Com certeza, você já ouviu falar em Cloud Computing ou Computação em Nuvem, não é mesmo? Essa designação é utilizada para descrever diferentes elementos que envolvem a entrega de serviços pela internet.

De modo geral, esses serviços estão divididos em três categorias: Infraestrutura como serviço (IaaS), Plataforma como serviço (PaaS) e Software como serviço (SaaS).  E essa tendência é um enorme passo à frente para os proprietários de pequenas empresas, visto que não é necessário comprar e manter seus próprios servidores físicos. Ou seja, a computação em nuvem significa que você pode começar a expandir seus negócios com muito mais rapidez e baixo custo.

Mas, por que você deveria estar interessado em mudar sua empresa para a nuvem? Confira no artigo de hoje 8 motivos para armazenar os dados da sua empresa na nuvem.

Por que você deveria migrar para a nuvem?

Mesmo que você administre uma pequena empresa, à medida que os negócios crescem, mais dados você armazenará. Pense em todos os arquivos atualmente processados, como contas a pagar, relatórios de despesas, contratos e documentos legais. Todos esses papéis precisam ser armazenados e gerenciados em algum seguro.

E, sob o ponto de vista atual, o armazenamento de dados é um componente essencial para um negócio de sucesso. Cada vez mais as empresas estão descobrindo que a análise de dados pode colocar seus negócios a alguns passos à frente da concorrência.

Além disso, é possível se tornar mais eficiente e flexível, reduzindo custos com a Computação em nuvem.

Quer saber por que o armazenamento digital pode ser vantajoso para a sua empresa? Confira abaixo a nossa lista de motivos para você mudar já para a nuvem!

1 – Mais eficiência e agilidade

Sem dúvidas, armazenar informações digitalmente permite rastrear dados com mais facilidade. Com apenas alguns cliques, as informações de que você precisa podem estar ao seu alcance.

É possível, por exemplo, pesquisar registros específicos com ferramentas de pesquisa incorporadas e classificar dados para facilitar a localização, relatórios e auditorias simplificadas.

2 – Mobilidade

Você também pode acessar o armazenamento em nuvem de qualquer lugar em qualquer dispositivo, desde que tenha as senhas corretas. Ou seja, seu negócio está sempre em movimento.

Você executa as suas operações de onde estiver – de qualquer lugar, em qualquer dispositivo a qualquer momento. Com mais flexibilidade, também surgem novas oportunidades.

3 –  Colaboração aprimorada

Como já mencionado, a nuvem é uma plataforma que disponibiliza dados e softwares  on-line a qualquer hora, em qualquer lugar. Logo, a computação em nuvem permite que você e seus funcionários usem o software e os recursos, independentemente de onde estejam.

Além disso, seus funcionários também podem se comunicar melhor uns com os outros. Eles podem, por exemplo, entrar em contato e ser responsivos em tempo real e enviar vários dados instantaneamente.

Essa flexibilidade melhora de forma significativa a produtividade da empresa.  Além disso, você pode acompanhar as alterações, fazer comentários, compartilhar e conversar sobre o que está trabalhando em tempo real.

4 –  Menos ocupação de espaços físicos

Armazenar documentos eletronicamente permite manter registros seguros, ao mesmo tempo em que se ocupa menos espaço de armazenamento físico.

Da mesma forma, você também poderá digitalizar documentos antigos no sistema para liberar espaço e torná-los mais acessíveis.

5 –  Proteção dos dados

O armazenamento eletrônico de dados permite fazer backup e proteger informações importantes automaticamente.

E, embora os arquivos digitais possam ser perdidos ou destruídos, os riscos são muito menores do que nos arquivos em papel.

6 –  Segurança digital

De fato, quando se trata de armazenamento de dados, uma das coisas mais importantes é a segurança, principalmente para as empresas que lidam diretamente com informações de clientes.

No entanto, a grande maioria de empresas sérias de armazenamento de dados oferece a melhor segurança possível e são especializadas em proteger os dados eletrônicos.

7. Infraestrutura flexível e menos dispendiosa

A computação em nuvem se torna uma solução bastante econômica, principalmente se comparada às despesas de manter departamentos Tecnologia da Informação – TI.

Se você obtiver uma nuvem pessoal, somente será necessário pagar pelos serviços solicitados. Além disso, esse tipo de serviço oferece flexibilidade quando se trata de transferir os dados.

8 – Armazenamento ilimitado

A partir do momento que você não tem a limitação dos servidores físicos, também não há um limite na quantidade de dados que pode armazenar. É possível dimensionar e adaptar sua nuvem às suas necessidades de negócios, o que pode ser um grande motivador para a sua empresa crescer.

Vale destacar que nem todas as empresas as empresas precisam dos mesmos serviços. Portanto, é recomendável que, antes de procurar um serviço de nuvem, você analise as necessidades da sua empresa, assim como os recursos, suportes e fatores de segurança dos diferentes provedores de serviços podem oferecer aos seus negócios.

 

*Juridoc é uma plataforma de automação e gerenciamento de contratos e documentos que permite um processo eficiente, com redução de tempo e custos. O software simplifica todo o ciclo de vida do contrato, agiliza o fluxo de trabalho e aprimora a conformidade.

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *