O Banco Central (BC) decretou, na manhã desta sexta-feira (4), a liquidação extrajudicial do Banco Neon S.A, que tem participação no banco digital Neon. De acordo com o BC, a decisão foi tomada após ser constatado um “comprometimento da situação econômico-financeira” do banco, “bem como a existência de graves violações às normas legais e regulamentares que disciplinam a atividade da instituição”.

Em nota, o Banco Central afirmou que as irregularidades encontradas no Banco Neon não estariam relacionadas às aberturas e movimentações de contas digitais ou com a emissão de cartões pré-pagos. Apesar disso, todos os clientes do banco digital Neon terão suas contas bloqueadas até seja realizado um levantamento para identificação de todos os valores que deverão ser restituídos pelo banco. Segundo o BC, apenas os saldos dos cartões pré-pagos poderão ser utilizados pelos clientes.

O processo de liquidação também resultará na retirada da instituição do sistema financeiro nacional e na interrupção de todas as suas atividades. Os bens do banco serão utilizados para o pagamento dos credores, enquanto o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) será responsável por ressarcir os clientes do Banco Neon, respeitando as regras do próprio Fundo.

A liquidação extrajudicial do Banco Neon impactará, ainda, os ex-administradores e os atuais controladores da instituição, que terão seus bens bloqueados durante o processo de liquidação. “O Banco Central está adotando todas as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades, em observância às suas competências legais de supervisão do sistema financeiro. Nos termos da lei, ficam indisponíveis os bens dos controladores e dos ex-administradores da instituição”, disse o BC em nota.

Liquidação inesperada

A intervenção do BC ocorre menos de 24 horas depois de o Banco Neon anunciar uma rodada de investimentos no valor de R$ 72 milhões, que teria como objetivo a implementação de melhorias relacionadas aos serviços oferecidos e aumentar a base de clientes. No mês passado, a fintech havia lançado seu cartão de crédito sem anuidade, visando alcançar um milhão de clientes até o final do ano.

Segundo o Banco Central, outras informações sobre o processo de liquidação da instituição serão disponibilizadas no próprio site do Banco Neon. Na manhã desta sexta-feira (4), no entanto, o site do Banco Neon reproduzia apenas a decisão do Banco Central quanto à liquidação da instituição e informava links direcionados a conteúdos do site do próprio BC.

O Banco Neon também disponibilizou o e-mail oi@banconeon.com.br e o telefone 0800 326 0844 para atendimento aos clientes.

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *