O trabalho do assessor de investimentos consiste, essencialmente, em coletar informações junto ao investidor, registrá-las em um sistema de assessoria, realizar estudos preliminares e fazer as suas considerações pessoais na hora de entregar a sua estratégia para multiplicação de recursos do investidor.

Mas será que, para realmente investir, vale a pena contar com a assessoria de um agente especializado em investimento ou vale a pena gerir por si só o próprio capital investido?

Conheça alguns benefícios de contar com uma assessoria externa para a realização de investimentos rentáveis e também os pontos de atenção que o investidor deve considerar quando recorrer ao auxílio de um assessor de investimentos especializado. Acompanhe:

Atendimento exclusivo ao investidor

Vantagem

O investidor que recorre a algum tipo de assessoria para manejar os seus investimentos recebe atendimento exclusivo e personalizado. Dessa maneira, os seus investimentos são feitos mediante uma estratégia específica, desenhada para atender às suas expectativas e respeitando todos os aspectos do seu perfil investidor.

Tal particularidade no atendimento potencializa as chances de sucesso do contratante da assessoria, sobretudo se o investidor tiver pouca ou nenhuma experiência em gestão de ativos. Nesse sentido, a vivência do assessor de investimentos se torna decisiva na elaboração da estratégia — fator que protege o investidor de cometer tropeços comuns entre os iniciantes.

Ponto de atenção

Cada investidor tem um perfil, e tais características pessoais devem ser consideradas antes que os rumos dos investimentos sejam determinados. Portanto, um bom assessor de investimentos deve levar em consideração os objetivos, as necessidades, as expectativas, as crenças e os temores do investidor antes de apresentar uma estratégia para as aplicações.

Acompanhamento periódico da carteira

Vantagem

Além das etapas citadas acima, que compreendem a análise do perfil do investidor e a proposição dos melhores produtos, as etapas de uma boa assessoria de investimentos compreendem, também, o monitoramento periódico da carteira pelo assessor.

Dessa maneira, é possível avaliar se a estratégia adotada junto ao investidor está fornecendo os resultados esperados. Tão logo é constatada uma oportunidade de melhoria nas aplicações, o assessor comunica o investidor e propõe mudanças pontuais, como a realocação de recursos.

Ponto de atenção

É importante que o investidor conheça com riqueza de detalhes o desempenho da sua carteira. Dessa maneira, é possível entender melhor o comportamento das aplicações no mercado financeiro e até mesmo opinar sobre possíveis sugestões oferecidas pela assessoria, e assim tomar decisões conscientes e com menos riscos.

Amplitude da carteira de produtos financeiros

Vantagem

Se existem médicos para lidar com os problemas de saúde, semelhantemente, para assuntos relativos a investimentos, o assessor financeiro é o profissional mais indicado. E eles são ainda mais recomendados do que os gerentes de banco, que dispõem de uma carteira limitada de produtos financeiros.

O assessor de investimentos, por sua vez, tem liberdade para oferecer investimentos de diversas instituições, assets e distribuidoras, e por isso não fica limitado a apenas uma instituição (caso dos gerentes de banco).

Ponto de atenção

Quando as instituições financeiras ofertam um produto de investimento, elas valorizam, em 1º primeiro lugar, os objetivos da instituição, e depois os do investidor. Logo, os produtos oferecidos pelas instituições não necessariamente serão os melhores produtos para o investidor. Eles podem até ser bons produtos, mas nem sempre os melhores da categoria.

Assertividade na tomada de decisão

Vantagem

A experiência de um assessor de investimento faz a diferença na tomada de decisão sobre as aplicações. A sua visão do mercado, a sua capacidade de prever reações, a sua vivência em momentos de retomada, entre outras competências, são capazes de proteger o capital do investidor e, principalmente, favorecer uma boa rentabilidade.

Investidores iniciantes, por mais dedicados que sejam, geralmente são incapazes de avaliar tudo o que o mercado oferece. Sendo assim, são naturalmente influenciados a realizar aplicações com baixa rentabilidade ou até mesmo escolher produtos com rentabilidade bruta razoável — porém, com custos elevados.

Ponto de atenção

Apesar de o assessor de investimentos ser um excelente influenciador para a escolha dos melhores produtos disponíveis, vale ressaltar que a decisão final é sempre do investidor. Por isso, ele deve ter conhecimento de como os seus recursos são aplicados e ter fácil acesso ao saldo atualizado, à rentabilidade e às demais informações do seu patrimônio investido.

Melhor custo-benefício das operações financeiras

Vantagem

A remuneração do assessor de investimento costuma estar embutida nas comissões pagas pelos emissores. Isso diminui a necessidade do investidor gastar quantias de dinheiro extra na contratação do profissional, permitindo que mais pessoas tenham acesso a um assessor, caso necessite.

Além disso, a assessoria profissional aumenta as chances de assertividade na diversificação da carteira — fator que propicia ao investidor uma melhor relação custo-benefício nas suas operações na medida em que uma diversificação bem elaborada diminui os riscos das aplicações e aumenta a rentabilidade.

Ponto de atenção

Mesmo recorrendo a uma assessoria profissional de investimentos, é necessário que o investidor conheça o perfil dos produtos propostos pelo assessor. Assim, é possível entender melhor os argumentos apresentados pelo profissional, fazer perguntas e ir ganhando experiência prática na gestão do próprio capital aplicado.

Desenvolvimento do perfil do investidor

Naturalmente, todo investidor em fase inicial tende a ser conservador, optando por investimentos em curto prazo e priorizando a manutenção do capital inicial. No entanto, com o tempo, à medida que o investidor ganha vivência, ele tende a tornar os seus investimentos mais agressivos, ou seja, sujeitos a um nível maior de risco.

Tal desenvolvimento de perfil do investidor ocorre em maior segurança quando há, nos bastidores, uma assessoria de investimentos especializada, capaz de orientar corretamente as aplicações, mesmo que elas estejam submetidas a riscos mais ousados, em busca de uma melhor rentabilidade.

Ponto de atenção

Quanto mais complexas forem as decisões financeiras, maior a necessidade da presença de um assessor de investimentos para o investidor inexperiente. A decisão, por exemplo, sobre fundos de renda fixa ou variável, a decisão de “seguir a manada” ou mesmo a escolha da diversificação das aplicações têm maiores chances de serem assertivas quando são assistidas por um profissional de investimentos.

A presença de um assessor de investimentos pode facilitar a vida dos investidores, sobretudo dos iniciantes. No entanto, pessoas dedicadas, que aceitam desafios, que gostam de aprender, podem muito bem gerir pessoalmente as suas próprias aplicações no mercado financeiro.

Basta ser perseverante, empenhado e atento às tendências e estar sempre em busca de novos conhecimentos sobre o universo de investimentos. Você também pode administrar seu dinheiro como um profissional!

Gostou do post de hoje? Então assine nossa newsletter para receber nossos próximos artigos e ficar por dentro do mundo das finanças e investimentos!

 

Autor

Redação Blog de Valor

O Blog de Valor é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Comentários

  1. Gustavo Alves    

    Bona, eu tenho um contrato de trabalho com duração até abril de 2019, ganho R$1700,00 e me esforçando consigo investir até 1000 por mês. Pretendo cursar medicina em uma universidade pública e gostaria de usar esse dinheiro para custear minhas despesas durante o curso. Qual seria o investimento adequado a se fazer até a data do fim do meu contrato?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *