Clique e solicite a sua assessoria de investimentos »

Tipos de gráficos

No artigo “Investimento em ações: análise fundamentalista ou análise técnica” falamos sobre os princípios da análise técnica.

Falamos que, na análise técnica, o instrumento de análise é o gráfico e que ele é composto do fator tempo no eixo X e do fator preço no eixo Y.

Coloquei no mesmo artigo, um gráfico todo rabiscado para demonstração. Falaremos hoje dos três tipos de gráficos:

Gráfico de linha

O gráfico de linha é o que os investidores iniciantes mais conhecem. Na verdade, grande parte das pessoas iniciantes imagina que só existe o gráfico de linha e que não existem outros tipos de gráficos. Visualmente ele é bem didático.

Mas na medida em que o estudo do investidor se aprofunda, o gráfico de linha é a primeira coisa a ser abandonada, pois ele é quase inútil em termos de informação.

O gráfico de linha apenas marca um ponto em cada preço da ação e os liga através da uma linha.

Gráfico de barras

O gráfico de barras é uma evolução considerável do gráfico de linhas e fornece muito mais informação ao investidor. Ele não apenas liga os preços de fechamento de uma ação, mas informa também como foi o movimento de uma ação num determinado dia ou período de tempo.

Se um gráfico de linha liga os preços de fechamento de uma ação, o gráfico de barras fornece os preços de abertura, fechamento, máxima e mínima de cada dia (período) de pregão. O gráfico de barras ainda é utilizado por analistas gráficos mais experientes, por conta do hábito. Mas ao novo investidor, torna-se de difícil visualização quando se quer ampliar a amostragem.

Entre os 2 tipos de gráficos mencionados até aqui (linhas e barras), sem dúvida o de barras fornece maior riqueza de detalhes.

Gráfico de candlestick

O gráfico de candles fornece as mesmas informações do gráfico de barras, porém com o incremento de uma visualização muito mais fácil e didática.

Registra mínimas, máximas, abertura e fechamento de cada período gráfico e ainda tem um design mais favorável. Normalmente os candles de dias de alta aparecem “vazados”, enquanto os candles de dias de baixa aparecem preenchidos, geralmente em vermelho. Mas isso é configurável pelo próprio investidor conforme sua preferência.

Entre os 3 tipos de gráficos mencionados (linhas, barras e candlestick), é o gráfico mais utilizado por analistas, traders e investidores com alguma experiência em ações.

 

Formação e entendimento do candle

Repare que, dessa forma, cada candle fornece, adicionalmente à informação do preço de fechamento de uma ação num dia, muito mais informações de como se comportou determinado ativo no respectivo período.

Periodicidade gráfica

Um candle corresponde então a que período? A escolha da peridiocidade gráfica é feita por cada investidor quando define a configuração que mais se encaixa ao seu perfil e que quer acompanhar o mercado.

  • Num gráfico DIÁRIO, cada candle representa UM DIA de negociação. Cada candle, no gráfico diário, informará o preço de abertura, de fechamento, a máxima e a mínima daquele dia.
  • Num gráfico SEMANAL, cada candle representa UMA SEMANA de negociação. Cada candle, no gráfico semanal, informará o preço de abertura, de fechamento, a máxima e a mínima daquela semana.

Os gráficos diário e semanal são utilizados para posições mais longas. Os gráficos mais curtos são utilizados por perfis de investidores mais agressivos e especuladores. Normalmente utilizam periodicidade gráfica no intraday:

  • No gráfico de 60 minutos, cada candle representa um intervalo de 60′ de negociação.
  • No gráfico de 30 minutos, cada candle representa um intervalo de 30′ de negociação.
  • No gráfico de 15 minutos, cada candle representa um intervalo de 15′ de negociação.

Exemplos de gráficos de mesmo intervalo de tempo total, mas exibidos em configurações diferentes

Veremos abaixo 3 tipos de gráficos que representam a oscilação do Ibovespa no período de 10/02/2012 a 09/03/2010.

Gráfico diário – cada candle = 1 dia

Gráfico de 60 minutos – cada candle = 60′

Gráfico de 15 minutos – cada candle = 15′

Portanto, quanto mais especulador for o investidor e quanto mais curtas forem suas operações, menor o tempo gráfico que ele tende a utilizar.

Isso ocorre porque para tomar decisões em intervalos menores de tempo, é preciso que a amostragem seja maior. E isso é obtido quebrando o tempo total em intervalos menores, com a intenção de captar oportunidades de curtíssimo prazo.

Os tipos de gráficos, incluindo linhas, barras e candles, associados ao tempo gráfico são configurados de acordo com cada investidor e a forma que, pessoalmente mais lhe agrada e lhe favorece para extrair informações do mercado.

Espero tê-lo ajudado a entender os tipos de gráficos!

Grande abraço!

André Bona

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Posts relacionados

Comentários

  1. Fabio    

    Olá André, suas explicações são muito boas, parabéns!

    Para alguém que pretende acompanhar a carteira quinzenalmente ou até mensalmente, qual seria a melhor configuração dos períodos?

    Obrigado!

    1. André Bona    

      Nao existe “melhor” Fabio. Existem a configuração que seja ajustada ao seu perfil. Em princípio a 40 Aritmética com 9 Exponencial no gráfico diário pode ser observada, assim como as médias 30 com 60, ambas exponenciais.

      Abs,

  2. Rafael    

    Ótimo artigo. Sucinto e esclarecedor. Obrigado!

  3. Wilson    

    Excelente explicação.

    Estou começando os estudos sobre Bolsa de valores e gostei muito das sua explicações.

  4. joao g pacces    

    Andre sabendo-se que no mercado futuro de dolar e indice na peridiciocidade de um minuto sao transacionadas centenas de ofertas, daria para se inserir ordens de compra e venda a partir de figuras de reversao de tendencia que aparecessem nesse periodo tanto para alta como baixa ja que teriamos dois candles em dois minutos seguidos Um abraco e parabens pelas informacoes Joao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *