uma atitude que divide opiniões. Há quem faça isso por anos, quem realmente não se importa e os que não imaginam como começar.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção de Crédito (SPC), cerca de 48,5% da população não tem o costume de economizar e se planejar para o futuro.

A verdade é que guardar dinheiro é sim necessário, e pode ser feito modificando pequenas atitudes no nosso dia a dia. São mudanças que podem parecer pequenas, mas que, no final, farão enorme diferença nas economias.

Quer aprender a como economizar dinheiro de uma forma muito simples? Então leia o artigo até o final e descubra como poupar dinheiro com essas 8 dicas incríveis!

1. Use a técnica do “eu quero” e “eu preciso”

Se você é do tipo de pessoa que adora comprar sem ao menos pensar se o que deseja é, de fato, necessário, essa técnica lhe ajudará a não comprar por impulso. Antes de sair da loja com o produto, pense se você realmente precisa comprá-lo ou se apenas o deseja.

Seja sincero e analise. Se você apenas quer comprá-lo por puro consumismo, deixe-o na loja e saia. Acredite, é melhor fazer isso do que se arrepender depois.  Afinal, são nestes momentos que acabamos comprando supérfluos que, mesmo sendo de baixo valor, podem comprometer a meta de guardar dinheiro.

Aqui, vale também lembrar as palavras atribuídas a Benjamin Franklin: “Cuidado com as pequenas despesas; um pequeno vazamento afundará um grande navio”.

Precisamos, portanto, ter cuidado com gastos banais. Mesmo pequenos, estas despesas podem causar estragos enormes –  principalmente se forem acumulando sem que se perceba.

2. Vá ao mercado alimentado e com a lista pronta

Ir ao supermercado com fome não é aconselhável, pois tendemos a exagerar e comprar mais do que o necessário. Por isso, deixe para ir após se alimentar.

Outra forma de evitar gastos extras é fazer a lista do que é preciso comprar com antecedência. Ir ao mercado sem saber o que deve ser comprado pode fazer com que você gaste mais do que o necessário e leve o que não é importante.

Portanto, não deixe de listar o que precisa comprar e, quando chegar ao mercado, vá direto aos corredores dos produtos que precisam ser adquiridos. Assim, você evita a compulsão de levar o que não deve e economiza tempo.

3. Coma em casa ou leve marmita

Comer fora pode ser mais prático, mas é um hábito que pode ser modificado. Além de não ser muito saudável, pois não se sabe como os restaurantes cozinham os alimentos, o valor gasto no final do mês pode ser bastante alto.

Por isso, tente se organizar para cozinhar e comer em casa durante a semana. Caso seja impossível, faça suas marmitas para os dias de trabalho e levá-las na bolsa. É muito mais barato comer o que cozinhamos e também é bem mais saudável.

Ainda, aposte em alimentos mais em conta para poupar dinheiro no dia a dia. Consuma menos carne e mais verduras e frutas, pois o valor das proteínas animais, no final do mês, podem custar caro e pesar no bolso se você não tiver controle do que adquire.

4. Cancele assinaturas ou troque por opções mais baratas

Hoje em dia é possível encontrar serviços de assinatura de todos os tipos, como de jornais, filmes, músicas e etc. Com preços geralmente baixos, estes serviços são bastante atraentes.

Assinaturas de streaming, por exemplo, realmente são mais acessíveis – sendo boas opções para substituir os canais de TV por assinatura.  Em relação aos serviços de música, por que não encontrar alternativas gratuitas?  Existem inúmeras opções de serviços gratuitos ou de valor muito baixo – que não comprometem seu orçamento e cumprem o papel de entreter.

O mesmo vale para as assinaturas de sites, jornais e de outras categorias. Deve-se analisar quais realmente valem a pena – quais destas assinaturas, de fato, são úteis para o seu dia a dia – e quais podem ser canceladas.

5. Peça emprestado em vez de comprar

Quando precisar de algo – seja uma roupa para um evento, um livro para estudo ou até uma mala para viajar, veja se é possível alugar. Ou melhor: verifique se você conhece alguém que possa lhe emprestar o item gratuitamente.

Sempre que nos vemos em uma situação na qual precisamos de alguma coisa, é normal já pensarmos em comprar. Contudo, se o seu objetivo é poupar dinheiro, converse com amigos, veja se eles podem lhe ajudar ou se conhecem alguém que tenha o que você precisa para aquele momento. Seu bolso agradecerá muito!

6. Seja criativo no lazer

Quem não adora passear ou ter momentos divertidos com amigos e família? Saiba que você não precisa, necessariamente, abrir mão do dinheiro para ter ótimos momentos de lazer! Basta ser criativo e saber formas de como poupar dinheiro.

Procure por atrações gratuitas, locais com entrada franca e parques para se fazer atividades ao ar livre como passeios, piqueniques e brincadeiras. Atividades assim acabam sendo mais prazerosas, principalmente para crianças.

Se for sair com amigos, procure se divertir em casa ou na casa deles e cozinhem ao invés de comer fora ou pedir delivery. O que importa é a companhia e os bons momentos, certo?

7. Economize nos transportes

Ter carro realmente traz muitas facilidades, mas não é impedimento e nem desculpa para que você não utilize outros meios de transporte. Suas despesas com gasolina são altas? Será que de vez em quando não é melhor utilizar uber e transporte coletivo?

Há ainda cidades que contam com outras alternativas mais econômicas, como patinetes e bicicletas. Teste-as para decidir formas diferentes de se locomover.

Assim, você não só poderá economizar dinheiro como também pode descobrir maneiras mais rápidas de ir ao trabalho sem enfrentar muito trânsito.

Caso o carro ainda seja o melhor meio de transporte, tente poupar dinheiro no dia a dia estacionando em locais gratuitos em vez de colocar o carro em estacionamentos pagos, dando carona e dividindo a despesa da gasolina, por exemplo.

8. Use a rua para se exercitar

Há quem pague a academia para se exercitar e manter-se mais saudável, mas saiba que o valor pago mensalmente pode ser muito alto – e pesar no orçamento. E esse problema pode ser resolvido de forma bastante simples!

Para quem quer continuar pagando para fazer alguma atividade, é possível encontrar academias com valores menores ou que ofereçam alguma atividade que possa custar bem menos do que uma mensalidade. Este valor mensal, muitas vezes, abrange inúmeras atividades que, na prática, sequer são aproveitadas por você.

Se o seu desejo é cortar esse gasto, algumas alternativas podem ser a solução. Caminhar ou correr na rua, fazer yoga ou pilates em parques ou praças públicas são duas formas de se manter ativo e economizar. Caso não deseje sair de casa, há exercícios e alongamentos que podem ser feitos em casa.

Poupar dinheiro no dia a dia não é um bicho de sete cabeças. Com a mudança de pequenos hábitos, é sim possível economizar.

Tenha sempre em mente que, por mais que certos cortes possam, individualmente, trazer pequenas economias, no final, você poderá notar uma enorme diferença. É como dizia Lao Tzu: “Uma jornada de mil quilômetros precisa começar com um simples passo”.

Portanto, não deixe de economizar, dê o primeiro passo e saiba que é de pouco em pouco que você alcançará seus objetivos!

Gostou de descobrir maneiras simples de poupar seu dinheiro? Então não deixe de compartilhar o que leu com seus amigos!

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *