Um local de trabalho grande ou pequeno precisa ser impulsionado pela eficiência. Caso contrário, a produtividade e, por conseguinte, a sustentabilidade do negócio pode ficar comprometida.

E pode-se chegar a um ponto crítico em que até mesmo a lucratividade de uma empresa sofrer. Por isso, as organizações lutam cada vez mais para serem produtivas, fazer mais em menos tempo sem perder a qualidade do trabalho.

A importância da produtividade

Ou seja, na prática, produtividade está relacionada, basicamente, à redução de tempo com gasto em tarefas desnecessárias. Por outro lado, a melhora da produtividade está relacionada tanto ao ambiente no local de trabalho, como a forma de gerenciamento dos colaboradores, entre outros fatores que definem a cultura de trabalho de uma empresa.

Em relação aos funcionários, todos sabem que é preciso mantê-los motivados a executar e entregar os resultados para os quais são qualificados e capazes. Do mesmo modo, pequenas mudanças nos hábitos e na rotina da empresa também podem melhorar de forma significativa os níveis de produtividade e eficiência em sua empresa.

Confira a seguir oito dicas sobre como obter o máximo de suas tarefas diárias e garantir que sua produtividade seja mantida ao máximo!

1 – Analise desempenhos individuais e dê suporte

Um problema comum para os gerentes é não ter um claro e forte senso de que seus funcionários tenham alto desempenho ou não. Mesmo o trabalhador mais dedicado pode se tornar improdutivo.

Logo, todo proprietário ou supervisor de uma empresa deve dedicar um tempo para motivar seus funcionários e aumentar sua produtividade.

Considere como sua empresa está operando atualmente e visualize novas maneiras de mudar a forma como você trabalha. Verifique se existe uma maneira melhor dos membros da sua equipe estruturarem as tarefas diárias.

2 – Defina metas realistas

É importante também estabelecer metas de curto prazo e longo prazo, assim como priorizar tarefas, especialmente em uma pequena empresa.

Forneça a cada membro da equipe um plano e incentive cada um a fazer uma lista, a fim de garantir que ele complete os trabalhos prioritários no prazo e permaneça na tarefa durante todo o dia. O resultado deverá ser um trabalho eficiente.

3 –  Não faça diversas tarefas ao mesmo tempo

Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Stanford apontou que a produtividade pode ser reduzida em até 40% pelos bloqueios mentais criados quando as pessoas trocam de tarefas. Portanto, para aumentar a produtividade, lide com uma tarefa de cada vez.

4 – Limite o tempo que você está gastando em suas tarefas

Algumas pesquisas revelam que apenas 17% das pessoas são capazes de estimar com precisão a passagem do tempo.

Diante disso, utilizar uma ferramenta que o ajude a quantificar o tempo que você gasta em tarefas diárias, incluindo mídia social, e-mail, etc. Ela poderá revelar quem são os “roubadores de tempo”.

5 – Organize o fluxo de trabalho

A queixa mais comum dos funcionários é a má gestão no local de trabalho. Um sistema que pode rastrear a carga de trabalho e a responsabilidade dos funcionários pode salvá-lo disso.

A produtividade geralmente sofre quando os gerentes não sabem o que os funcionários estão fazendo. Organizar um fluxo de trabalho adequado pode fazer uma diferença significativa ajudando a atribuir as funções apropriadas a cada membro da equipe.

5 – Reduza as distrações

As mídias sociais podem ser um grande inimigo da produtividade, mas não é nada engajador ter uma política sem smartphone.

Mas você pode incentive os funcionários a desligarem seus celulares e a fazer pausas regulares durante as quais eles podem ficar livres para verificar seus telefones.

6 – Ofereça os equipamentos certos

Fornecer aos funcionários as ferramentas e os equipamentos certos é importante para que eles possam desempenhar suas tarefas com eficiência.

Equipamentos eletrônicos eficientes, sem problemas de conectividade ajudarão a economizar tempo precioso e ajudar a produzir resultados rápidos.

7 – Automatize os processos mais críticos

As empresas podem aumentar a produtividade usando softwares e ferramentas de automação, reduzindo tempo e esforço com tarefas manuais.

Ao tirar da mesa essas tarefas, você e os colaboradores podem se concentrar em atividades mais estratégicas.

Hoje, a tecnologia pode ajudar em todas as suas atividades de gerenciamento de projetos, gestão de contratos, controle financeiro e planejamento de marketing, entre outros.

8. Faça seus funcionários felizes

Encoraje, motive e recompense. Diga aos funcionários que eles estão fazendo um bom trabalho e faça críticas construtivas.

Mostrar aos funcionários o quanto a empresa os aprecia, respeita e valoriza em um nível pessoal é gratificante.

E você tem alguma dica de produtividade relacionada ao trabalho? Compartilhe abaixo!

 

*Este artigo foi produzido pela Juridoc com exclusividade para o Portal André Bona.

*Juridoc é uma plataforma de automação e gerenciamento de contratos e documentos que permite um processo eficiente, com redução de tempo e custos. O software simplifica todo o ciclo de vida do contrato, agiliza o fluxo de trabalho e aprimora a conformidade.

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *