As ações da Petrobras (PETR4) foram, mais uma vez, as ações mais recomendadas pelas corretoras no mês de dezembro – assim como ocorreu nos meses de outubro e novembro, de acordo com o levantamento feito pelo Blog de Valor.

Das 4 corretoras consultadas neste mês, ao menos 3 indicaram os papéis das companhias aos investidores para dezembro.

Ações mais indicadas e desempenho

Das 4 corretoras consultadas, apenas a BTG Pactual não indicou as ações da Petrobras no mês.

No mês passado, todas carteiras das corretoras consultadas tiveram performances negativas. No período, o Ibovespa – principal índice da bolsa brasileira, apresentou recuo de 3,4%.

Carteiras Recomendadas

Confira as carteiras recomendadas e carteiras de dividendos de cada uma das corretoras que fizeram parte do levantamento do Blog de Valor.

Bradesco

A Carteira Recomendada do Bradesco no mês de novembro teve um desempenho de -3,10%, ante uma desvalorização de 3,40% do Ibovespa no período. A alta acumulada da carteira da Bradesco Corretora no ano é de 19,50%.

A Corretora excluiu do seu portfólio, no mês de dezembro, as ações do Iguatemi (IGTA3), e inseriu as ações da BR Malls (BRML3).

Composição da Carteira Bradesco:

Empresa Ticker Peso
B3 BVMF3 10%
Banco do Brasil BBAS3 10%
BRF BRFS3 10%
Fibria FIBR3 10%
BR Malls BRML3 10%
Iochpe-Maxion MYPK3 10%
Itaú Unibanco ITUB4 10%
Ser educacional SEER3 10%
Petrobras PETR4 10%
Usiminas USIM5 10%

XP Investimentos

Na carteira da XP para o mês de dezembro, entraram as ações da Gerdau (GGBR4) e IRB Brasil (IRBR3). Os papéis da B2W (BTOW3) e Braskem (BRKM5) deixaram o portfólio da corretora.

A carteira da XP recuou forte, a -9,30% no mês passado. A performance da carteira da XP no ano é de 5,50%.

Composição da Carteira XP Investimentos:

Empresa Ticker Peso
Banco do Brasil BBAS3 10%
Lojas Americanas LAME4 10%
Usiminas USIM5 6%
IRB Brasil IRBR3 12%
Petrobras PETR4 12%
Fibria FIBR3 10%
Fleury FLRY3 10%
Gerdau GGBR4 8%
B3 BVMF3 12%
Rumo RAIL3 10%

Dividendos

A carteira XP Dividendos teve perdas de 1,4% no mês de novembro. O desempenho da carteira acumulado em 2017 é de 23,60%. A XP não alterou sua carteira de dividendos no mês de dezembro.

Confira a Carteira de Dividendos da XP para dezembro:

Empresa Ticker Peso
IRB Brasil IRBR3 10%
Itaú Unibanco ITUB4 12%
Valid VLID3 8%
Petrobras PETR4 10%
Tupy TUPY3 10%
MRV MRVE3 10%
B3 BVMF3 10%
Smiles SMLE3 12%
Ambev ABEV3 10%
Ecorodovias ECOR3 8%

Guide

A Carteira da Corretora Guide apresentou desempenho de 5,14% no mês de novembro, mas mantém desempenho positivo em 24,26% no acumulado do ano. Em dezembro, a Carteira Recomendada da Guide incluiu as ações da CVC Brasil (CVCB3), Braskem (BRKM5), Equatorial (EQTL3) e Kroton (KROT3).

Entre os papéis excluídos do portfólio da corretora no mês estão os papéis do Banco do Brasil (BBAS3), Suzano (SUZB5), BR Malls (BRML3) e Gol (GOLL4). As duas últimas ações haviam sido incluídas na carteira de novembro.

Composição da Carteira Guide:

Empresa Ticker Peso
CVC Brasil CVCB3 10%
Braskem BRKM5 10%
Equatorial EQTL3 10%
Petrobras PETR4 10%
Rumo RAIL3 10%
Smiles SMLES3 10%
Kroton KROT3 10%
Tenda TEND3 10%
Itaúsa ITSA4 10%
Tim TIMP3 10%

BTG Pactual

O BTG Pactual optou por substituir, no mês de dezembro, das Lojas Americanas (LAME4), São Martinho (SMTO) e Light (LIGT3) pelos papéis da CCR (CCRO3), BB Seguridade (BBSE3) e MRV (MRVE3).

Em relatório, a equipe de análise da corretora informou que o objetivo é formar um portfólio que esteja preparado para recuperação do Ibovespa e protegido de um aumento da volatilidade do mercado, por conta das eleições presidenciais em 2018.

A Carteira do BTG Pactual recuou 4,6% no mês passado, ante uma perda de 3,4% do Ibovespa no período.

Composição da Carteira BTG Pactual:

Empresa Ticker Peso
Bradesco BBDC4 15%
CCR CCRO3 10%
Telefonica Brasil VIVT4 10%
BRF BRFS3 10%
Rumo RAIL3 10%
Iguatemi IGTA3 10%
BB Seguridade BBSE3 10%
MRV MRVE3 5%
Localiza RENT3 10%
IRB IRBR3 10%

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Comentários

  1. Rogério Gomes    

    Luana, muito obrigado por nos guiar com estas postagens mensais. Reparei que nem todos os meses vocês trazem a composição da carteira de dividendos da Eleven, por qual motivo? Muito obrigado!

    1. Luana Neves    

      Rogério, obrigada pelo seu comentário! Em relação à sua dúvida, costumamos destacar, nos relatórios mensais, as principais novidades em relação às carteiras recomendadas das corretoras e da casa de análises Eleven Financial, mas nem sempre temos acesso a todos estes relatórios. Apesar disso, buscamos sempre oferecer informações que possam ser úteis ao investidor.

      Neste mês, por exemplo, ao invés de trazer informações sobre a carteira de dividendos da Eleven para dezembro, inseri a composição da carteira de renda fixa deles para o mês. Um conteúdo relevante, que não havia aparecido por aqui nas recomendações anteriores.

      A ideia é sempre tentar traçar um panorama mais geral das recomendações das corretoras e da Eleven, deixando quem nos acompanha aqui no Blog de Valor livres para buscar informações adicionais e mais completas a partir do conteúdo que reproduzimos por aqui.
      Espero ter esclarecido sua dúvida! 🙂

  2. Bruno    

    Na carteira da Eleven, não seria SAPR11? Recentemente eles recomendaram a conversão em units.

    1. Luana Neves    

      Bruno,
      Você tem razão. Houve uma alteração das ações SAPR4 por SAPR11 na carteira da Eleven em dezembro, que passou despercebida por aqui. Já corrigi lá no artigo. Obrigada! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *