SET/2017

As ações da Gerdau (GGBR4) e da Petrobras (PETR4) foram as mais recomendadas por corretoras no mês de setembro, de acordo com o levantamento feito pelo Blog de Valor. Das 4 corretoras consultadas, ao menos 3 indicaram os papéis da companhia siderúrgica ou da estatal aos investidores neste mês.

Na consultoria independente Eleven Financial, os destaques no mercado de ações para setembro ficaram por conta do Itaú Unibanco (ITUB4) e da Itausa (ITSA4), que receberam nota 9 de um máximo de 10 no índice utilizado pela casa de análises.

As ações mais indicadas para setembro

Em seu relatório, a XP ressalta o surgimento de sinais de recuperação da atividade econômica – especialmente na cadeia do aço – e as condições externas são favoráveis para o setor siderúrgicos. Segundo a corretora, “as ações da Gerdau estão atrasadas em bolsa em relação a seus pares, sinalizando oportunidade de compra para investidores de longo prazo”.

A escolha das ações da Gerdau para composição de carteira das corretoras analisadas, portanto, mantém-se em linha com as projeções positivas para o setor no médio e longo prazo.

Das 4 corretoras consultadas, apenas a Bradesco não indicou as ações da Gerdau no mês, enquanto as ações da Petrobras não entraram somente na carteira do BTG Pactual – que retirou os papéis de sua carteira no mês de setembro.

Já o Itaú Unibanco (ITUB4) – um dos destaques do Guia de Recomendações da Eleven Financial, também compôs as carteiras da Bradesco Corretora, do BTG Pactual e da Carteira de Dividendos da XP.

Carteiras Recomendadas

Confira as carteiras recomendadas e carteiras de dividendos de cada uma das corretoras que fizeram parte do levantamento do Blog de Valor, além das recomendações da Eleven Financial em renda fixa e renda variável:

Eleven Financial

No guia de Recomendações da Eleven, as ações dos mais diversos setores foram identificadas pela qualidade da companhia e o risco de perda do capital investido.

A soma da qualidade e do risco de cada papel resulta no índice, cuja nota 10 é destinada aos ativos de “maior qualidade com menor risco”, segundo a percepção da Eleven Financial, enquanto a nota 2 é destinada aos ativos de “menor qualidade com maior risco”.

Das mais de 70 ações listadas no Guia de Recomendações da casa de análises, apenas Itaú Unibanco (ITUB4) e Itausa (ITSA4) conquistaram índice nota 9 – o maior da lista.

Conheça a nota de algumas das ações listadas no guia de Recomendações da Eleven Financial:

Empresa Ticker Índice (Eleven)
Itaú Unibanco ITUB4 9
Itausa ITSA4 9
B3 BVMF3 8
Ultrapar UGPA3 8
RaiaDrogasil RADL3 8
Telefonica Vivo VIVT4 8
Movida MOVI3 8
CVC CVCB3 8
Gerdau GGBR4 6
Petrobras PETR4 5

Renda Fixa

A casa de análises Eleven Financial manteve uma carteira recomendada de renda fixa mantida na seguinte proporção: 40% de Tesouro IPCA+2035; 25% Tesouro Prefixado 2023 e 35% em Tesouro Selic, ressaltando o otimismo da consultoria em relação à queda dos juros.

Bradesco

A Carteira Recomendada do Bradesco apresentou desempenho superior ao do Ibovespa, que ganhou 7,46% no mês de agosto. A alta acumulada da carteira da Bradesco Corretora ficou em 13,52%.

A Corretora excluiu, para setembro, as ações da Qualicorp (QUAL3) e da Suzano (SUZB5), e inseriu as ações do Iguatemi (IGTA3) e Klabin (KLBN11).

Composição da Carteira Bradesco:

Empresa Ticker Peso
B3 BVMF3 10%
Banco do Brasil BBAS3 10%
BRF BRFS3 10%
Duratex DTEX3 10%
Iguatemi IGTA3 10%
Iochpe-Maxion MYPK3 10%
Itaú Unibanco ITUB4 10%
Klabin KLBN11 10%
Petrobras PETR4 10%
Usiminas USIM5 10%

Dividendos

De acordo com o relatório da corretora, sua Carteira de Dividendos teve desempenho positivo no período, embora em menor intensidade que o Ibovespa no mês de agosto. A Bradesco Corretora mantém a projeção de retorno médio de 6,3% via dividendos em 2017 para sua carteira.

Em setembro, a corretora retirou as ações da Cielo (CIEL3) da sua Carteira de Dividendos, que foram substituídas por papéis da CCR (CCRO3).

Confira a Carteira de Dividendos da Bradesco Corretora para setembro:

Empresa Ticker Peso
AES Tietê TIET11 20%
Ambev ABEV3 20%
B3 BVMF3 20%
CCR CCRO3 20%
Telefonica Brasil VIVT4 20%

XP Investimentos

Na carteira da XP para Setembro, entraram: Banco do Brasil (BBAS3), Banrisul (BRSR6), Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Carrefour (CRFB3). A Usiminas foi o destaque entre as ações retiradas da carteira.

De acordo com o relatório da XP, a saída das ações da Usiminas deveu-se por uma “realização de lucros”, uma vez que a corretora “capturou mais de 30% dos retornos neste ativo somente no mês de agosto”. A Carteira XP avançou 6% em Agosto.

Composição da Carteira XP:

Empresa Ticker Peso
Banco do Brasil BBAS3 12%
Banrisul BRSR6 8%
Carrefour CRFB3 12%
Cemig CMIG4 8%
Gerdau GGBR4 12%
Klabin KLBN11 8%
Lojas Americanas LAME4 12%
Petrobras PETR4 10%
Rumo RAIL3 10%
Transmissão Paulista TRPL4 8%

Dividendos

A carteira XP Dividendos teve ganhos de 5,1% no mês de agosto, enquanto o Ibovespa subiu 7,5% no período. Entre as ações que deixaram a carteira de dividendos da XP estão as da Telefônica (VIVT4) , AMBEV (ABEV3), BB Seguridade (BBSE3) e da AES (ITUB4). Entraram Carrefour (CRFB3), Gerdau (GOAU4) e TUPY (TUPY3).

Confira a Carteira de Dividendos da XP para setembro:

Empresa Ticker Peso
Carrefour CRFB3 12%
CTEEP Cia de Transm TRPL4 10%
Itau Uniban Pref ITUB4 12%
Gerdau Pref GOAU4 12%
CCR SA CCRO3 12%
Tupy TUPY3 10%
Banrisul Pref B BRSR6 8%
B3 SA BVMF3 12%
Smiles SA SMLES3 12%

Guide

A Carteira da Corretora Guide apresentou desempenho de 8,54% no mês de agosto. Em setembro, a Carteira Recomendada da Guide incluiu as ações da B2W (BTOW3), Cesp (CESP6), Gerdau (GGBR4), Movida (MOVI3), Petrobras (PETR4) e Telefonica (VIVT4).

Entre os papéis excluídos no mês estão os papéis da CVC Brasil (CVCB3) Guararapes (GUAR3), JSL (JSLG3), Kroton (KROT3), Marfrig (MRFG3) e Smiles (SMLE3).

Composição da Carteira Guide:

Empresa Ticker Peso
Petrobras PETR4 10%
Gerdau GGBR4 10%
Telefonica Brasil VIVT4 10%
Movida MOVI3 10%
Klabin KLBN11 10%
Equatorial EQTL3 10%
Cesp CESP6 10%
B3 BVMF3 10%
MRV Engenharia MRVE3 10%
B2W BTOW3 10%

BTG Pactual

O BTG Pactual optou por incluir, em sua Carteira Recomendada para setembro, as ações da Gerdau GGBR4) e da Light (LIGT3). Entre os papéis excluídos da Carteira estão a Equatorial (EQTL3) e a Petrobras (PETR4).

De acordo com o relatório do x, a Carteira do BTG Pactual apresentou valorização de 4,3% no mês passado, ante 7,5% de valorização do Ibovespa no período.

Composição da Carteira BTG Pactual:

Empresa Ticker Peso
Itaú ITUB4 15%
Gerdau GGBR4 15%
Telefonica Brasil VIVT4 10%
BRF BRFS3 10%
Rumo RAIL3 10%
Iguatemi IGTA3 10%
São Martinho SMTO3 10%
Light LIGT3 10%
Fleury FLRY3 5%
Wiz WIZS3 5%

Panorama Macroeconômico

A corretora XP destacou, em seu relatório, o controle da inflação no país, que abre “caminho para uma taxa de juros mais baixa”, e citou ainda a tensão em torno de uma possível guerra entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, que preocupa os investidores.

Já a Bradesco Corretora enfatizou a necessidade de manutenção de uma agenda de reformas estruturais em 2019 para sustentação de um cenário tranqüilo para o país. A corretora mantém a sugestão de diversificação na escolha de ativos e setores.

No primeiro relatório semanal do mês de setembro, a Guide informou que continua “acreditando que o otimismo de curto prazo com o Brasil não deveria ser extrapolado para o médio e longo prazo”, e que mantém uma “visão mais cautelosa, apesar dos bons movimentos observados no mês de agosto”.

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Comentários

  1. James    

    Luana,

    Parabéns pelo trabalho, gostei muito do artigo!
    Gostaria de mais publicações do tipo.

    Abs!

    1. Luana Neves    

      Olá, James! Ficamos contentes em saber que gostou do nosso artigo. Em breve teremos outras publicações semelhantes! Abs.
      Luana Neves

  2. Douglas Carreira    

    André Parabéns pelo trabalho, muito obrigado por nos ajudar!

  3. Juliano Goulart    

    Dividendos da AmBev com yield baixíssimo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *