Quem pensa em aproveitar as oportunidades do mercado financeiro, provavelmente, já se perguntou qual o melhor investimento para ganhar dinheiro. Afinal, a rentabilidade é um dos fatores avaliados pelos investidores em sua tomada de decisão.

No entanto, os investimentos também apresentam outras características que devem ser observadas no momento do aporte. Ainda, existem questões subjetivas, relacionadas ao próprio investidor. Diante disso, podem surgir algumas dificuldades no momento de compor a sua carteira.

Para auxiliar nessa jornada, você aprenderá o que observar no momento de escolher onde investir e qual o melhor investimento para ganhar dinheiro. Continue a leitura e saiba mais!

O que observar para escolher o melhor investimento?

Antes de aprender sobre qual é o melhor investimento para ganhar dinheiro, vale conhecer os critérios que você deve considerar em suas decisões.

A seguir, confira os principais itens que devem ser observados:

Perfil de investidor

Primeiro, é preciso considerar o seu perfil de investidor no momento de compor a sua carteira. Ele demonstra a sua personalidade no mercado financeiro, principalmente em relação à tolerância aos riscos. Assim, existem três classificações que podem ser usadas:

  • conservador: busca opções consideradas mais seguras, mesmo que isso signifique menor rentabilidade;
  • moderado: tem maior tolerância aos riscos, especialmente no longo prazo, mas ainda preza por segurança;
  • arrojado: prioriza a rentabilidade, mesmo que isso signifique correr maiores riscos.

Se você não sabe qual é o seu perfil, é possível conhecê-lo por meio do suitability ou API (avaliação de perfil do investidor). Trata-se de um formulário com questões que ajudam a identificar o seu nível de tolerância aos riscos. Para facilitar, ele é disponibilizado por bancos de investimentos.

Objetivos financeiros

Outro ponto importante para fazer investimentos inteligentes é considerar os seus objetivos financeiros. O que você pretende conquistar ao investir? Algumas pessoas buscam renda passiva e alcançar a independência financeira, por exemplo.

Outras ainda estão em fase de acúmulo de capital e têm objetivos como adquirir imóveis, trocar de carro ou fazer viagens. As metas afetam as suas escolhas, então vale a pena refletir sobre o que você busca com seus aportes para, então, definir os investimentos mais adequados.

Note que, desse modo, não existe necessariamente o melhor investimento para ganhar dinheiro. O ponto crucial é entender quais são as alternativas mais adequadas para o seu perfil e para cada objetivo.

Prazos dos objetivos

Também considere o prazo dos seus objetivos, ou seja, o período dentro do qual você pretende conquistá-los. Ele é importante porque, muitas vezes, os investimentos são indicados para opções de curto, médio e longo prazo.

No primeiro caso, inclua os objetivos de até 1 ano. Depois, liste o que você deseja conquistar nos próximos 5 anos. Por fim, anote aqueles objetivos mais longos. A partir disso, você conseguirá fazer aportes direcionados para cada objetivo com maior segurança.

Características dos investimentos

Para conseguir avaliar as opções, também é preciso conhecer as características delas e entender alguns termos do mercado financeiro. Nesse momento, é essencial aprender sobre o tripé de investimentos e seus impactos nas decisões.

Você conhece esse conceito? Ele identifica 3 características que compõem cada tipo de investimento: liquidez, rentabilidade e segurança. Confira o que elas significam:

  • liquidez: trata da facilidade e rapidez para converter um ativo em dinheiro;
  • rentabilidade: refere-se ao retorno que pode ser obtido com o investimento;
  • segurança: tem relação com o risco de perdas financeiras.

Essas três características estão presentes em níveis diferentes em cada investimento. Porém, não é possível aproveitar o melhor de todas: ao priorizar uma delas, você precisará abrir mão de outras.

Por exemplo, um investimento com alto potencial de retorno tende a ter mais riscos ou menor liquidez. Já uma opção mais segura costuma limitar a rentabilidade. Assim, você precisa entender qual é a prioridade em cada aporte para tomar as melhores decisões.

Qual o melhor investimento para ganhar dinheiro?

Mesmo entendendo quais critérios analisar ao escolher em quais produtos ou ativos investir, é comum se perguntar qual é a opção ideal. Contudo, não há uma resposta exata para essa questão, pois isso dependerá de diversos fatores pessoais.

O melhor investimento para determinado investidor ganhar dinheiro dependerá de seu perfil e objetivos. Por exemplo, se você tem um perfil conservador, buscando segurança, provavelmente não valerá a pena investir em ativos de alto risco apenas devido ao alto potencial de retorno.

Afinal, isso pode trazer maior ansiedade e preocupações, além de existir o risco de que você tenha prejuízo. Portanto, saber qual o melhor investimento para ganhar dinheiro demanda uma análise do mercado e das suas necessidades para identificar as opções mais adequadas para a sua carteira.

Para não errar, estude o mercado financeiro, entenda as características de cada alternativa e defina o que você busca ao investir. Além disso, determine as suas estratégias de alocação, escolhendo o percentual do capital que será destinado a cada tipo de investimento.

Um investidor mais arrojado, por exemplo, pode destinar uma parcela maior aos investimentos de maior risco, visando potencializar a rentabilidade. O segredo, aqui, é sempre estabelecer prioridades e buscar equilíbrio em sua carteira.

Diversifique o seu portfólio

Uma dica para auxiliar em suas decisões é contar com a diversificação da carteira. Por meio dela, é possível fazer o manejo de riscos e montar um portfólio que ajude a aumentar os ganhos. Ao mesmo tempo, você tem meios para garantir maior segurança em, ao menos, uma parcela de seu capital.

O intuito é contar com ativos e aplicações de diferentes tipos, com exposição a riscos variados. Por exemplo, ter títulos de renda fixa atrelados a índices diferentes, ações de diversos setores da economia, entre outras práticas.

Dessa maneira, é possível reduzir os riscos de perdas diante de movimentações negativas do mercado. Afinal, elas poderão ser compensadas pelos ganhos obtidos com outros investimentos de seu portfólio, o que pode potencializar a rentabilidade.

Como você viu, não há uma resposta definitiva sobre qual o melhor investimento para ganhar dinheiro. No entanto, existem diversas práticas que você pode adotar para auxiliar em suas decisões, compondo uma carteira alinhada às suas necessidades!

Quer mais dicas sobre investimentos? Então aprenda o que é reserva de oportunidade e como fazer a sua!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *