Administrar e investir o próprio dinheiro pode ser uma tarefa bem difícil. Muitas vezes, a correria do dia a dia nos deixa sem condições para cuidar das nossas próprias finanças – o que, com certeza, não é bom para a saúde do nosso bolso.

Porém, os tempos mudaram, e hoje temos uma poderosa ferramenta a nosso favor: a tecnologia. A desculpa da falta de tempo, que poderia servir há alguns anos, hoje já não funciona mais.

Atualmente, existem diversas opções de aplicativos e ferramentas de celular que facilitam a organização da nossa vida financeira. Eles não só simplificam o planejamento e o controle financeiro, como permitem a realização de investimentos e aplicações de forma prática e acessível.

Pensando nisso, preparamos para você uma lista com as melhores opções de aplicativos para investidores e interessados em finanças pessoais, que vai te ajudar a cuidar melhor do seu dinheiro!

Os melhores aplicativos para investidores

Algum tempo atrás, quem tinha interesse em investir dinheiro – seja ações na bolsa, títulos do governo, entre outros – precisava fazer isso presencialmente, em um banco ou corretora de valores.

Mas com o avanço da tecnologia e o surgimento da internet, o universo financeiro passou a ser mais acessível para todos. Juntamente com a ascensão dos smartphones, tudo ficou mais fácil – hoje em dia, qualquer pessoa pode investir seu dinheiro por meio da tela do celular, além de contar com ferramentas que cuidam de toda a organização financeira pessoal.

Não importa o sistema operacional: existem apps que ajudam a poupar, investir e cuidar do dinheiro, facilitando a vida de onde quer que você esteja! Conheça os principais aplicativos abaixo:

1. Apps das Corretoras (Mobile Brokers)

A grande maioria das corretoras já disponibilizam seus aplicativos para investidores. Através dos mobile brokers, seus clientes podem contar com as mesmas ferramentas disponíveis para o computador. Ou seja, é possível acessar o ambiente de negociação da bolsa de valores por meio do celular e fazer operações com compra e venda de ações.

Eles também permitem a visualização das cotações em tempo real e acesso à carteira de ativos do cliente, além de contarem com suporte para gráficos e diversas outras funcionalidades que variam de acordo com a corretora. Os mobile brokers possuem interface leve, bons recursos de usabilidade e conseguem se adaptar com facilidade às especificações de cada aparelho.

2. HP 12C

Todo investidor que se preze faz contas que vão muito além das calculadoras simples. Ter uma calculadora específica à mão para medir juros, rentabilidades e prazos de retorno de um investimento é essencial.

Dentre todas as opções disponibilizadas no mercado, certamente a mais popular é a clássica HP 12C. O aplicativo da HP12C cumpre exatamente essa função: ele é uma calculadora financeira, com os mesmos recursos da calculadora original – só que na tela do celular.

A vantagem é que, enquanto a calculadora física custa algumas centenas de reais, o app tem um valor muito mais em conta – aproximadamente R$ 25. Com ele, você poderá levar a HP dentro do smartphone e ainda ter mais liberdade de acesso.

3. Renda Fixa

O aplicativo Renda Fixa é uma plataforma de comparação de investimentos. Por meio dele, é possível consultar as alternativas desse tipo de movimentação em diferentes corretoras – bem como as informações de cada aplicação, como taxas, período de vencimento, valores, rendimentos e demais características.

O app ainda disponibiliza um chat para conversar com assessores especializados no assunto, além de um menu com a descrição de todos os tipos de investimentos que a plataforma oferece, uma série de dados econômicos e indicadores do mercado – como IPCA, IGPM, SELIC e taxas de câmbio.

4. Bolsa de Valores App

O Bolsa de Valores App é um aplicativo voltado para investidores e traders que querem acompanhar a movimentação da BMF&FBOVESPA. O aplicativo mostra informações atualizadas sobre o pregão, como notícias, preço das ações, cotações, informações de índices e demais dados do mercado.

Ele também oferece uma barra de busca de ativos, simulador de carteira de ações e uma ferramenta para gráficos. O aplicativo é gratuito – porém, suas informações são atualizadas com um atraso de aproximadamente 15 minutos em relação ao mercado real.

5. Investing

O Investing é aplicativo financeiro que oferece informações de quase todas as bolsas de valores do mundo. O app mostra a cotação da maioria dos ativos negociados – como ações, moedas, títulos, commodities, índices e futuros – em tempo real, além de oferecer uma plataforma de gráficos ao vivo, onde o usuário pode acompanhar a movimentação de preços de qualquer ativo.

Conhecido como um dos aplicativos mais completos do mercado, o Investing também atualiza com base nas últimas notícias do mercado e oferece um calendário econômico completo aos usuários, informando imediatamente sobre os acontecimentos e eventos que movimentam as bolsas. Além disso, ele também fornece recomendações de investimentos e análises, através de relatórios dos principais especialistas do setor financeiro.

6. Money Wise

O Money Wise, um aplicativo de finanças pessoais, permite que você monitore seus gastos de maneira bem simples. O aplicativo funciona como um gerenciador financeiro, ajudando o usuário a criar orçamentos, atingir metas e sair do vermelho. Com ele, você pode cadastrar todas as despesas do cotidiano e transformá-las em gráficos e relatórios organizados, que te dirão como anda sua gestão de gastos e sugerindo o que pode melhorar.

Você pode conferir o saldo por dia, semana, mês ou ano, de acordo com sua preferência. Além disso, é possível decidir quais transações serão incluídas e adicionar tags em categorias de gastos, como “Transporte”, “Restaurante” e outros. Os dados podem ser tanto exportados para outras plataformas quanto importados de outras planilhas.

7. GuiaBolso

O GuiaBolso é um app de finanças pessoais que faz conexão direta com sua conta corrente. Ele funciona de forma integrada com o internet banking de diversas instituições, como Santander, Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e HSBC.

O app reúne funções como exibição de extratos, saldos, fatura de cartões, e ainda unifica automaticamente suas informações financeiras em gráficos de desempenho e tabelas com categorias de despesas, para facilitar a compreensão de como você está gastando o dinheiro. Quando estiver perto de seu limite financeiro, o GuiaBolso ainda lhe envia um alerta.

E então, leitor? Já conhecia os melhores aplicativos para investidores? Qual deles é seu preferido? Deixe um seu comentário!

Grande abraço,

André Bona

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Comentários

  1. Elton Mariano    

    Bona, parabéns pelos videos e dicas que consumo por meio do seu canal. Você tem uma forma muita clara de explicar sobre os investimenos.
    Utilizo o App Renda Fixa há algum tempo e tem me atendido muito bem. Faço simulações com aportes mensais no TD através do App, sendo esta função a que uso com mais frequência.

  2. Deliana Gonzaga    

    Bona, vc é maravilhoso. Sigo vc e leio suas materias e videos sempre que possível. Seu trabalho é maravilhoso.

  3. Marcelo Reis    

    O App Guia Bolso não é perigoso devido a conexão direta com a conta corrente?
    Marcelo Reis…Obrigado

  4. rebeka    

    Como ser um bom investidor e quais passos seguir alem de ler livros e video aulas ?

  5. Odair Lima Figueredo    

    Faltou um aplicativo que deixa todos esses aí no chinelo, chama-se: Guia de Investimentos.
    Além de montar sua carteira de ações e acompanhar rendimentos, serve para tesouro para acompanhar titulos comprados, renda fixas, fundos imobiliários, moedas, etc…
    Tem até a categoria outros se tem outro investimento que quer acompanhar.
    Mostra tudo, compras finalizadas, lucros.
    Não pesa nada, não fica cheio de notícias inúteis, não tem propagandas chatas que ficam aparecendo na tela.

    E aí André Bona, gostaria de te agradecer pelo pouco que sou e consegui por causa de sua ajuda em seus vídeos.
    Não sou nada, nem espectador assiduo do teu canal mas vejo os vídeos uma vez ou outra como assinante do canal, mas o pouco que aprendi contigo me ajudou de tal forma que nem saberia mensurar o quanto.

    Muito obrigado mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *