As ações da Petrobras (PETR4) caem forte na sessão desta quinta-feira (24) na B3 (antiga BM&FBovespa), empurradas pela greve nacional dos caminhoneiros, que pedem a redução imediata nos preços do óleo diesel. No início da tarde, a queda acumulada dos papéis da estatal no mercado brasileiro era de 13,15%.
Um recuo nos preços das ações da Petrobras já era esperado pelo mercado. Isso porque, no final do pregão de ontem, os papéis da empresa já operavam em baixa de 5,83%, impactados pelo anúncio da estatal em relação à redução de 10% e congelamento dos preços do diesel por 15 dias, a fim de conter a paralisação dos caminhoneiros.
Apesar disso, não era possível prever a repercussão desta decisão no preço dos papéis da estatal na bolsa, que começou o dia de hoje já com perdas acima de 12% no mercado brasileiro.
Congelamento de preços
A decisão de congelar os preços do Diesel e reduzir o valor do combustível por 15 dias foi divulgada no final da tarde da última quarta-feira (23), pelo presidente da Petrobras, Pedro Parente. Em coletiva à imprensa, Parente afirmou que a redução nos valores do diesel resultará em um impacto de R$ 350 milhões na receita da estatal.
Ainda na coletiva, o presidente da estatal admitiu que 50% do valor do Diesel é composto por impostos e que, apesar de não resolver o problema de modo definitivo, o corte temporário de 10% nos preços seria uma “contribuição” da Petrobras para resolver o problema provisoriamente.
“Acho que é importante, em um momento como esse, que as partes tenham boa vontade e reajam com boa vontade a um movimento de boa vontade como esse que a Petrobras fez. Não estou dizendo que é uma solução definitiva. Estamos dando a nossa contribuição”, disse.
Ações da Petrobras em queda no exterior
As ADRs – certificados de ações, emitidos por bancos do Estados Unidos com lastro em títulos de valores mobiliários de empresas estrangeiras – da Petrobras no mercado dos Estados Unidos também acompanham o tombo das ações da estatal no mercado nacional. Na sessão de ontem, as ADRs da companhia caíram quase 4% em Nova York, e continuam derretendo no pregão desta quinta-feira.
Às 13h de Brasília desta quinta-feira, as ADRs da estatal na bolsa de Nova York tombavam 15,20%, enquanto as ações da Petrobras na B3 recuavam forte, para uma perda acima de 13,6%, cotadas a R$ 20,12.
Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!