*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.

 

Cuidar das finanças é uma das tarefas mais importantes para qualquer pessoa ou qualquer negócio. Afinal de contas, fica difícil crescer e manter um bom planejamento financeiro sem a devida organização e controle do que entra e do que sai do caixa todos os meses.

Muitas empresas, no entanto, ainda não têm o hábito de fazer um controle eficiente da contabilidade – o que acaba gerando sérios transtornos no curto, médio e longo prazo. Para facilitar este controle, no entanto, existe atualmente uma série de ferramentas de contabilidade para empresas.

Não importa o tamanho do negócio: qualquer empresário pode ter acesso a softwares específicos que facilitam o controle e a gestão de documentos e da contabilidade da empresa, que trazem maior competitividade às empresas e aumentam a produtividade da equipe. É o caso dos softwares de integração contábil.

Continue a leitura e entenda melhor a importância da integração contábil para qualquer empresa e saiba como se beneficiar desta integração se você já tem ou pretende ter um negócio próprio no futuro.

O que é integração contábil?

A integração contábil está relacionada à integração entre o escritório de contabilidade ou contador e o sistema de gestão do cliente.

É muito comum que aconteçam atrasos ou falhas no envio de documentos fiscais importantes por causa da falta de informação precisa dos clientes. Muitas vezes, eles também estão muito atarefados e acabam se esquecendo de enviar as informações ao contador.

A integração contábil evita esse desgaste, com a comunicação perfeita entre os sistemas. Dessa forma é possível eliminar algumas atividades manuais demoradas como recebimento, conferência e organização de documentos e a digitação de lançamentos, eliminando também o risco de registrar dados incorretamente.

Quais os benefícios da Integração Contábil para as empresas?

São muitos os benefícios da integração contábil para as empresas. Confira alguns deles:

  • Aumento da produtividade: tarefas repetitivas levam muito tempo para serem realizadas e ainda podem gerar erros e retrabalho. Com a integração contábil elas podem ser automatizadas e os colaboradores podem dedicar mais tempo para projetos que sejam mais lucrativos para a empresa.
  • Assertividade na conciliação contábil: o sistema de integração contábil permite exportar as informações registradas no ERP do cliente, o que garante a fidelidade dos dados e a segurança de trabalhar com os dados corretos. Além disso, é possível configurar o sistema para que as informações sejam classificadas corretamente, o que facilita ainda mais o processo.
  • Mais tempo para o contador atuar como consultor de negócios: quando todos os processos estiveram automatizados será possível investir mais tempo para analisar melhor as informações dos clientes e avaliar oportunidades de melhorias na contabilidade empresarial, atuando como um consultor de negócios.

Como escolher o melhor sistema de integração contábil para sua empresa?

É preciso cuidado e atenção na hora de buscar a melhor solução em integração contábil para o seu negócio, para garantir a efetividade do compartilhamento das informações.

  • Verifique a integração com os softwares contábeis: é essencial que a solução de integração contábil tenha capacidade de se comunicar com o sistema contábil do escritório de contabilidade e da empresa. Essa funcionalidade é que garante que os dados fiscais e contábeis extraídos do ERP do cliente sejam efetivamente importados do programa nos formatos adequados. Assim, nada precisará ser digitado novamente.
  • Certifique-se de que a exportação da movimentação financeira seja simples e completa: é muito importante que a solução de integração contábil permita que você importe o plano de contas do seu sistema contábil para dentro do sistema de integração. Assim será mais fácil para o cliente classificar as informações financeiras e realizar a conciliação contábil.
  • Painel de controle simples e visual: outra função que faz toda a diferença é ter um painel de controle que ofereça a visão ampla da carteira de clientes e que permita o acompanhamento das informações de forma simples.

Vale destacar que um bom software de gestão empresarial permite ao usuário manter o controle financeiro do negócio, o controle de estoque, emissão de notas fiscais eletrônicas, controle de caixa e vendas, entre outras ferramentas – auxiliando na manutenção da transparência nas atividades da empresa e no controle das finanças e do negócio como um todo.

Se você deseja o crescimento da sua empresa ou pretende abrir um negócio de sucesso no futuro, vale a pena considerar utilizar a integração contábil e as ferramentas disponíveis nesta área para evitar repetições e retrabalhos – economizando tempo para se dedicar a outras atividades do negócio.

Lembre-se que encontrar as ferramentas adequadas para a gestão do seu negócio garante que sua empresa tenha sempre o melhor da tecnologia e de processos em benefício da produtividade, da competitividade e da lucratividade.

 

 

*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado do Blog e Valor, com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *