A arte imita a vida ou é a vida que imita a arte? Na maioria dos casos, é difícil dizer. Mas seja como for, podemos utilizar a arte como forma de entendimento de nossas vidas, buscando motivação para o que for preciso – inclusive quando o assunto é carreira ou vida profissional.

Se você precisa de uma guinada na sua vida profissional, saiba que é possível encontrar inspiração e motivação em produções para o cinema e para a televisão. Por isso, decidimos listar no artigo de hoje 7 títulos da Netflix que todo profissional deveria assistir – não importa qual seja seu campo de atuação.

Continue a leitura e conheça algumas opções de filmes que podem lhe inspirar e ajudar na sua carreira e que estão, atualmente, disponíveis no catálogo de títulos da Netflix.

1. Walt antes do Mickey

Um filme de Khoa Lê, de 2015, conta a história de Walt Disney antes de ser o magnata dono da grande empresa de animação e parques e tantos outros produtos. O Walt do filme é um jovem sonhador, que gosta de desenhar e tem bem claro em sua mente o que deseja: montar um estúdio de animação.

O problema é que a realidade ao seu redor não coopera na realização dos seus sonhos. O filme nos mostra a criação do ratinho Mickey e a batalha de Disney para conseguir realizar seus sonhos.

Você já reparou que em boa parte dos clássicos antigos da Disney há uma mensagem de motivação para você seguir seus sonhos? Pois é, existe uma razão para isso, e você descobrirá assistindo a este filme que é o primeiro da nossa lista de títulos da Netflix que todo profissional deveria assistir.

2. Whiplash – Em busca da perfeição

O filme de DamienChazelle, de 2014 é bastante motivador, e promete lhe dar um tremendo choque de empenho. Se você precisa de um pouco de motivação para construir sua vida profissional, não deixe de assisti-lo.

Whiplash, que ganhou 3 Oscars – incluindo o prêmio de ator coadjuvante, conta a história de um jovem músico que está determinado a ser um excelente baterista. Ao seu lado, tem a figura de um professor que faz as vezes de mestre e também de tirano. Mas sejam quais forem as adversidades, Andrew está determinado a dar o melhor de si.

3. Chefs Table

Esta é uma série documental produzida pela Netflix que fala sobre gastronomia e como ser um chef, mostrando  a história de um chef de sucesso. Mas a receita de sucesso não e destinada somente para quem é da área culinária: qualquer profissional pode se identificar e aplicar o que é mostrado na produção.

É preciso dedicação, comprometimento, espírito de liderança, originalidade no que você faz e crença total no seu trabalho. Tudo isso está presente na série e você pode se inspirar.

A série começou em 2015 e já tem quatro curtas temporadas.

4. George Harrison: Living in the Material World

Este documentário longo, de 2011, do grande diretor Martin Scorsese sai um pouco da linha dos outros trabalhos que ele costuma realizar. Aqui, ele traça um panorama realista sobre a vida do guitarrista dos Beatles, George.

De uma infância humilde, uma casa simples e gelada no inverno, para se tornar um dos músicos mais populares do mundo, fazendo parte da banda mais famosa, morando em um castelo no interior da Inglaterra.

Neste documentário, você pode perceber a trajetória complexa dos Beatles, de determinação e amor à música, além dos múltiplos revezes que os quatro tiveram de passar. O interessante, no entanto, é perceber a busca de George de algum significado mais profundo.

O sucesso vai muito além da fama e do dinheiro e aqui, podemos acompanhar com Harrison e Scorsese a finitude da vida material e nos inspirar em como tornar a vida significativa, em todos os sentidos.

5. O Lobo de Wall Street

Também de Martin Scorsese, o  filme de 2013 é baseado no livro de Jordan Belfort e traz Leonardo DiCaprio no papel principal, como o próprio Belfort. Nele, acompanhamos a trajetória incrível do personagem como corretor de ações e sua busca e conquista do sucesso no campo profissional e pessoal, além de conhecer os detalhes de um estilo de vida para lá de excitante e frenético.

6. A Felicidade não se compra

Filme de Frank Capra, de 1946, trata-se de um clássico do cinema, daqueles que figuram em diversas listas de 100 melhores filmes. E, por isso, não poderia estar presente na lista de títulos da Netflix que todo profissional deveria assistir.

Estrelando James Stewart e Donna Reed, o filme conta a história de um empresário que, logo na época do Natal, acaba falindo por ter sido passado para trás por um banqueiro desonesto. Tudo o que resta, além de contas para pagar e filhos que querem presentes, é a possibilidade de suicídio.

Em um realismo mágico, Capra nos mostra que o mais importante do que as situações cotidianas, é que você acredite em si e no que quer e que pense um pouco fora da caixa. O ritmo e estilo do clássico difere bastante do que é produzido hoje em dia, mas a mensagem é tão ou até mais forte e nos faz analisar o que é realmente importante.

7. Julie e Julia

Filme de Nora Ephron, de 2009, esta produção pode ser uma boa inspiração para os autônomos e profissionais de meios mais alternativos. Baseado em um livro, vemos a história de Julie Powell, uma moça com um emprego ordinário do qual ela não gosta.

Mas aos poucos, ela descobre um hobby que vale muito mais a pena para ela: a gastronomia. Ela resolve testar toda receita que está no livro de gastronomia de Julia Child – uma renomada chef – e passa a postar suas experiências em um blog.

O filme mostra a dedicação de ambas as mulheres – Child tentando se posicionar como mulher profissional nos anos 60 numa sociedade bastante machista – e Powell, tentando se firmar como uma profissional de forma alternativa, fazendo o que gosta.

O longa é baseado em uma história real. Hoje, Julie Powell é uma renomada escritora da gastronomia.

E você, conhece outros títulos da Netflix que podem servir de inspiração na carreira? Então deixe sua sugestão nos comentários!

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *