3 minutes

As ações da Petrobras (PETR4) foram, mais uma vez, as ações mais recomendadas pelas corretoras no mês de dezembro – assim como ocorreu nos meses de outubro e novembro, de acordo com o levantamento feito pelo Blog de Valor.

Das 4 corretoras consultadas neste mês, ao menos 3 indicaram os papéis das companhias aos investidores para dezembro.

Ações mais indicadas e desempenho

Das 4 corretoras consultadas, apenas a BTG Pactual não indicou as ações da Petrobras no mês.

No mês passado, todas carteiras das corretoras consultadas tiveram performances negativas. No período, o Ibovespa – principal índice da bolsa brasileira, apresentou recuo de 3,4%.

Carteiras Recomendadas

Confira as carteiras recomendadas e carteiras de dividendos de cada uma das corretoras que fizeram parte do levantamento do Blog de Valor.

Bradesco

A Carteira Recomendada do Bradesco no mês de novembro teve um desempenho de -3,10%, ante uma desvalorização de 3,40% do Ibovespa no período. A alta acumulada da carteira da Bradesco Corretora no ano é de 19,50%.

A Corretora excluiu do seu portfólio, no mês de dezembro, as ações do Iguatemi (IGTA3), e inseriu as ações da BR Malls (BRML3).

Composição da Carteira Bradesco:

Empresa Ticker Peso
B3 BVMF3 10%
Banco do Brasil BBAS3 10%
BRF BRFS3 10%
Fibria FIBR3 10%
BR Malls BRML3 10%
Iochpe-Maxion MYPK3 10%
Itaú Unibanco ITUB4 10%
Ser educacional SEER3 10%
Petrobras PETR4 10%
Usiminas USIM5 10%

XP Investimentos

Na carteira da XP para o mês de dezembro, entraram as ações da Gerdau (GGBR4) e IRB Brasil (IRBR3). Os papéis da B2W (BTOW3) e Braskem (BRKM5) deixaram o portfólio da corretora.

A carteira da XP recuou forte, a -9,30% no mês passado. A performance da carteira da XP no ano é de 5,50%.

Composição da Carteira XP Investimentos:

Empresa Ticker Peso
Banco do Brasil BBAS3 10%
Lojas Americanas LAME4 10%
Usiminas USIM5 6%
IRB Brasil IRBR3 12%
Petrobras PETR4 12%
Fibria FIBR3 10%
Fleury FLRY3 10%
Gerdau GGBR4 8%
B3 BVMF3 12%
Rumo RAIL3 10%

Dividendos

A carteira XP Dividendos teve perdas de 1,4% no mês de novembro. O desempenho da carteira acumulado em 2017 é de 23,60%. A XP não alterou sua carteira de dividendos no mês de dezembro.

Confira a Carteira de Dividendos da XP para dezembro:

Empresa Ticker Peso
IRB Brasil IRBR3 10%
Itaú Unibanco ITUB4 12%
Valid VLID3 8%
Petrobras PETR4 10%
Tupy TUPY3 10%
MRV MRVE3 10%
B3 BVMF3 10%
Smiles SMLE3 12%
Ambev ABEV3 10%
Ecorodovias ECOR3 8%

Guide

A Carteira da Corretora Guide apresentou desempenho de 5,14% no mês de novembro, mas mantém desempenho positivo em 24,26% no acumulado do ano. Em dezembro, a Carteira Recomendada da Guide incluiu as ações da CVC Brasil (CVCB3), Braskem (BRKM5), Equatorial (EQTL3) e Kroton (KROT3).

Entre os papéis excluídos do portfólio da corretora no mês estão os papéis do Banco do Brasil (BBAS3), Suzano (SUZB5), BR Malls (BRML3) e Gol (GOLL4). As duas últimas ações haviam sido incluídas na carteira de novembro.

Composição da Carteira Guide:

Empresa Ticker Peso
CVC Brasil CVCB3 10%
Braskem BRKM5 10%
Equatorial EQTL3 10%
Petrobras PETR4 10%
Rumo RAIL3 10%
Smiles SMLES3 10%
Kroton KROT3 10%
Tenda TEND3 10%
Itaúsa ITSA4 10%
Tim TIMP3 10%

BTG Pactual

O BTG Pactual optou por substituir, no mês de dezembro, das Lojas Americanas (LAME4), São Martinho (SMTO) e Light (LIGT3) pelos papéis da CCR (CCRO3), BB Seguridade (BBSE3) e MRV (MRVE3).

Em relatório, a equipe de análise da corretora informou que o objetivo é formar um portfólio que esteja preparado para recuperação do Ibovespa e protegido de um aumento da volatilidade do mercado, por conta das eleições presidenciais em 2018.

A Carteira do BTG Pactual recuou 4,6% no mês passado, ante uma perda de 3,4% do Ibovespa no período.

Composição da Carteira BTG Pactual:

Empresa Ticker Peso
Bradesco BBDC4 15%
CCR CCRO3 10%
Telefonica Brasil VIVT4 10%
BRF BRFS3 10%
Rumo RAIL3 10%
Iguatemi IGTA3 10%
BB Seguridade BBSE3 10%
MRV MRVE3 5%
Localiza RENT3 10%
IRB IRBR3 10%
Share.

Sócia-fundadora e CEO da ABContent. Cursou Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, tem formação em Marketing e Pós-Graduação em Gestão de Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Foi repórter, colunista e editora em diversos veículos de comunicação nas editorias de Economia, Negócios e Mercado de Capitais.

4 Comentários

    • Bruno,
      Você tem razão. Houve uma alteração das ações SAPR4 por SAPR11 na carteira da Eleven em dezembro, que passou despercebida por aqui. Já corrigi lá no artigo. Obrigada! 🙂

  1. Luana, muito obrigado por nos guiar com estas postagens mensais. Reparei que nem todos os meses vocês trazem a composição da carteira de dividendos da Eleven, por qual motivo? Muito obrigado!

    • Rogério, obrigada pelo seu comentário! Em relação à sua dúvida, costumamos destacar, nos relatórios mensais, as principais novidades em relação às carteiras recomendadas das corretoras e da casa de análises Eleven Financial, mas nem sempre temos acesso a todos estes relatórios. Apesar disso, buscamos sempre oferecer informações que possam ser úteis ao investidor.

      Neste mês, por exemplo, ao invés de trazer informações sobre a carteira de dividendos da Eleven para dezembro, inseri a composição da carteira de renda fixa deles para o mês. Um conteúdo relevante, que não havia aparecido por aqui nas recomendações anteriores.

      A ideia é sempre tentar traçar um panorama mais geral das recomendações das corretoras e da Eleven, deixando quem nos acompanha aqui no Blog de Valor livres para buscar informações adicionais e mais completas a partir do conteúdo que reproduzimos por aqui.
      Espero ter esclarecido sua dúvida! 🙂

Leave A Reply