O banco de investimentos BTG Pactual enviou a clientes, nesta quinta-feira (20), um relatório no qual analisa alguns dos principais nomes do setor varejista brasileiro cujas ações são negociadas em bolsa. O tema de destaque no documento foi a atualização e estruturação das companhias quanto às suas respectivas plataformas de serviços financeiros.

Entre os principais destaques do relatório da instituição estão Magazine Luiza (MGLU3), Via Varejo (VVAR11) e B2W (BTOW3). De acordo com o BTG Pactual, grupos varejistas e de consumo que atuam no Brasil estão estruturando suas plataformas de serviços financeiros para consumidores finais e vendedores.

Para os analistas Fabio Monteiro e Luiz Guanais, “isso deve estabelecer uma disputa sem precedentes entre varejistas e bancos tradicionais e digitais” em um futuro breve. “Essa nova área de concorrência no varejo on-line é mais visível com a multiplicação de soluções P2P (peer-to-peer) que permitem pagar contas ou transferir dinheiro pelo celular. Nesse meio tempo, também tem o objetivo de aumentar a rentabilidade do negócio de comércio eletrônico”, disseram.

Confira a seguir a análise de algumas das principais empresas do setor varejista no Brasil e suas ações direcionadas ao segmento de serviços financeiros, de acordo com o BTG Pactual:

Via Varejo

Segundo a instituição, a Via Varejo (VVAR11) anunciou um acordo para comprar até 80% da startup de tecnologia Airfox – incubada no Laboratório de Inovação de Harvard. A tecnologia da startup – que permite a clientes autenticar e digitalizar faturas, além de realizar pagamentos e permitir ao usuário recarregar celular e cartão de transporte por meio de aplicativo móvel – já começou a ser testada nas lojas das Casas Bahia no país.

Magazine Luiza

Já o Magazine Luiza (MGLU3) lançará sua plataforma de pagamentos a vendedores no mês de outubro. A informação foi confirmada pelo diretor financeiro da varejista, Roberto Bellissimo Rodrigues.

A expectativa é que o Magazine Luiza ofereça uma solução de descontos sobre recebíveis para os vendedores da plataforma por meio de uma carteira digital. De acordo com o BTG, o Magazine Luiza pretende alavancar o portfólio de serviços para seus usuários no futuro.

B2W

Ainda dentro do segmento de pagamentos digitais, a B2W (BTOW3) é mais uma empresa do setor varejista brasileiro que está investindo forte em tecnologia. Há 3 meses, sua plataforma de pagamento – Ame Digital, na qual o usuário abre uma conta digital e tem acesso a pagamento de contas, recargas de telefone, entre outros serviços.

A B2W também oferece um desconto na conta digital para compras realizadas na plataforma de ecommerce da B2W – responsável pelas marcas Americanas.com, Submarino.com e Shoptime.

Carrefour

Segundo o BTG Pactual, o Carrefour (CRFB3) também iniciará, ainda em 2018, um projeto piloto de pagamentos por meio do Carrefour Pay – um aplicativo para pagamentos móveis, lançado no mercado europeu no início deste ano.

De acordo com a diretora executiva de clientes, serviços e transformação digital do Carrefour Brasil, Paula Cardoso, os primeiros testes do serviço começarão em algumas lojas do Carrefour Express e em postos de gasolina da rede.

Investimentos em serviços financeiros

Para a equipe do BTG Pactual, os investimentos das empresas do setor varejista eletrônico em plataformas de sérvios financeiros “fazem parte de uma estratégia mais ampla para desenvolver uma proposta de valor comercial total – que também inclui investimentos em atendimento, criando ecossistemas que aumentam a viscosidade de vendedores e usuários”.

Nesta quinta-feira (20), as ações do Carrefour (CRFB3) avançavam 1,77% na B3, enquanto as ações da B2W (BTOW3) subiam 0,07%; os papéis da Via Varejo (VVAR11) acumulavam alta de 0,70%, e as ações do Magazine Luiza (MGLU3) recuavam 0,34% na bolsa brasileira.

Sobre o BTG Pactual digital

BTG Pactual digital é a plataforma digital do BTG Pactual – o maior banco de investimentos da América Latina e quinto maior banco brasileiro, com mais de 35 anos de expertise em investimentos e gestão de recursos atuando no Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Argentina, Estados Unidos e Inglaterra.

Além de disponibilizar diversas opções de investimentos de diversas instituições por meio de uma única conta – assim como fazem as corretoras, a plataforma aberta do BTG Pactual digital também oferece uma assessoria de investimentos gratuita aos pequenos e médios investidores.

Para ter acesso à assessoria e ao know-how da equipe BTG Pactual, basta que o investidor utilize a plataforma do BTG Pactual digital diretamente no seu computador ou smartphone, sem taxas ou tarifas mensais. Para fazer seu cadastro gratuito no BTG Pactual digital, clique aqui!

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *