DPA – Dividendo Por Ação (DPS)

O que é o DPA? Qual sua importância?

 

O Dividendo Por Ação é basicamente a soma dos dividendos declarados por uma companhia para cada ação que ela tem em circulação. Também pode ser conhecido com o “Dividend Per Share” ou “DPS”.

COMO CALCULAR

O seu cálculo é bastante simples e não exige nenhum esforço matemático. Basta dividir o total de dividendos distribuídos pela companhia em um determinado período pelo número total de ações emitidas por essa mesma companhia. Logo, o cálculo ficará assim:

 

DPA = Dividendos distribuídos no período / Total de Ações Emitidas

 

Outra forma também, seria:

 

DPA = Payout / LPA

 

Sendo assim, o resultado será o dividendo a ser pago para cada ação existente daquela empresa. Além disso, o DPA é um item necessário para calcularmos o Dividend Yield da companhia analisada.

 

ENTENDENDO MELHOR O DPA

O importante de se calcular e ficar de olho no DPA, é que ele é um “driver” muito importante para entender se tal companhia tem uma intenção de distribuir mais ou se ela está diminuindo o seu pagamento por ação.

Notem, empresas como Itaúsa (ITSA4) se consolidaram como excelentes pagadoras de dividendos. Não obstante, seu histórico de DPA é impressionante.

Fonte: Economatica

 É interessante ir acompanhando essa evolução. Além disso, os dividendos pagos por empresa podem ser um dos principais ganhos que um acionista pode vim a ter. Um DPA crescente ao longo do tempo também, pode indicar que a empresa consegue se sustentar sem precisar reinvestir todo ou parte do Lucro em suas operações. Geralmente empresas de seguradores que são fortes geradoras de caixa e não possuem muito CAPEX para reinvestir, tendem a distribuir mais dividendos para os seus acionistas.

Por fim, podemos entender que o DPA é bastante importante para o investidor. Assim como, é um item necessário para o cálculo do Dividend Yield, uma das métricas mais importantes para quem está analisando empresas que pagam proventos. Vale ressaltar, que é o DPA sozinho é apenas um indicador isolado, por isso, sempre use o máximo de ferramentas que estiverem ao seu alcance ao analisar determinada companhia.

Espero ter ajudado!

Breno Bonani

Twitter: @Breno_Bonani  Instagram: @bonani_ 

 

Saiba mais sobre indicadores importantes do mercado no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves. Clique aqui e confira.

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *