A educação financeira se mostra cada vez mais essencial na vida das pessoas para que elas possam aprender a administrar seus ganhos, ter uma vida financeira estável e garantir um futuro tranquilo. Mas e se você pudesse começar seus estudos de finanças sem pagar nada?

Felizmente, há alguns cursos grátis de finanças que podem servir como uma boa base para o início dos estudos financeiros. O melhor de tudo é que são de qualidade e você pode aprender muito no início a utilizar seu dinheiro, poupá-lo e muito mais.

Ficou interessado? Então confira 9 cursos gratuitos sobre finanças pessoais, investimentos e economia e aprimore já seus conhecimentos financeiros!

1. Finanças pessoais, SENAI

Esse curso gratuito de finanças pessoais do SENAI é na modalidade a distância e tem carga horária de 14 horas. Você pode se inscrever a qualquer momento, sendo concedido o período de 20 dias para completar o curso inteiro. No término, você pode ganhar um certificado.

O curso é curto e de nível básico/iniciante e você aprende a descobrir seu perfil financeiro, entende melhor sobre gerenciamento de dívidas, planejamento e finanças pessoais, sobre a importância da educação financeira, dentre outros. Excelente para quem precisa de algo introdutório.

2. Poupança e investimentos, CVM

A CVM educacional tem um curso gratuito de economia que é curto, sendo uma boa opção para quem precisa de um curso introdutório sobre finanças. Na grade curricular são abordados temas como: organização de contas, planejamento da vida financeira, dívidas e consumo, introduzindo rapidamente sobre o que seria investir.

Dividido em 3 módulos, você pode iniciá-lo e finalizá-lo em pouco tempo.

3. Fundamentos de Finanças, FGV

A Fundação Getulio Vargas oferece cursos livres online sobre diversos temas, inclusive sobre economia e finanças. Esse curso tem carga horária de 5 horas e pode ser realizado tranquilamente em apenas um dia.

Ao final do conteúdo, você precisará responder a 10 questões. Se obter a nota mínima de 7,0, poderá imprimir uma declaração de realização do curso.

4. Como organizar o orçamento familiar, FGV

Outro curso da FGV online e gratuito sobre finanças que pode ser um ótimo início para aprender a organizar as contas domésticas.  Esse curso tem carga horária de 12 horas e os requisitos para ser aprovado são os mesmos: obter nota mínima no questionário final, ou seja, 7,0.

Outros cursos de educação financeira grátis e específicos de investimento oferecidos pela instituição você confere nesse link.

5. Mercado de Ações, B3

Você sabia que a B3 também oferece cursos gratuitos para quem deseja investir? O curso “Mercado de Ações” é um deles. Os cursos da B3 costumam ser bem introdutórios e super curtos. Esse, por exemplo, tem duração de apenas 1 hora.

Com esse curso, você aprende os conceitos do mercado de ações, os fundos que são negociados na B3 e como são feitas essas negociações. Ideal para quem deseja fazer investimentos na Bolsa e quer ter noção de como funciona.

Você pode conferir outros cursos rápidos da B3 clicando neste link.

6. Finanças Pessoais e aposentadoria, Senado Federal

O Senado Federal possui uma plataforma que oferece diversos cursos gratuitos sobre diversas áreas: economia, finanças pessoais, direito e outros. Esse curso pode ser realizado através da plataforma Saberes, que é onde os cursos gratuitos do senado são disponibilizados.

Procure por esse e outros cursos do Senado clicando aqui.

7. Introdução ao Tesouro Direto, Tesouro Direto

O próprio Tesouro direto disponibiliza cursos para quem deseja aprender sobre como investir no Tesouro. Além do curso introdutório, são ofertados o curso intermediário e o curso de tópicos avançados sobre o Tesouro Direto.

Os cursos são desenvolvidos em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf). A desvantagem é que os cursos são disponibilizados em materiais no formato pdf, e não necessariamente em vídeo.

8. Diversos cursos sobre finanças do Learncafe

O Learncafe é uma plataforma que qualquer um consegue disponibilizar cursos sobre assuntos diversos. Na categoria “Investimentos e Finanças”, você consegue visualizar muitos cursos rápidos e gratuitos para aprender a poupar dinheiro e economizar, dentre outros temas.

Esses cursos podem ser bons para introdução, já que são curtos e bastante básicos sobre o assunto. Confira os cursos disponíveis aqui.

9. Gestão Financeira, SEBRAE

O SEBRAE disponibiliza diversos cursos gratuitos a distância sobre assuntos relacionados à sua área, principalmente aqueles que interessam empresários e empreendedores. O curso de Gestão Financeira do SEBRAE, assim como praticamente todos da plataforma, é curto (apenas 3 horas) e aborda temas como: fluxo de caixa, importância da gestão financeira e controle do giro de caixa.

Apesar de focarem prioritariamente em empreendedores e microempresários, os cursos do SEBRAE podem dar ensinamentos úteis para quem deseja aprender a utilizar seu dinheiro de forma acertada.

Se você deseja empreender e ter seu próprio negócio, os cursos da entidade serão muito úteis para você compreender como pode vir a ser um gestor eficiente da sua empresa. Confira outros cursos disponíveis na plataforma que podem ser do seu interesse clicando neste link.

E depois, como continuar o aprendizado?

Fazer esses cursos grátis de finanças que foram citados podem ser ótimos para introdução ao tema. Quem precisa entender aspectos básicos da educação financeira, ter noção de investimentos, aprender a se planejar e claro, poupar seu dinheiro, os cursos citados podem ser excelentes para iniciar o aprendizado.

Contudo, é essencial se atualizar e aprimorar o conhecimento para cuidar melhor das finanças e aprender a investir seu dinheiro corretamente. Por isso, é essencial procurar por conhecimentos mais aprofundados sobre os temas.

Quem deseja investir bem e de forma eficiente precisa procurar cursos mais completos e que ajudem a se aprimorar sobre os investimentos disponíveis, planejamento financeiro e, principalmente, que ajude a adquirir uma visão crítica. Isso é fundamental para ter sucesso na vida financeira.

Se o seu objetivo é:

  • elaborar boas estratégias de investimento para o seu perfil;
  • organizar sua vida financeira;
  • entender a real situação da sua vida financeira atual;
  • definir seus objetivos pessoais;
  • os melhores investimentos para o seu perfil;
  • adquirir visão crítica para usar seu dinheiro com sabedoria…
  • e muito mais;

Você precisa conhecer o curso “O Investimento Perfeito” e dar um passo adiante para fazer seu dinheiro render e trabalhar para você com eficiência! E você, está preparado para iniciar esta jornada?

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *