Por conta do baixo rendimento da poupança, tem se tornado cada vez mais comum o investimento em outros produtos de investimentos. Mas, para fazer uma boa aplicação, é preciso conhecer verdadeiramente as formas de investir dinheiro e ter humildade suficiente para aceitar que há sempre mais a aprender.

Muitos investidores iniciantes acabam cometendo algumas falhas na hora de aportar seus dinheiro. Para ajudá-lo a manter os pés do chão na hora de entrar para o mundo dos investimentos, listamos 8 erros que você não deve cometer ao investir dinheiro, seja em renda fixa ou em renda variável.

Acompanhe nosso post e saiba quais são!

1. Falta de planejamento

A falta de planejamento é o pior erro que um investidor pode cometer. É preciso ter visão estratégica e conhecer os objetivos pelos quais você pretende investir, antes de tomar qualquer decisão.

As chances de perder com o investimento são maiores quando não se sabe onde quer chegar. Por isso, é importante ter um alvo. Assim a aplicação financeira será apenas um veículo utilizado para alcançar seu objetivo.

Lembre-se que o planejamento não deve ser apenas financeiro, mas pessoal. Afinal, sua vida particular pode dizer muito sobre seu perfil investidor e algumas características como a humildade, por exemplo, pode influenciar na hora de investir.

2. Achar que é superior

Muitas pessoas têm mania de grandeza, pensam que sabem tudo e se acham superiores por terem conseguido alguns lucros com investimentos. Porém, o mercado financeiro vive em constante renovação e, consequentemente, há sempre o que aprender.

O que define um bom investidor não são os lucros alcançados com algumas ações no início do processo e sim a experiência, o conhecimento adquirido em com horas de estudos sobre o assunto e as experiências práticas do dia a dia. O importante é o número de experiências positivas comparando-as com as negativas ao decorrer do tempo.

Em meio a todas essas questões, conseguir manter o lucro com as escolhas é a chave para ser um bom investidor. É preciso fazer investimentos inteligentes, mantendo a humildade e a disposição para o aprendizado.

Afinal, no mercado financeiro, especialmente em investimentos de maior risco, não se ganha a todo momento.

3. Achar que sempre irá ganhar ao investir dinheiro

Todo investidor quer ganhar com suas aplicações, isso é óbvio. Mas, nem sempre isso é possível. Tudo depende das mudanças normais do mercado e dos investimentos escolhidos. Entrar no mundo dos investimentos esperando ganhar sempre pode gerar frustrações que atrasam a vida de um investidor em potencial.

Ao investir dinheiro em renda variável, por exemplo, esteja preparado para perder. Assim, os ganhos serão motivo de muito contentamento.

Além disso, se acontecer de a primeira aplicação não gerar os lucros esperados ou resultar em prejuízos, você vai estar pronto para encarar a próxima de cabeça erguida. A melhor maneira de fazer isso é através de uma análise de seus investimentos. Não deixe o medo te atrapalhar!

4. Deixar de tentar por medo

O medo é uma ferramenta de defesa do ser humano. Por isso, é importante não deixá-lo de lado, principalmente quando se trata de aplicações financeiras. Afinal, sentir medo a todo momento não é uma sensação agradável, não é verdade?

É importante não deixar seus receios impedi-lo de aplicar dinheiro. Não se esqueça de que o investimento é a melhor forma de alcançar a independência financeira.

O medo deve lhe influenciar de forma racional, para que você comece com investimentos mais conservadores, se for o caso, e seja sempre cauteloso e cuidadoso na hora de fazer seus aportes.

5. Não escolher uma boa instituição financeira

Muitos investidores iniciam suas aplicações sem considerar a melhor instituição financeira para realizar seus aportes. Conhecer as opções de mercado e optar por uma boa instituição – que seja sólida e que ofereça os melhores produtos, os melhores serviços e as melhores taxas – é sempre uma decisão inteligente a se tomar.

Escolher uma instituição financeira que lhe ofereça facilidades para investimentos no dia a dia, como uma plataforma totalmente digital, também pode fazer a diferença para a maioria dos investidores. Lembre-se que a tecnologia avança a cada instante e nada justo que utilizá-la sempre a nosso favor, inclusive para os investimentos.

6. Não diversificar os investimentos

Uma das melhores maneiras de investir dinheiro com baixo risco é por meio da diversificação dos investimentos. Por exemplo, se você separou R$ 100.000,00 para sua primeira aplicação, você poderia, por exemplo, destinar uma parcela ao Tesouro Direto, que é um investimento bastante seguro, e outra parcela para Fundos de Investimento, por exemplo.

Mas lembre-se: isso é apenas um exemplo! A divisão deve ser feita de acordo com eu planejamento financeiro pessoal.

Ao diversificar os investimentos, você diminui riscos e tem a possibilidade de alcançar lucros maiores. Portanto, diversifique sua carteira de investimentos e não deixe de acompanhá-la constantemente.

7. Esquecer de acompanhar os investimentos

O investidor deve sempre acompanhar seus investimentos e estar atento aos detalhes da sua carteira de investimentos. Esse ponto é importante, não porque você pode ser passado para trás, mas porque um bom investidor sempre conhece suas finanças.

Tome apenas cuidado para não gastar mais energia do que o necessário nesse acompanhamento. Os investimentos existem para te dar conforto e qualidade de vida e não para te transformar num paranoico obsessivo, ok?

Hoje em dia existem aplicativos para investidores que facilitam todo o processo. Além de simplificar o planejamento e o controle financeiro, é possível realizar investimentos através desses aplicativos. Então, não há desculpas para você deixar de acompanhar regularmente suas aplicações.

Apesar de não ser fácil entrar para o mundo dos investimentos, existem essas ferramentas que ajudam o investidor a ser mais prático. Por isso, se você quer viver de renda do dinheiro, não desanime e não desista cedo demais!

8. Desistir de investir dinheiro

Sabemos que os investimentos não são fáceis e que demandam certo tempo e energia. Por isso, muitos investidores desistem nos primeiros anos. Mas, a dica que vamos lhe dar agora é: não desista!

Continue estudando, pois apenas com persistência é possível alcançar seus objetivos e ter um bom patrimônio para poder parar de trabalhar. O processo de investimento é apenas um meio e, pode apostar, ele justifica o fim. Afinal, nenhum bom lutador alcançou o prêmio sem nenhuma dor.

Agora que você já sabe quais erros não devem ser cometidos ao investir dinheiro, você está quase pronto para ser um investidor de sucesso, só lhe resta saber os primeiros passos. Saiba agora mesmo como começar a investir!

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

 

 

Artigo publicado em 03/02/2017. Atualizado em 29/03/2019.

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Posts relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *