*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o André Bona.

 

Compor um portfólio de investimentos não é fácil. Este processo exige empenho, estudo e planejamento, além do estabelecimento de metas e objetivos pessoais. Muitos investidores, no entanto, gostam de conhecer, todos os anos, algumas das oportunidades de investimento – que podem ou não fazer parte da sua carteira de investimentos ao longo de um determinado período.

Segundo parte dos mais respeitados analistas econômicos brasileiros, que acreditam na possível recuperação econômica do país com o novo governo, alguns investimentos em setores específicos podem se destacar em comparação a outros produtos.

Preparamos uma lista com alguns investimentos nos quais você pode ficar de olho neste ano, analisando mais de perto as vantagens e desvantagens de cada um deles. Confira estes bons investimentos a seguir!

Ações

Acredita-se que as privatizações e reformas propostas pelo novo governo agradam alguns investidores e podem gerar um aquecimento do mercado. As privatizações esperadas podem valorizar empresas estatais.

Apesar de não ter nada confirmado, é possível aproveitar o movimento otimista e ficar de olho em ações de diversas companhias, de segmentos como o setor de energia, bancário, entre outros – que podem estar gerando novos negócios ao longo deste e dos próximos anos.

O setor de infraestrutura também poderá ficar aquecido, já que o governo precisa atrair investimento privado para este setor, por não ter dinheiro público para bancar grandes obras de infraestrutura. Fique de olho em ações de empresas de energia, concessões de transporte, saneamento e comunicações.

Empresas de exploração de imóveis e shopping centers e também outras empresas de consumo e varejo devem se beneficiar com o aquecimento da economia. Se o seu objetivo é investir no longo prazo, não se esqueça de fazer uma boa análise nos fundamentos das companhias antes de fazer suas escolhas.

Fundos de Investimento Imobiliário

Além do investimento em ações, os fundos de investimento imobiliário (FII) são uma forma de investimento mais simples, que não exige um capital inicial alto e que, geralmente, apresenta boa rentabilidade e liquidez.

Em 2019, além do aquecimento econômico, outros fatores podem ajudar criar um ótimo cenário para este tipo de investimento: a Taxa SELIC na baixa, que estimula e facilita a concessão de crédito, favorecendo o desenvolvimento do setor imobiliário e o valor do metro quadrado, que continua atrativo.

Então, vale ficar de olho em alguns FIIs ao longo do ano. Só não se esqueça de verificar seu perfil de investidor e alinhar suas escolhas de investimento aos seus objetivos.

CDB, LCI e títulos privados

Mantendo-se em destaque nos últimos anos entre os investimentos de renda fixa, o CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título que tem sua taxa de rendimento indexado ao CDI. Este título pode ser uma boa opção para quem tem um perfil mais conservador e deseja não se expor a tantos riscos.

Fique de olho nos CDBs oferecidos por bancos menores, pois eles geralmente têm a mesma garantia de segurança – por meio da cobertura do FGC de até R$ 250 mil por instituição e por CPF, em um limite global de R$ 1 milhão, mas com taxas, muitas vezes, melhores.

Outro título que vale a pena sempre considerar é o LCI (Letras de Crédito), que são títulos isentos de Imposto de Renda – o que atrai muitos investidores. Letras de câmbio (LCs, emitidos por financeiras) e Debêntures podem também oferecer taxas interessantes.

Tesouro Direto

Sendo os títulos mais seguros do mercado e com melhores rendimentos na comparação a poupança, por exemplo, os títulos públicos – como o Tesouro Selic e Tesouro IPCA – são boas oportunidades de investimento para quem não tem ainda um grande capital para investir, permitindo investimentos a partir de 30 reais.

Se você está começando a investir agora, os títulos do Tesouro podem ser boas opções de investimento.

Investir pode ser uma ótima maneira de construir seu patrimônio ao longo do tempo, mas você precisa entender os prós e contras de cada opção de investimento para tomar uma decisão mais acertada. Esperamos ter lhe ajudado a entender um pouco sobre algumas destas possibilidades de bons investimentos para este e para os próximos anos!

 

*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *