As ações da Petrobras (PETR4) foram os principais destaques entre ações e carteiras recomendadas para o mês de abril 2019 das instituições consultadas pelo Blog de Valor neste mês. Os papéis da estatal e da varejista apareceram em todas as carteiras das 5 instituições analisadas em abril, assim como ocorreu nos meses de fevereiro e março.

Neste mês, Pão de Açúcar (PCAR4), Suzano Papel e Celulose (SUZB3) e Rumo (RAIL3) também foram destaque: enquanto PCAR4 apareceu em quatro dos cinco portfólios analisados, SUZB3 e RAIL3 estiveram presentes em três das cinco carteiras das instituições consultadas neste mês.

Carteiras Recomendadas

Para o mês de abril, todas as instituições consultadas pelo Blog de Valor apresentaram ao menos duas mudanças em seus portfólios de ações. No mês passado, as carteiras recomendadas consultadas pelo Blog de Valor tiveram rentabilidade mistas: algumas delas encerraram março com rendimento positivo, enquanto outras amargaram resultados negativos com o portfólio.

Confira a seguir as ações e carteiras recomendadas para o mês de abril 2019 de cada uma das corretoras e bancos que fizeram parte do levantamento do Blog de Valor no terceiro mês do ano.

BTG Pactual

O BTG Pactual optou por fazer duas alterações em sua carteira de ações no mês de abril em relação ao portfólio de março. Neste mês, o banco de investimentos integrou ao seu portfólio de ações os papéis da Suzano (SUZB3) e IRB Brasil (IRBR3), excluindo do portfólio Equatorial (EQTL3) e Iguatemi (IGTA3).

Em documento enviado aos clientes do banco neste mês de abril, os analistas Carlos Sequeira, Osni Carfi e Bernardo Teixeira destacaram a alta volatilidade do mercado nas últimas semanas, mas reforçaram a expectativa ascendente para a  bolsa brasileira em caso de aprovação da Reforma da Previdência, mesmo que parcial.

Por enquanto, no entanto, os analistas do banco optaram por manter uma carteira defensiva neste período turbulento e por aumentar sua exposição cambial, por meio das ações da Suzano Papel e Celulose (SUZB3).

Composição da Carteira BTG Pactual:

Empresa Ticker Peso
Cosan CSAN3 10%
Oi OIBR3 5%
Petrobras PETR4 15%
Suzano Papel e Celulose SUZB3 10%
Rumo RAIL3 10%
IRB Brasil IRBR3 10%
Localiza RENT3 10%
Bradesco BBDC4 10%
Lojas Renner LREN3 10%
Ambev ABEV3 10%

Bradesco

A corretora optou por fazer duas modificações em seu portfólio de ações para o mês de abril, retirando Duratex (DTEX3) e Embraer (EMBR3) e incluindo Rumo (RAIL3) e Pão de Açúcar (PCAR4).

A rentabilidade da carteira do Bradesco no mês de março foi negativa em 1,20%.

Composição da Carteira Bradesco:

Empresa Ticker Peso
Cemig CMIG4 10%
Banco do Brasil BBAS3 10%
Pão de Açúcar PCAR4 10%
Rumo RAIL3 10%
Sanepar SAPR11 10%
Lojas Renner LREN3 10%
Petrobras PETR4 10%
Burger King BBKR3 10%
Suzano Papel e Celulose SUZB3 10%
Usiminas USIM5 10%

XP Investimentos

A XP Investimentos optou por realizar apenas duas alterações em sua carteira para o mês de abril, excluindo Itaú Unibanco (ITUB4) e Suzano Papel e Celulose (SUZB3) para incluir Bradesco (BBDC4) e Pão de Açúcar (PCAR4). No mês passado, a rentabilidade da carteira da XP Investimentos foi positiva em 1,74%.

Composição da Carteira XP Investimentos:

Empresa Ticker Peso
Banco do Brasil BBAS3 15%
Vale VALE3 15%
Bradesco BBDC4 10%
B2W BTOW3 5%
Petrobras PETR4 10%
AES Tietê TIET11 10%
Pão de Açúcar PCAR4 10%
Azul AZUL4 5%
Localiza RENT3 10%
JBS JBSS3 10%

Guide

Para o mês de abril, a Carteira Recomendada da Guide trouxe quatro alterações. A corretora retirou as ações da Cemig (CMIG4), Ecorodovias (ECOR3), JBS (JBSS3) e Natura (NATU3) para incluir os papéis da Energisa (ENGI11), Pão de Açúcar (PCAR4), Rumo (RAIL3) e Sabesp (SBSP3) em sua carteira.

No mês de março, a carteira de ações da Guide apresentou desempenho negativo de 0,66%.

Composição da Carteira Guide:

Empresa Ticker Peso
Gerdau GGBR4 10%
IRB Brasil IRBR3 10%
Pão de Açúcar PCAR4 10%
Energisa ENGI11 10%
B3 B3SA3 10%
Petrobras PETR4 10%
Banco do Brasil BBAS3 10%
Cyrela CYRE3 10%
Rumo RAIL3 10%
Sabesp SBSP3 10%

BB Investimentos

O BB Investimentos optou por trazer de volta as ações da CSN (CSNA3) à sua carteira no mês de abril, além dos papéis Raia Drogasil (RADL3), Suzano Papel e Celulose (SUZB3) e Taesa (TAEE11). Deixaram o portfólio da instituição Gerdau (GGBR4), IRB Brasil (IRBR3), MRV (MRVE3) e Via Varejo (VVAR3).

Em março, a carteira do BB Investimentos teve rentabilidade negativa de 0,10%.

Composição da Carteira BB Investimentos:

Empresa Ticker Peso
CSN CSNA3 10%
Alupar ALUP11 10%
Pão de Açúcar PCAR4 10%
Raia Drogasil RADL3 10%
Itaú Unibanco ITUB4 10%
Lojas Renner LREN3 10%
Suzano Papel e Celulose SUZB3 10%
Petrobras PETR4 10%
Klabin CYRE3 10%
Taesa TAEE11 10%

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *