Sair de férias, aproveitar os dias de folga sozinho ou com a família, conhecer um destino diferente. Este é o desejo da maioria das pessoas, não é mesmo?

Mas, você já pensou como seria bacana conseguir planejar suas próximas férias e viajar com economia? Pode parecer uma tarefa inviável, mas saiba que é totalmente possível fazer uma viagem dos sonhos e ainda economizar de maneira inteligente na hora de organizar suas férias.

A palavra-chave para conseguir viajar nas férias sem prejudicar suas finanças é organização. Existem, no entanto, uma série de passos e hábitos que podem fazer uma grande diferença na hora do planejamento da sua viagem.

Acompanhe o artigo de hoje e conheça o passo a passo e as melhores dicas para planejar suas próximas férias e viajar para os melhores destinos do Brasil e do mundo sem estourar o seu orçamento!

Passo 1: Foco nas finanças

O primeiro passo para aprender a planejar corretamente suas próximas férias e viajar com economia – sozinho ou com a família – é manter o foco nas suas finanças. Afinal, de nada adianta definir o melhor dos destinos e não ter dinheiro para viabilizar sua viagem, não é?

Antes de escolher um destino, planejar roteiros e comprar sua viagem, portanto, é fundamental focar em sua situação financeira e nas opções que cabem no seu bolso. Em geral, existem três realidades financeiras relacionadas à viagem de férias:

  1. Quando já se tem o dinheiro para viajar;
  2. Quando não se tem o dinheiro para viajar, mas se pretende juntar ao longo dos meses;
  3. Quando não se tem o dinheiro e não se tem condições de juntar o montante necessário até a viagem.

Para cada uma destas situações, há uma recomendação diferente. Se você já tem o dinheiro para viajar, parabéns! Você conseguiu cumprir uma importante etapa do planejamento de viagem, que é justamente ter o dinheiro disponível para viabilizar suas férias.

Quando você não possui o valor para viajar, mas está se programando para juntar o valor necessário ao longo dos próximos meses, este é um sinal de que você está se preocupando com suas finanças e pretende manter o hábito de poupar e juntar dinheiro para alcançar seu objetivo final: a viagem de férias.

Porém, se você não tem o dinheiro para viajar e não consegue vislumbrar uma realidade na qual você consegue juntar o dinheiro necessário para sair de férias, é preciso acender o alerta vermelho. Verifique, em primeiro lugar, se você está mantendo bons hábitos financeiros e se está mantendo suas finanças em ordem para viabilizar a conquista dos seus objetivos.

Se, por outro lado, você tem conseguido juntar dinheiro, mas não terá condições de ter a quantia total necessária para sua viagem de férias até a data da viagem, pode fazer sentido buscar alternativas de passeios que se encaixem no seu orçamento de férias. Acredite: atualmente, é sempre possível encontrar opções que caibam no seu bolso!

Passo 2: Programando a viagem de férias

Identificada a situação das suas finanças, é chegado o momento de programar as férias. É importante destacar, em primeiro lugar, a importância em manter uma certa antecedência entre a data da sua viagem e a programação das férias em si.

Isso porque, quanto antes você conseguir programar suas férias, maiores serão as chances de acumular dinheiro suficiente para realizar a viagem da maneira como você imaginou e maiores serão também as oportunidades de encontrar boas ofertas de serviços, passagens aéreas e hospedagens.

É neste segundo passo que, na prática, a viagem começa a sair do papel. É nesta hora em que você define o destino desejado, o período estimado em que sairá de férias, faz uma estimativa inicial de gastos, esboça seu roteiro, pesquisa preços de passagem aérea, hospedagem, seguros, serviços e atrações e mantém um teto para compras e gastos durante o passeio.

Se você tiver flexibilidade para definir uma data de viagem e os dias de embarque, por exemplo, vale a pena seguir as dicas listadas no próximo passo para escolher o melhor dia de embarque – aquele que possui os preços mais baixos – e garantir uma economia no orçamento final.

Nesta etapa do planejamento de viagem também é preciso se atentar à documentação necessária para fazer a viagem e à compra de moeda estrangeira – caso você vá para o exterior.

Faça uma prévia das despesas e liste os custos estimados para a realização desta viagem, além do destino e data estimada para as férias. Com este planejamento inicial, você consegue tirar suas próximas férias do papel e dar início à procura das melhores cotações para viajar com economia – respeitando o seu orçamento.

Passo 3: Economizando com inteligência nas férias

Diferente do que muita gente possa pensar, não é preciso abrir mão do conforto ou de boas experiências de viagem para economizar nas férias. Com uma boa pesquisa, empenho e um planejamento eficiente é possível economizar com inteligência nas suas próximas férias – neste ou no próximo ano.

Confira a seguir algumas dicas que ajudarão você a fazer boas compras neste terceiro passo rumo à sua próxima viagem e baratear suas reservas de férias:

Os melhores meses para viajar

Conseguir alinhar as datas da sua viagem com os melhores meses para viajar é uma das principais dicas para quem deseja aprender a planejar uma viagem de férias e viajar com economia.

De acordo com um estudo realizado pela agência de viagens online Expedia, em parceria com a Airline Reporting Coporation (ARC), o mês de novembro é a época mais barata para viajantes brasileiros realizarem viagens internacionais. Para voos domésticos, o mês de maio é a melhor época para viajar.

Nos meses de julho – para viagens internacionais – e dezembro – para viagens nacionais – foram encontradas as maiores tarifas de passagem aérea para quem deseja viajar a partir de alguma cidade brasileira. Por isso, se você tiver disponibilidade, pode valer a pena tirar férias nos meses em que os preços de passagem aérea sejam mais baratos.

Além disso, o estudo da Expedia em parceria com a ARC alerta para a importância de reservar um voo com mais de 30 dias de antecedência em relação ao embarque. Desta maneira, os viajantes têm uma possibilidade maior de encontrar os melhores valores para passagens aéreas e viajar com economia sem precisar abrir mão de serviços e atrações durante a viagem.

Os melhores dias para comprar passagens aéreas

Ainda de acordo com o levantamento da Expedia e ARC, as tarifas mais baratas de voos domésticos ou internacionais a partir do Brasil em cabine econômica são encontradas aos domingos – com economia média de 15% em relação aos preços originais. Já as passagens mais caras são aquelas adquiridas às sextas-feiras, com preços 15% mais caros na comparação com o dia mais barato.

Já para quem busca por tarifas Premium – como voos em cabines Business ou Primeira Classe – deve se atentar às oportunidades de tarifas oferecidas aos sábados e domingos, que são os melhores dias para reservar passagens aéreas Premium, segundo a Expedia e a ARC.

Os melhores dias para iniciar uma viagem

Talvez você nunca tenha se atentado à possibilidade de haver um melhor dia para começar uma viagem de férias, não é mesmo? Porém, saiba que o dia da semana em que você inicia uma jornada nacional ou internacional pode resultar em gastos adicionais ou em economia para suas férias.

Segundo o levantamento da Expedia e da ARC, o dia mais barato da semana para iniciar uma jornada internacional em cabine econômica a partir do Brasil é quinta-feira. Um voo que decola de uma cidade brasileira às quintas-feiras tende a ser 15% mais barato que a média do dia mais caro. Já o dia mais caro para viajar para o exterior é aos domingos – com uma tarifa 15% mais cara que a média do dia mais barato.

Para viagens domésticas, o dia mais barato para iniciar uma jornada pelo Brasil em cabine econômica é aos sábados – 13% mais barato que a média do dia mais caro, que é aos domingos. Voos aos domingos são 15% mais caros que a média do dia mais barato, segundo a pesquisa da Expedia e ARC.

Os melhores dias para quem viaja em assento Premium para o exterior, por outro lado, são sexta-feira e sábado.

Clique aqui para conhecer o relatório e saber mais sobre os melhores dias para comprar passagens aéreas e para embarcar com destino a cidades do Brasil e do exterior pagando menos.

Os pacotes de viagens

Outra dica preciosa para quem deseja aprender a planejar corretamente as próximas férias e viajar com economia é reservar mais de um produto em um único local – adquirindo um pacote de viagens e garantindo melhores preços, com descontos nos valores de cada serviço adquirido.

Na Expedia.com.br, por exemplo, é possível reservar voos, hospedagem em hotéis, alugar carros e adquirir outros serviços de viagens e obter descontos no valor final da reserva. A busca pelos melhores serviços e preços é feita de maneira rápida e fácil – permitindo que você identifique as melhores ofertas e as oportunidades que atendem às suas necessidades para as férias dos sonhos.

Além disso, o viajante também pode optar por se cadastrar no site da agência de viagens online e receber, por e-mail, alertas de promoções e preços mais baixos para sua viagem de férias.

As compras e a moeda estrangeira

Para evitar sair do orçamento e do seu planejamento de férias, é importante sempre definir um limite para gastos extras e compras. Delimite o quanto será gasto por dia na viagem e o montante destinado às compras e mantenha-se o mais fiel possível ao seu planejamento.

Se a viagem for para o exterior, vale a pena também se atentar às formas de pagamento em outra moeda. Em épocas de flutuação cambial, por exemplo, é importante evitar fazer compras no exterior com o cartão de crédito – por conta do câmbio e da incidência de IOF.

Adquirir dinheiro em espécie ao longo dos meses que antecedem a viagem, por exemplo, pode ser uma maneira excelente de economizar com inteligência e diluir os efeitos da exposição cambial.

Os aplicativos de viagem

Contar com bons aplicativos de viagem também fazem parte de um bom planejamento de férias para quem busca viajar com economia. Isso porque os apps de viagem podem ser ferramentas excelentes não apenas para economizar dinheiro, mas também tempo durante suas férias.

O app da Expedia, por exemplo, envia aos usuários lembretes de check-in/chekout de hotel e permite ao viajante ter acesso rápido e simples às suas informações de reserva de voo e hotel. Além disso, o aplicativo permite aos usuários pagar compras de serviços com cartão de crédito nacional – evitando IOF e permitindo o parcelamento da reserva de hotel.

Os programas de fidelidade

Inscrever-se em programas de fidelidade de aéreas, cartões de crédito e de redes de hotéis antes de viajar pode ser uma excelente maneira de economizar para uma próxima viagem de férias. Ao garantir a inscrição nestes programas, o viajante pode acumular pontos que podem ser trocados por recompensas diversas, que vão desde jantares e experiências até passagens aéreas ou upgrades em hotéis.

Por isso, se você não está inscrito em programas de fidelidade e está planejando suas próximas férias, considere fazer sua inscrição em alguns dos melhores programas disponíveis. No médio e longo prazo você pode acumular muitos pontos e economizar em outras viagens no futuro.

A importância do planejamento financeiro

Para aproveitar as melhores oportunidades de descontos e promoções em passagens aéreas e pacotes de viagens e viabilizar a compra de produtos, moedas e serviços aos poucos antes da viagem de férias, no entanto, é fundamental não se esquecer da importância planejamento financeiro no dia a dia de qualquer pessoa.

Sem um planejamento financeiro eficiente e um controle do dinheiro ao longo dos meses se torna cada vez mais difícil poupar dinheiro para realizar boas viagens de férias e viajar com economia aproveitando os descontos que aparecem periodicamente em passagens aéreas, hotéis e serviços.

Além disso, quem mantém as finanças bem organizadas e devidamente planejadas – de acordo com os seus objetivos pessoais – acaba tendo muito mais condições de pagar a viagem de férias à vista e fugir do parcelamento, evitando dívidas e parcelas antes e após as férias.

Por isso, se o seu objetivo é aprender a planejar suas próximas férias de maneira eficiente e viajar com economia – mantendo o orçamento dentro do planejado, não deixe de organizar suas finanças e fazer um bom planejamento financeiro para cada um dos seus objetivos em relação ao dinheiro.

Aliando bons hábitos financeiros às dicas práticas de planejamento e economia listadas no artigo de hoje você conseguirá organizar suas próximas férias com muito mais tranquilidade e viajar com economia, mantendo o orçamento controlado sem precisar abrir mão das férias dos seus sonhos!

 

*Artigo produzido em parceria com Expedia.

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *