O banco de investimentos BTG Pactual alertou, nesta quinta-feira (3), para possíveis impactos na Valid e em suas ações (VLID3) em caso de alterações na renovação de CNHs no Brasil – que estão sendo estudadas pelo governo Bolsonaro. De acordo com a instituição, o “tópico-chave” para a Valid pode trazer conseqüências negativas à empresa.

Em relatório enviado a clientes do banco, os analistas Bernardo Teixeira e Carlos Sequeira afirmaram que eventuais mudanças no processo de renovação das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) no país – a fim de simplificar os processos burocráticos – poderiam impactar negativamente a Valid S.A, que detém uma ampla fatia do mercado de emissão de CNHs e carteiras de identidade no mercado brasileiro. Isso porque, de acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e com o presidente Jair Bolsonaro, o objetivo do governo é estender de 5 para 10 anos o prazo para renovação das licenças para dirigir.

Na visão dos analistas do BTG Pactual, esta eventual mudança, se confirmada, seria “claramente negativa para a Valid”, uma vez que cerca de 30% das receitas da empresa vêm das carteiras de motoristas e das carteiras de identidade. Segundo os analistas da instituição, a estimativa é que 60% a 70% deste volume é proveniente justamente das CNHs – o equivalente a 11% da receita total da companhia.

Em termos de EBITDA (lucro antes de juros, impostos, amortizações e depreciação), o BTG Pactual acredita que o impacto “seria ainda maior” para a Valid. “20% do EBITDA da Valid poderia estar em risco de reduzir à metade com a mudança”, disseram os analistas.

Análise dos impactos

Apesar de alertar para eventuais impactos na Valid caso haja mudanças na renovação de CNH, a equipe do banco de investimentos BTG Pactual também ressalta que estes impactos em termos de resultados só seria sentido na Valid a partir de 2024, uma vez que “todas as licenças de motorista emitidas antes de 2019 ainda precisariam ser renovadas em cinco anos”.

O BTG também destaca que a Valid teria, nestes casos, “a chance de ajustar sua estrutura de custos, se necessário, reduzindo o impacto potencial da mudança”. Além disso, de acordo com Teixeira e Sequeira, a população do Brasil está envelhecendo a um ritmo exponencial, “ e as renovações para aqueles com mais de 65 anos, que devem ser feitas em 3 anos, devem aumentar nos próximos anos – tamponando também qualquer impacto potencial” à Valid.

Rating de compra

Independentemente da expectativa por um choque nos números da Valid caso haja alterações na renovação de CNH, o BTG Pactual manteve o rating de compra para as ações da Valid (VLID3). No pregão desta quinta-feira (3), os papéis da companhia eram negociados em queda de 3,24% na bolsa de valores B3, a R$ 17,91.

Sobre o BTG Pactual digital

BTG Pactual digital é a plataforma digital do BTG Pactual – o maior banco de investimentos da América Latina e quinto maior banco brasileiro, com mais de 35 anos de expertise em investimentos e gestão de recursos atuando no Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Argentina, Estados Unidos e Inglaterra.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *