169
0

Buggpedia: O que é o Dividendo Por Ação?

169
0
2 minutes

DPA – Dividendo Por Ação (DPS)

O que é o DPA? Qual sua importância?

 

O Dividendo Por Ação é basicamente a soma dos dividendos declarados por uma companhia para cada ação que ela tem em circulação. Também pode ser conhecido com o “Dividend Per Share” ou “DPS”.

COMO CALCULAR

O seu cálculo é bastante simples e não exige nenhum esforço matemático. Basta dividir o total de dividendos distribuídos pela companhia em um determinado período pelo número total de ações emitidas por essa mesma companhia. Logo, o cálculo ficará assim:

 

DPA = Dividendos distribuídos no período / Total de Ações Emitidas

 

Outra forma também, seria:

 

DPA = Payout / LPA

 

Sendo assim, o resultado será o dividendo a ser pago para cada ação existente daquela empresa. Além disso, o DPA é um item necessário para calcularmos o Dividend Yield da companhia analisada.

 

ENTENDENDO MELHOR O DPA

O importante de se calcular e ficar de olho no DPA, é que ele é um “driver” muito importante para entender se tal companhia tem uma intenção de distribuir mais ou se ela está diminuindo o seu pagamento por ação.

Notem, empresas como Itaúsa (ITSA4) se consolidaram como excelentes pagadoras de dividendos. Não obstante, seu histórico de DPA é impressionante.

Fonte: Economatica

 É interessante ir acompanhando essa evolução. Além disso, os dividendos pagos por empresa podem ser um dos principais ganhos que um acionista pode vim a ter. Um DPA crescente ao longo do tempo também, pode indicar que a empresa consegue se sustentar sem precisar reinvestir todo ou parte do Lucro em suas operações. Geralmente empresas de seguradores que são fortes geradoras de caixa e não possuem muito CAPEX para reinvestir, tendem a distribuir mais dividendos para os seus acionistas.

Por fim, podemos entender que o DPA é bastante importante para o investidor. Assim como, é um item necessário para o cálculo do Dividend Yield, uma das métricas mais importantes para quem está analisando empresas que pagam proventos. Vale ressaltar, que é o DPA sozinho é apenas um indicador isolado, por isso, sempre use o máximo de ferramentas que estiverem ao seu alcance ao analisar determinada companhia.

Espero ter ajudado!

Breno Bonani

Twitter: @Breno_Bonani  Instagram: @bonani_ 

 

Saiba mais sobre indicadores importantes do mercado no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves. Clique aqui e confira.

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

William Castro Alves
WRITEN BY

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]