Ações de 100% e a Regra de Ouro!

Fim de ano…aquelas reuniões em família ou entre amigos e o papo é o mesmo…ou melhor, esse ano até teve muita discussão em torno do Bitcoin, mas a lógica é a mesma: uma regra, uma dica, algo mágico para ganhar dinheiro fácil! O sonho/enganação de alcançar dinheiro de forma rápida e sem muito esforço. Quando descobrem que tu trabalhas com ações todos querem saber o “quanto dá para ganhar mais ou menos” … e você tem duas opções: (i) dizer a verdade e parecer rude (-90% ou mais 500% depende muito); (ii) ou pode tentar explicar sem muito sucesso, porque no fim das contas o amigo bêbado só quer um número pra rir e continuar falando do assunto.

Mas para que não sabe ou não acredita, ou mesmo pra ajudar a responder esse tipo de pergunta chata minha resposta é: ações são uma forma muito poderosa de geração de poupança e previdência! Acredito que TODOS deveriam ao menos tentar porque dá para ganhar dinheiro com isso sim!! (tá eu sei, tem questão de perfil e tal, mas sigo achando que TODOS deveriam ter algo investido em ações).

Estudo recente do Economática mostra que 22 ações de empresas brasileiras – muitas das quais vocês conhecem – tiveram valorização de 100% ou mais! 100%! 100%! Botou 10 mil tirou 20 mil depois de 12 meses! 100 mil virou 200 mil! 1 milhão virou 2 milhões! Etc.

Sim eu sei estou sendo viesado…ok. mas pra dizer que essas ações existem…e mais importante, pra dizer que é possível e que o investimentos em ações pode sim ser MTO RENTÁVEL! O levantamento feito pelo Economática considerou apenas empresas com uma liquidez ( medida pelo volume de negociação média diária) superior a R$ 1 milhão…ou seja…nós simples mortais que ainda estamos atrás do nosso primeiro milhão conseguiríamos comprar e vender nossa posição sem problemas..

Foram consideradas 573 empresas…ou seja 3,84% das empresas da amostra tiveram tamanha performance….sim eu sei…3,84% é bem pouco…mas claro são as ações destaque…aquelas que se diferenciaram…eh tipo diamante raro! A pergunta que todos gestores, analistas e até os traders tentam responder é como achar esses diamantes! Ops…os traders (day traders) não se preocupam ou não tem paciência para isso…buscam os 1% ou 0,5% ao dia … mas enfim.

A pergunta é simples: como achar essas melhores ações? A resposta…bom, a resposta não é muito trivial. […]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas. É o Head da Valor Gestora de Recursos.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *