3 minutes

*Este artigo foi produzido pela Juridoc com exclusividade para o Portal André Bona.

 

Em tempos de crises na economia, quem gerencia uma empresa sabe que cada centavo é importante, principalmente os pequenos empresários. Uma maneira simples de aumentar seu lucro é gastar de maneira mais inteligente e ser criativo na forma de economizar.

E a melhor forma de fazer isso é reduzir os custos sem precisar sacrificar a qualidade em seus produtos e serviços, operações e relações comerciais.

De modo geral, alguns passos simples e de bom senso pode ajudar a cortar custos. Para ajudar, elaboramos uma lista com 7 dicas para você. Confira!

1. Reduza os custos com marketing

Você pode reduzir os custos de marketing fazendo mais internamente e investindo menos em marketing tradicional. Com certeza, você não vai eliminar a publicidade paga que está funcionando.

No entanto, pode valer a pena dar uma olhada em algumas alternativas que, além de gratuitas, podem gerar leads e vendas.

Comece aumentando suas interações com seus clientes por e-mail, construindo um blog de conteúdo e planejando suas publicações nas redes sociais para explorar a sua marca.

2. Aproveite a tecnologia virtual e o teletrabalho

Reduza os custos de sua empresa, operando de maneira virtual sempre que possível.Reuniões virtuais, por exemplo, ajudam a minimizar as despesas de viagem.

Da mesma forma, o trabalho remoto pode eliminar a necessidade de espaço físico e outros custos com colaboradores.

3- Negocie seus contratos com fornecedores

Aprenda a negociar seus contratos, buscando sempre preços melhores ou condições mais favoráveis. Mas lembre-se de definir expectativas razoáveis para firmar relacionamento sem longo prazo, com foco no futuro da parceria.

Para isso, fique atento às renovações e deixe sempre bem claro todos os pré-requisitos, termos e condições essenciais. Assim como custo total, cronograma de pagamento datas de término e de renovação.

4. Reduza o uso de papel

Assim como é importante reduzir o uso de energia e água, minimize também o desperdício de papel.

Há várias maneiras de fazer isso. Você pode adotar ações simples como a mudar o correio tradicional para e-mail e usar um sistema de faturamento digital.

Do mesmo modo, é possível converter seus arquivos para sistemas online. Por fim, evite as cópias impressas.

Segundo uma pesquisa da ThinkBeforePrinting, 50% das páginas impressas nunca são vistas. Além disso, 40% do papel de escritório costuma ser descartado em até 24 horas após a impressão.

5 –Valorize as habilidades de seus funcionários

Avalie sempre a experiência e das habilidades dos seus funcionários para obter mais envolvimento e, por conseguinte, aumentar a produtividade.

Saiba distribuir as responsabilidades aos funcionários conforme a habilidade e eficiência em suas áreas para promover uma cultura de engajamento.

Funcionários engajados trabalham com mais focos e envolvimento, o que leva a empresa ao crescimento. Por outro lado, colaboradores insatisfeitos e improdutivos podem reduzir os lucros de sua empresa.

6 – Escale migrando para a nuvem

A nuvem pode ajudar as empresas, principalmente as pequenas, a se tornarem mais escalonáveis e eficazes.

Além de ajudar no corte de papel facilita o uso de ferramentas gratuitas de trabalho on-line, o que ajuda a economizar dinheiro e obter uma vantagem significativa sobre a concorrência.

Alguns exemplos de ferramentas que podem ajudar a sua empresa nesta jornada: Google Docs, Microsoft Office Live Workspace, o AmazonCloud Drive e DropBox.

7 – Automatize tarefas que fazem você perder tempo

Ajude seu negócio a ter sucesso automatizando tarefas que fazem você perder tempo. À medida que a tecnologia evolui, o mercado de softwares oferecem ferramentas que podem ajudar a melhorar o funcionamento de suas empresas.

Quando a sua empresa começa a crescer, os custos com tecnologia que ajudam a melhorar e agilizar seus processos devem ser vistos como investimento.

Por isso, não hesite em adotar algum software de gestão empresarial que possa ajudá-lo a aumentar a produtividade, ao mesmo tempo, que reduz despesas com operações que fazem os seus colaboradores gastarem muito tempo.

Enfim, cortar seus custos não acontece durante a noite e de que existe sempre alguma despesa desnecessária que pode ser cortada.

Mas esteja atento ao fato de que além das sete dicas acima, existem muitas outras maneiras de aparar os excessos sem prejudicar a qualidade da sua prestação de serviços e que ajudam o seu negócio a ter sucesso!

 

*Juridoc é uma plataforma de automação e gerenciamento de contratos e documentos que permite um processo eficiente, com redução de tempo e custos. O software simplifica todo o ciclo de vida do contrato, agiliza o fluxo de trabalho e aprimora a conformidade.

Share.

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

Leave A Reply