Quando ouvimos sobre o Banco Mundial, geralmente imaginamos um banco que cuida das relações econômicas entre os países. Esta agência, no entanto, tem um papel bastante interessante e, assim como outras organizações criadas pelas Nações Unidas (ONU), foi essencial para ajudar os países a melhorarem suas condições econômicas diversos e outros problemas ao longo das últimas décadas.

A importância dessa organização é tanta que todos deveriam aprender sobre o assunto. Ficou interessado? Então leia o artigo e aprenda mais sobre o Banco Mundial!

O que é o Banco Mundial?

O Banco Mundial é uma agência das Nações Unidas, criada em julho de 1944. Sua finalidade era de ajudar os países que saíram destruídos da Segunda Guerra Mundial a recuperarem-se e reconstruírem-se.

Sua sede fica na cidade de Washington, capital dos Estados Unidos. Hoje em dia, cerca de 150 países são membros e compõem o capital do banco. O principal acionista é os Estados Unidos, fato que lhe dá o direito de voto em todas as pautas, decisões e discussões do banco.

O valor da cota e do direito de voto de cada país são determinados pelo seu nível de participação no mercado mundial. No Brasil, o escritório de representação fica em Brasília.

O que faz o Banco Central?

O Banco é uma agência especializada e independente do sistema da ONU e é a maior fonte mundial para dar assistência no desenvolvimento, chegando a proporcionar cerca de 60 bilhões de dólares anualmente em empréstimos e doações para todos os países membros.

Importante ressaltar aqui que o número de membros varia conforme o ano e os dados. De acordo com o site oficial da ONU em português, são cerca de 187 membros, mas esse número varia conforme a fonte e a data consultada.

Atua como se fosse uma cooperativa de países, que busca disponibilizar seus recursos financeiros.  Conta também com uma equipe bem treinada e uma boa base de conhecimento para incentivar os esforços dos países em desenvolvimento para conseguirem ter um crescimento duradouro, sustentável e igualitário.

Quais são os objetivos do Banco Mundial?

Seu maior objetivo é reduzir a pobreza e a desigualdade entre os países. Ainda, seu trabalho com os países visa:

  • investimento na população, melhorando a qualidade e acesso à saúde e educação;
  • criação de um ambiente sustentável e favorável para o crescimento e competitividade da economia;
  • cuidado do meio ambiente;
  • incentivo ao desenvolvimento da iniciativa privada;
  • capacitação dos governos com objetivo de prestação de serviços de qualidade com eficiência e transparência;
  • criação de um ambiente macroeconômico confiável com investimentos e planejamento de longo prazo;
  • investimento em desenvolvimento social, inclusão, governança e fortalecimento das instituições com objetivo de reduzir a pobreza

De forma geral, o Banco Mundial concede financiamentos para os países com o objetivo de: geração de energia, investimento em transporte, saneamento e melhoramento das questões que envolvem o desenvolvimento social e econômico da sociedade.

Cabe adicionar que não são somente países que podem pedir empréstimos ao Banco. As empresas de grande porte também podem pedir empréstimos, contanto que mostre a viabilidade do projeto que deseja financiamento e que o país de origem tenha condições de pagar os recursos emprestados.

Quais as instituições que compõem o Banco Mundial?

O Banco Mundial ainda apresenta algumas “repartições”. São 5 os órgãos que fazem parte dessa instituição:

  • Associação Internacional de Desenvolvimento;
  • Corporação Financeira Internacional;
  • Agência Multilateral de garantia de Investimentos;
  • Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos;
  • Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

O Banco Mundial e o Brasil

O Brasil se tornou país membro do Banco Mundial em janeiro de 1993. Porém, são parceiros há mais de 60 anos, apoiando o governo brasileiro em mais de 430 financiamentos, doações e outras garantias que somam no total cerca de 50 bilhões de dólares.

O Banco chega a financiar cerca de 3 bilhões de dólares em novos financiamentos anualmente para o Brasil, principalmente nas áreas: infraestrutura, gestão pública, educação, saúde, desenvolvimento urbano e meio ambiente.

Ainda, o banco busca repassar seus conhecimentos e experiência internacional para ajudar os países a lidar com seus problemas nas áreas de maior dificuldade. Assim, ajuda o Brasil e leva o conhecimento brasileiro para outros países com problemas similares.

Foi ainda parceiro em programas importantes, como o Bolsa Família. Outros projetos financiados foram: O DST/AIDS, projetos de desenvolvimento rural (que ajudou cerca de 51% da população rural do Nordeste) e o ARPA (visa proteger a biodiversidade da Amazônia). Alguns desses projetos se tornaram, inclusive, exemplos em outros países.

Banco Mundial e FMI: qual a relação?

É sempre bom relembrar que o FMI e o Banco Mundial são dois institutos diferentes. Enquanto o Banco Mundial se preocupa mais com questões humanitárias e procura financiar projetos que têm como objetivo melhorar a condição de vida da população de um país, o Fundo Monetário Internacional cuida de questões que envolvem a economia mundial.

Assim como o Banco Mundial, o FMI também é uma agência especializada da ONU, criada pela conferência de Bretton Woods no final da Segunda Guerra Mundial. As duas instituições foram criadas no ano de 1944.

O FMI tem como alguns dos seus objetivos promover a cooperação monetária internacional, ajudar os países a se manterem estáveis financeiramente, facilitar o comércio internacional e promover aumento das oportunidades de emprego, dentre outros.

Embora sejam para finalidades diferentes, um país só pode ingressar como membro do Banco Mundial se tiver sua participação no FMI. Trata-se de um requisito obrigatório.

Conclusão

O Banco Mundial é uma importante instituição criada pela ONU para, inicialmente, ajudar os países a se reconstruir depois da Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, como um importante aliado na luta para diminuição da pobreza e a desigualdade social.

Desta forma, o Banco Mundial é um importante protagonista no cenário internacional, colaborando com os países para que melhorem cada vez mais a condição de vida da população de seus países.

Você sabia da importância do Banco Central? Que tal aprender ainda mais enquanto faz suas atividades? Escute o podcast do André Bona na sua plataforma favorita e saiba mais sobre educação financeira, finanças e investimentos!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *