2 minutes

Os ETFs – Exchange Traded Funds são fundos de investimentos cada vez mais procurados por investidores de pequeno, médio e grande porte em todo o mundo. Uma opção de investimento bastante interessante, prática e relativamente segura, que merece ser conhecida pelos investidores brasileiros.

O post de hoje inicia uma série de 5 artigos sobre os ETFs disponíveis no mercado nacional, que vão lhe apresentar os principais ETFs brasileiros e ajudar você a entender melhor o que são os ETFs e quais suas vantagens para o investidor. Boa leitura!

O que são os ETFs?

Os ETFs nada mais são que fundos de investimentos que espelham determinados índices, cujo objetivo é obter retornos com base a movimentação destes índices usados como referência.

Na prática, estes fundos representam todas as ações que compõem a carteira de um determinado índice, possibilitando ao investidor ter acesso a uma carteira diversificada sem, necessariamente, precisar investir em todos os papéis que compõem esta carteira, individualmente. Os ETFs possuem cotas que podem ser adquiridas e negociadas na Bolsa de Valores.

Quais as vantagens de um ETF?

As principais vantagens dos ETFs são a facilidade que eles oferecem aos investidores na hora de negociar ações e a oportunidade de diversificação de investimentos sem o envolvimento de grandes riscos – diferente da compra de uma única ação, por exemplo, que diminuiria a diversificação e aumentaria os riscos.

Além disso, o custo inicial do investimento em ETFs é baixo, principalmente se pensarmos que uma única operação – uma compra de cotas, por exemplo – seria semelhante, na prática, à compra de uma cesta de ações. Você pode participar de diferentes empresas e segmentos sem precisar perder tempo com a gestão de cada uma das ações e sem a necessidade de comprar diversos ativos diferentes.

A diversificação e a facilidade que estes fundos oferecem aos investidores, portanto, são vantagens que não devem ser deixadas de lado pelo investidor na hora da escolha dos melhores investimentos para composição de carteira.

ETFs no mercado brasileiro

No Brasil existem diversas opções de ETFs disponíveis para investidores de pequeno, médio e grande porte. Entre os ETFs mais conhecidos dos investidores brasileiros estão o BOVA, o BOVV, o DIVO, SPXI, entre outros. Vamos falar sobre eles nos próximos artigos.

É possível adquirir ou vender ETFs através das corretoras ou por meio de sistema de negociação online – os chamados home brokers. Para quem procura facilidade e diversificação na hora de investir, os fundos de investimento ETFs podem ser excelentes opções!

E você, já investiu em ETFs? Qual sua opinião sobre este tipo de investimento? Compartilhe suas experiências e opiniões com a gente!

Share.

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Portal André Bona - site de educação financeira independente.

Leave A Reply