*Este artigo foi produzido pelo Simplic com exclusividade para o Portal André Bona.

 

Hoje em dia, saber como lidar com seus recursos financeiros é tão importante quanto saber fazer dinheiro. Em muitos casos, até mais.

Mesmo com uma excelente renda, uma pessoa que não entende o que é educação financeira ainda pode ter muito mais facilidade para se endividar e perder dinheiro. Por outro lado, alguém mais preparado pode se manter estável mesmo com um orçamento menor.

Você, provavelmente, já ouviu falar no termo “educação financeira”, mas pode não entender bem o que ele significa ou sua importância na vida moderna. Se for esse o caso, também é provável que você passe regularmente por dificuldades com seu orçamento, sempre sentindo falta de algum dinheiro no começo ou no fim do mês.

Mas não se preocupe. Hoje você entenderá o que esse conceito significa e  por que você precisa entendê-lo para melhorar sua saúde financeira. Acompanhe!

O que é e qual a importância da educação financeira?

De forma bem ampla, a educação financeira é um conjunto de conhecimentos e conceitos que ajudam uma pessoa a entender e melhorar sua relação com o dinheiro. O objetivo é que você, depois de aprender, possa passar cada mês sem dificuldades, avaliando como algumas despesas afetam seu orçamento no longo prazo e o que pode ser feito para minimizar seu impacto negativo.

Um bom exemplo disso é o planejamento do seu orçamento mensal. Após cada pagamento, é importante separar o dinheiro que será reservado às despesas regulares, como água, luz, combustível, gás e aluguel.

Além disso, você também deve acompanhar gastos menores realizados ao longo do tempo, como pequenas compras, entretenimento e afins. Estes valores podem se acumular rapidamente se você não tomar cuidado.

Os benefícios da educação financeira

Entender o que é educação financeira é o primeiro passo para gerir melhor o seu dinheiro. Mas, para esclarecer essa ideia, veja a seguir alguns benefícios de investir na sua educação financeira:

Evitar despesas inesperadas

O que mais atrapalha qualquer planejamento financeiro é quando uma despesa não esperada aparece no fim do mês. Em geral, são juros e compras no cartão de crédito que você não tomou nota ou que se esqueceu de que ainda não foram pagas.

Uma de suas primeiras lições aqui é aprender a evitar esse tipo de surpresa.

Aproveitar melhor seu orçamento

Se você gasta seu dinheiro da forma certa, pode conseguir tirar mais proveito do seu orçamento com o mesmo valor inicial. Isso pode envolver algumas mudanças nas suas escolhas de consumo, mas o resultado será uma melhora nas suas despesas.

Se livrar de dívidas

Ter dívidas abertas é um verdadeiro pesadelo para muitas pessoas. Enquanto elas não forem devidamente quitadas, começam a acumular juros e dificultam boa parte do seu planejamento financeiro.

Aprender a equilibrar as contas e eliminar dívidas sempre será útil na hora de lidar com o dinheiro.

Agora que você entende melhor o que é educação financeira e quais são seus benefícios, é hora de começar a aprender mais sobre o tema. Se quiser continuar acompanhando nossas novidades, assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão!

 

*O Simplic é um correspondente bancário que surgiu em 2014, em busca de oferecer uma opção de crédito pessoal online para aqueles que não possuem acesso através das instituições financeiras tradicionais.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *