A tão esperada marca dos 100 mil pontos no Índice Ibovespa – alcançada durante o pregão da última segunda-feira (18), foi comemorada por muitos investidores. Mas, de acordo com uma pesquisa da fornecedora de informações Economatica, o mercado não deveria estar tão animado assim com este recorde.

Segundo um levantamento realizado pela Economatica, o até então inédito patamar dos 100 mil pontos na bolsa brasileira não é, na prática, um recorde histórico. Na verdade, de acordo com a Economatica, o índice Ibovespa está mais de 30 mil pontos abaixo do seu recorde real – corrigido pela inflação.

O estudo da empresa mostra que o atual recorde do principal índice do mercado brasileiro é aquele alcançado no dia 20 de maio de 2008, quando a bolsa brasileira alcançou os 73.516 pontos, em valores nominais. Em valores corrigidos, o patamar recorde seria de 134.917 pontos.

Ibovespa em dólar

Considerando a pontuação do Ibovespa em dólar, o principal índice do mercado do Brasil também está longe de alcançar seu pico histórico.

Segundo a Economatica, o recorde em dólares do Ibovespa foi de 44.616 pontos, no dia 19 de maio de 2008. No fechamento do dia 15 de março deste ano, o índice marcava 25.855 pontos, também em dólares.

Mais investidores na bolsa

A importante distância da bolsa brasileira do recorde real do Ibovespa – apesar dos 100 mil pontos, no entanto, não deve ser motivo para desânimo. Isso porque, em meio aos grandes avanços acumulados pelo índice nos últimos tempos, o número de brasileiros interessados a aportar no mercado de ações é cada vez maior.

De acordo com um balanço realizado pela bolsa B3 no início de fevereiro, o número de brasileiros que investem na bolsa no Brasil cresceu 37% entre janeiro de 2018 e janeiro de 2019, alcançando a marca de 858 mil pessoas. O número supera a quantidade de investidores do Tesouro Direto – que era de 750 mil pessoas no início de janeiro.

E você, tem investido na bolsa de valores brasileira? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas experiências!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *